Recebe todas as atualizações no teu email

Krystel Leal

Krystel Leal

Trabalha por conta própria e remotamente desde 2015. É a fundadora também do Nomadismo Digital Portugal. Curiosa por natureza, passa demasiado tempo a questionar-se sobre o futuro das coisas. Vive hoje na Califórnia, em Silicon Valley, onde vê os seus questionamentos a materializarem-se bem mais rápido do que alguma vez imaginara.

Como ter uma vida social quando se trabalha remotamente

a

Trabalhar remotamente tem muitas vantagens: permite gerir os nossos próprios horários, trabalhar de pijama, trabalhar no exterior, organizar o nosso trabalho para trabalhar nos nossos momentos mais produtivos…mas onde ficam as pessoas no meio disso tudo quando se trabalha remotamente?

Para sermos felizes e completos precisamos de comunicação humana e presencial. Por vezes, adaptar o nosso trabalho remoto e horários flexíveis a pessoas que são dependentes de horários e escritórios, pode não ser fácil.

A importância de socializar

Uma das causas de muitas depressões de quem trabalha remotamente passa pela falta de contacto humano. Arranjar tempo para estar com os amigos e familiares, sair e conhecer pessoas novas e conviver presencialmente sem a pressão do trabalho, é um investimento para a tua produtividade e felicidade quotidiana e profissional.

Quem trabalha remotamente não precisa de o fazer obrigatoriamente em casa. Pode aproveitar essa flexibilidade de horários e de localização para sair. Experimenta trabalhares em cafés ou espaços de coworking. Não tenhas vergonha de falar com pessoas que, tal como tu, trabalham remotamente e querem ter uma vida social!

Se fores nómada digital…

Existem diversos encontros e meetups organizados por nómadas digitais em muitas cidades. Aproveita para participar em eventos nos quais podes aprender com a experiência de outros nómadas, mas onde também podes aproveitar para aumentar o teu networking, partilhando a tua experiência e vida à volta de um copo!

O site meetup.com é a plataforma de referência para organização de meetups. Pesquisa pela cidade onde estás e descobre eventos que te podem interessar.

Outra fonte de informação relativamente a estes eventos são os grupos de Facebook. Em Portugal, o nosso grupo de Facebook (Nomadismo Digital Portugal) ou o grupo Digital Nomads Portugal são grupos onde podes ir partilhando informações com nómadas que vivem no nosso país. Para outros países, podes entrar no grupo do Webworktravel – Digital Nomad Network.

Trabalha fora de casa e aproveita os espaços de coworking

Os espaços de coworking permitem a quem trabalha remotamente estar num espaço com várias pessoas empreendedoras. Nesses espaços podes continuar a trabalhar, mas podes (e deves!) aproveitar para partilhar um café ou um momento de descontração com os teus novos “colegas de escritório”.

Não penses que estes espaços são chatos e parecidos com os escritórios dos quais fugiste! São na maioria das vezes espaços coloridos, animados, com espaços de lazer e algumas das vezes com espaços no exterior.

- Anúncio -

Outros Posts

Subscreve a Newsletter Gratuita

Preenche o formulário para subscreveres a newsletter gratuita do Nomadismo Digital Portugal e recebe conteúdos exclusivos e todas as novidades em primeira mão!