WordPress.org ou WordPress.com – quais são as diferenças e qual escolher?

 In Aplicações e Ferramentas, Blogs e Sites, Digital, Empreendedorismo, Marketing e Estratégias, Negócios Online, Trabalhar Remotamente

Hoje, para quem quer criar um blog ou começar um site, opções de plataformas não faltam. Entre várias plataformas gratuitas e outras pagas, a confusão é normal que esteja presente. O WordPress é, no entanto, um dos CMS (Content Management System) mais citadas – e não é por acaso.

O WordPress é o sistema de gestão de conteúdo mais usado da Internet. Aproximadamente 75 milhões de websites são geridos com o WordPress. Não é de surpreender a sua fama!

Um dos aspetos que mais atraí cada vez mais pessoas a usar este sistema é a sua versatilidade. Este sistema pode tanto ser usado por:

  • empresas com sites mais institucionais;
  • por bloggers;
  • por lojas online (em associação com o WooCommerce);
  • por webmasters;
  • por pessoas que procuram ter um portfólio seja ele fotográfico, vídeo ou multimédia,
  • entre muitos outros tipos de utilização!

No entanto, quando se procura por “WordPress” no Google, encontramos dois tipos de resultados e opções: o wordpress.com e o wordpress.org. E é assim que surge uma das maiores perguntas de quem está a dar os primeiros passos no online fazem é: qual é a diferença entre o wordpress.com e o wordpress.org?

Esta é a pergunta que vamos tentar responder neste post.

O que é o wordpress.com?

O wordpress.com é uma plataforma na qual podes criar um site ou blog gratuitamente. Esta plataforma funciona utilizando o sistema de gestão de conteúdo WordPress.

Ao optares por criar o teu blog ou site nesta plataforma, garantes que aproveitas algum do potencial deste CMS sem precisares de te preocupares com instalações, programação, etc. O CMS vem pré-instalado, alguns temas e plugins são colocados à tua disposição de forma gratuita e, se não optares por num plano pago (que te dá direito a um nome de domínio e várias outras funcionalidades), tudo isso pode ser usado de forma grátis.

O que é o wordpress.org?

É neste site que podes descarregar o sistema de gestão WordPress. É neste site também que podes encontrar toda a documentação que precisas para utilizar o sistema, encontrar suporte através de um fórum de utilizadores (podes entrar no fórum do WordPress Portugal clicando aqui), entre várias outras informações.

Descarregares tu mesmo o CMS leva a que sejas tu também responsável por encontrar um alojamento onde possas instalar o sistema. Mas aqui vem a boa notícia: a grande maioria dos alojamentos disponibilizam uma instalação do WordPress de forma absolutamente gratuita.

Ou seja, para usufruires deste sistema na sua versão completa – disponível em .org -, só precisas de encontrar um alojamento que te ofereça a possibilidade de o instalares ou que tenha uma instalação já incluída. O Nomadismo Digital Portugal está alojado no SiteGround, que por apenas $3.95 por mês, inclui a instalação gratuita do WordPress!

Qual devo escolher?

Entre escolher o .com ou a versão completa alojada num servidor teu, a resposta nunca é simples…porque depende! Se procuras ter algo muito básico, sem nome de domínio teu e utilizando temas e plugins básicos, a opção mais barata e mais acessível é a plataforma .com.

No entanto, se procuras ter o teu próprio nome de domínio e não algo que se pareça como oteusite.wordpress.com, a plataforma .com pode torna-se uma opção cara.

Nos diferentes planos do wordpress.com, precisas de pensar no que é que precisas. E a longo prazo, pois ao comprares, tens que comprar o plano anual! Se não te importas de ter um site.wordpress.com e que tem publicidade (com a qual não ganhas nada com isso), podes utilizar o plano gratuito.

Contudo, se pretendes ter mais funcionalidades como domínio personalizado e não ter publicidade, o custo pode ser já de $48 anuais. Atenção que o plano “Pessoal” não te permite monetizar o teu site…para isso, precisas já do plano seguinte, que custa $99 por ano.

Estes preços são bastante elevados quando comparados com o preço de alojamentos nos quais podes ter o teu site, ganhar dinheiro com ele e tê-lo acessível com o nome de domínio que quiseres.

Porque é que devo escolher o wordpress.org?

O download do sistema de gestão WordPress é absolutamente gratuito, mas o alojamento no qual deves alojar o sistema não. O preço de um plano de alojamento web depende das tuas necessidades, dos serviços que precisas, de funcionalidades, de espaço e do tráfego do teu site.

Os planos de alojamento partilhados são excelentes opções para quem quer criar um blog ou site que não precise de recursos potentes. Por exemplo, o SiteGround disponibiliza um plano básico de alojamento (no qual podes instalar o WordPress com apenas um clique), por apenas $3.95 por mês. Este plano é perfeito para blogs e sites com uma média de até 10 mil visitas mensais.

Quanto ao nome de domínio, este também tem um custo. O custo varia consoante o sítio onde o registas e a extensão que pretendes (.pt, .com, .org, etc). Para registos de nomes de domínio .pt (nacionais), aconselhamos o YCorn ou PTWS.

No primeiro, o preço de um .pt custa €10.99 (+IVA) e no segundo €9.90 (+IVA). Para registos de nomes de domínio .com, .net, entre outros, podes utilizar o GoDaddy ou o NameCheap.

Ao comprares o teu plano no SiteGround, também podes registar diretamente o teu nome de domínio. O custo é de $14.95 por ano.

A título comparativo, os custos anuais médios são:

  • .com: plano premium que te permite monetizar o site (com publicidades controladas e criadas pela plataforma) e que tem um nome de domínio próprio: $99 / anuais
  • .org – plano startup com nome de domínio comprado no SiteGround (opção mais cara para o domínio): $62.35 / anuais

Atualizações da Plataforma

Uma das maiores vantagens do wordpress.com é que sempre que houver atualizações, não precisas de tratar de nada. Ao usares o sistema de gestão WordPress no teu servidor, tens que ser tu (ou o teu alojamento, se contratares esse serviço suplementar) a tratar das atualizações.

É essencial que o teu site esteja sempre atualizado para evitar problemas de segurança. Ao usares o WordPress num servidor próprio, as atualizações básicas relativas a temas e plugins são muito fáceis de fazer. A maioria fazem-se apenas com um clique, sendo que és notificado pelo próprio WordPress quando são necessárias!

Acesso aos dados do teu site

Aqui entramos novamente nas desvantagens do wordpress.com. Ao usares esta plataforma para fazer o teu site, não tens total acesso aos teus conteúdos. Estás dependente de uma gestão de terceiros, numa base de dados à qual não tens acesso. É um pouco como as redes sociais: se amanhã o Facebook decidir fechar a tua conta, tu não tens grande forma de recuperar os teus dados.

No wordpress.com, és “dono” dos teus conteúdos. Contrariamente por exemplo ao Wix, podes exportar tudo o que escreveres e fizeres. No entanto, as regras podem mudar a qualquer momento!

Ao usares a plataforma wordpress.com:

  • não tens acesso aos teus dados via FTP;
  • não tens acesso à base de dados do teu site;
  • não podes utilizar um tema personalizado criado por ou para ti;
  • não podes utilizar plugins que não sejam disponibilizados pela própria plataforma.

A única forma de evitares estes dois últimos pontos, é comprando o plano “Negócios”, com um custo de $299 anuais.

Ao usares o WordPress alojado num servidor próprio, tu fazes a gestão dos teus conteúdos. Podes aceder diretamente às bases de dados ou via FTP a tudo o que fazes upload. Podes também usar todo o tipo de temas e plugins que quiseres!

Conclusão

Dependendo do teu objetivo, deves analisar bem qual das opções resolve melhor as tuas necessidades. Ao usares plataformas que fazem a gestão do teu site, o teu site nunca te pertence a 100%. Por mais caro que seja o plano que escolhas, nunca estarás totalmente independente. Basta as regras do jogo mudaram (sobre as quais não tens influência) para que todo o teu site possa sofrer uma mudança.

Subscreve gratuitamente!

Todas as novidades, informações e dicas serão enviadas diretamente para o teu email
Não enviamos SPAM nem cedemos as tuas informações a terceiros Powered by ConvertKit
Outros Posts

Checklist Gratuita para escolheres o teu Local de Cowork

Quero receber esta checklist
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos.

Lista Gratuita das Melhores Ferramentas e Aplicações para Blog

Quero receber esta lista!
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: o Passo a Passo para calculares o teu preço por hora

Quero receber este documento
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: faz o download do Workbook para trabalhares a tua marca

Quero receber este Workbook
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: Mini-Curso por e-mail sobre o Upwork

Quero receber este curso
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: Workbook com Exercícios e Checklist para encontrares a tua área!

Quero receber este Workbook
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: Lista com sites e produtos para seres afiliado!

Quero receber esta Lista!
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: Checklist para começares a tua carreira de freelancer!

Quero receber esta Checklist!
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos
Lista Gratuita

FERRAMENTAS PARA BLOGS E SITES

Mais de 45 ferramentas que testámos e que aconselhamos que uses no teu blog ou site