X

Trabalho remoto: como anunciar aos amigos e família?

É difícil vender ideias inovadoras. E mesmo quando o objetivo não é vender ou converter pessoas, é difícil falar de ideias como o trabalhar remotamente. As pessoas olham para ti de forma desconfiada e acham que endoideceste. Que o que estás para ali a falar não é realista e que não sabes do que falas.

Muitos são aqueles que se perguntam como é que podem anunciar à família, amigos e conhecidos que vão passar a trabalhar remotamente, de forma mais flexível e mais feliz. Não há segredos ou dicas preciosas, mas há algumas ideias chave que podes seguir para que as pessoas não olhem para ti como uma pessoa que precisa de ajuda.

Apresenta dados, não sonhos

Se queres anunciar que vais passar a trabalhar remotamente, ou que vais tirar os teus sonhos do papel e tornar-te empreendedor, começa por apresentar dados indicativos de sucesso. Fala de pessoas que se integram no mesmo quadro social e cultural que tu e que conseguiram realizar os objetivos para os quais queres começar a trabalhar.

As pessoas com quem falas ficarão um pouco mais convencidas que a tua ideia pode ser possível de ser realizada, se souberem de casos de sucesso.

Fala das competências nas quais tens trabalhado

Apostar em conhecimentos, cursos online e aumento de competências técnicas e profissionais sobre o trabalho no qual estás preste a mergulhar é essencial. Mostra como é que estás empenhado a trabalhar e a aprender tudo o que precisas de saber para teres sucesso.

As pessoas acusam muitas vezes os trabalhadores remotos de “fingir que trabalham” só porque não saem de casa ou trabalham com horários flexíveis. Mostra às pessoas que passas muito tempo a trabalhar e a desenvolver a tua atividade profissional, mostrando por exemplo o teu CV, o teu site profissional ou alguns dos teus primeiros trabalhos.

Faz um plano financeiro realista

Uma das maiores preocupações das pessoas quando veem alguém a começar a trabalhar remotamente, é a preocupação com o dinheiro. Os rendimentos usufruídos com esta nova atividade serão suficientes para fazer face às despesas mensais?

Esta questão levanta-se porque as pessoas não têm noção do valor do trabalho feito pelos trabalhadores remotos. É muito importante para os freelancers terem um plano financeiro realista. Neste devem indicar claramente quanto vale um determinado trabalho e em quanto avaliam o projeto no qual vão trabalhar.

Esse plano financeiro pode ser uma das ferramentas mais importantes a ser utilizadas para provares que o teu novo trabalho ou atividade são suficientes para fazer face às despesas do quotidiano.

Oferece um serviço a alguém que conheces

Se algum amigo ou familiar estiver realmente cético em relação à tua nova atividade, prova que sabes o que estás a fazer oferecendo-lhe um serviço teu.

Torna a vida de alguém conhecido um pouco melhor ou diferente com um dos teus serviços. Esta pessoa irá confiar mais em ti enquanto profissional. Vai ser certamente um “embaixador” do teu trabalho entre o seu círculo de conhecidos!

Partilha o teu sucesso

Sempre que fechares um novo cliente ou projeto, não hesites em partilhar com os teus amigos e família. Partilha cada momento de sucesso que tenhas no teu trabalho. Vais ver que as dúvidas e inquietações do início irão diminuir gradualmente.

Diz que és feliz a trabalhar remotamente

Os teus amigos e família querem ver-te feliz. Trabalhar remotamente faz-te feliz? Mostra isso mesmo e partilha o teu novo estado de espírito com eles. Se estiveres feliz, eles também vão estar.

Este post foi modificado a 06/07/2019 23:50

Disqus Comments Loading...