Estás a pensar começar a trabalhar por conta própria mas não sabes se tens o que é preciso? Este artigo vai ajudar-te a perceber o que é preciso para começares a trabalhar em algo teu e no qual vais conseguir dar tudo de ti.

Seja como freelancer ou como empreendedor, o trabalho por conta própria não é um mar de rosas. Vais ter que enfrentar vários obstáculos e lidar com diferentes problemas. Trabalhar por conta própria não é para toda a gente e muitos são aqueles que acabam por desistir ou falhar passado alguns meses…e isso não vai ser o teu caso!

Se sentes que queres mesmo trabalhar no teu próprio negócio em projeto, continua a ler para te poderes preparar para o início desta nova etapa da tua vida. Esta poderá tornar-se a melhor decisão da tua vida!

Ter certezas

A decisão de trabalhar por conta própria tem que ser feita com certezas. Estuda o mercado de trabalho no qual te queres posicionar, estuda as competências que precisas para teres sucesso e percebe se as competências que te faltam as podes aprender à distância através de cursos online.

Com todas esses dados e análises, poderás ter a visão completa do teu projeto e decidir se é mesmo isso que queres. Começar a empreender tem que ser envolto em motivação, paixão e força de vontade.

Algumas poupanças

Existem vários pontos de vista sobre o facto de ser preciso ou não poupanças, ou sobre o momento ideal para começar a trabalhar conta própria. Há quem diga que o ideal é continuar com o nosso trabalho dito “tradicional” enquanto damos os primeiros passos no nosso projeto pessoal. Outras pessoas dizem que quando se tem certezas, o melhor é dedicar todo o tempo que temos ao nosso novo objetivo.

Tudo depende de cada um e não vamos tomar nenhum partido sobre aquele que deve ser o teu momento certo para dar o passo.

No entanto, é importante que, seja qual for a tua decisão, tenhas algumas poupanças de lado. Nem que seja o suficiente para um mês! Começar a trabalhar por conta própria pode não ter os resultados que esperas de forma imediata. Ter uma segurança suplementar nunca fez mal a ninguém!

Novo planeamento financeiro

Para iniciar uma carreira por conta própria, é preciso reestruturar o planeamento financeiro. As despesas serão diferentes daquelas que tinhas antes. Vais ter que fazer alguns investimentos; as refeições e o tempo que vais passar em casa vão ser diferentes; as despesas ligadas à internet ou rede móvel poderão ser alteradas. Um bom planeamento financeiro poderá evitar algumas surpresas menos boas ao longo do tempo.

Para fazeres este exercício de gestão financeira, podes utilizar a aplicação portuguesa Boonzi. Esta aplicação permite-te importar o teu extrato bancário e adicionar todas as despesas e os rendimentos que tens. Com relatórios intuitivos, coloridos e bem detalhados, consegues assim ter uma visão global do teu orçamento.

Estuda o mercado

Estudar o mercado no qual te queres posicionar é essencial. Podes fazê-lo com pesquisas no Google ou em redes sociais profissionais como o LinkedIn. Ver ofertas de trabalho em sites de trabalho remoto também ajuda a perceber as necessidades do mercado.

Percebe que tipos de serviços podes fazer ainda antes de estares a trabalhar por conta própria. Isso faz com que possas começar com certezas e uma visão bem mais realista das necessidades dos teus futuros e potenciais clientes.

Equipamentos

Já sabes em que mercado te vais posicionar e que serviços podes vir a oferecer. Agora, é o momento de pensar nos materiais e equipamentos que podes vir a precisar.

Um bom computador, uma impressora, um scanner ou uma boa máquina fotográfica são alguns exemplos de equipamentos necessários a algumas atividades.

Burocracia de trabalhar por conta própria

Trabalhar por conta própria implica que sejas tu a tratar de toda a tua burocracia. É certo que podes contratar um contabilista que te trate dos assuntos burocráticos. Mas no início, o teu rendimento ainda não vai ser muito. Para poupar dinheiro, normalmente somos nós próprios a tratar de tudo! Contratos, abertura de atividade nas finanças ou o pagamento dos impostos, são alguns exemplos de tarefas que vais ter que enfrentar.

Começa por te informares, ainda antes de iniciares a tua atividade, qual é o procedimento que deves seguir. Trabalha dentro da lei e respeitando todas as tuas obrigações fiscais para evitares problemas graves!

Subscreve gratuitamente!

Todas as novidades, informações e dicas serão enviadas diretamente para o teu email
Não enviamos SPAM nem cedemos as tuas informações a terceiros Powered by ConvertKit