A viagem é uma das caraterística principais do nomadismo digital! Um nómada digital é alguém que pode estar onde quiser e onde quiser, pois o trabalho é feito de forma 100% remota. Trabalhar durante a viagem torna-se assim uma prática comum para nos nómadas digitais.

Mas nem sempre é fácil conseguir organizar as tarefas e trabalhar durante a viagem. Neste artigo, damos algumas dicas para facilitar essa tarefa e produtividade.

Dicas para conseguir trabalhar durante a viagem

Programa mensagens de ausência

Se estiveres algum tempo incontactável (nem que seja só durante o tempo do teu voo) ou se quiseres tirar alguns dias de férias, é importante que avises os teus clientes ou parceiros. Avisa com antecedência que durante um determinado período não vais estar tão disponível e cria mensagens de ausência.

Por exemplo, sempre que alguém te enviar um email, irá receber uma mensagem automática. Coloca, se quiseres, o teu número de telefone para emergências. Este aviso prévio fará com que possas não só trabalhar durante a viagem em coisas realmente prioritárias mas também que consigas descontrair durante a tua viagem.

O planeamento é essencial

Definir quais são as tuas prioridades permite-te saber precisamente quais são as tarefas que tens MESMO que fazer quando estiveres a viajar. Aposta em ferramentas e aplicações que te permitam organizar de forma clara quais são as tarefas prioritárias.

Pensa também no tempo necessário que precisas para realizar cada uma dessas tarefas. Assim vais conseguir organizar melhor o teu tempo e aproveitar mais do teu destino! Instala também essas aplicações no teu smartphone. Às vezes nem sempre é possível estar com o computador aberto e nos dias que correm um smartphone pode substituir um computador de trabalho em várias situações.

Trabalhar mesmo quando não tens internet

Quando não tens internet, podes sempre adiantar trabalho. Organiza o teu trabalho para que possas aproveitar cada momento livre para trabalhar. Por exemplo, se és criador de conteúdo precisas certamente de internet para publicar um post, mas não precisas de internet para escrever. Momentos como viagens de avião são um excelente momento para escreveres posts: assim estarão prontos quando aterrares e só terás que os publicar!

Não te esqueças de adaptadores, carregadores e baterias

Muitas pessoas só se lembram deste aspeto quando, já sem bateria, reparam que as tomadas elétricas do país de destino são diferentes das do país de origem. Evita essa sensação de pânico de estar sem material de trabalho por falta de bateria!

Compra ainda antes de viajares um adaptador universal e uma bateria externa. Comprar antes de viajar faz com que poupes dinheiro e que viajes bem mais tranquilo!

Deixa separadores abertos em modo offline

Se tens conteúdo e trabalho que podes fazer sem internet mas que necessita que tenhas um site, artigo ou plataforma aberta, deixa tudo aberto no teu computador em modo offline, para que consigas consultar esse conteúdo quando não consegues ter acesso à internet.

 

Autor

Freelancer em Marketing Digital, apaixonada por movimento e viagens, lançou em 2016 o primeiro site português dedicado ao Nomadismo Digital.