Trabalhar como freelancer é não só um desafio coletivo, como também um desafio interpessoal. Coletivo, porque obriga a abdicar de alguns encontros sociais e familiares para trabalhar. Interpessoal porque está alicerçado no sentido de responsabilidade e busca contínua pela produtividade de cada um.

Estes são alguns dos dados adquiridos por qualquer pessoa que queira começar a trabalhar como freelancer. Experiência recompensadora, apresenta no entanto uma dificuldade pouco abordada. Como é que um freelancer faz a escolha do momento certo para trabalhar e do momento certo para fazer uma pausa?

Para trabalhar como freelancer, precisas de fazer pausas

As pausas e tempos livres são essenciais no dia-a-dia de um freelancer, pois só assim é que este se torna realmente produtivo. Os tempos livres devem ser usados de uma forma sábia e sempre com a produtividade em mente.

O que fazer nessas tão merecidas pausas de trabalho? Seguem algumas opções que ajudam não só a relaxar, mas também a criar instrumentos pessoais para aumentar a produtividade no momento de regressar ao trabalho.

Ler um livro

Ler é uma experiência relaxante e que ajuda a afastar a mente do stress do trabalho. Sem ser preciso sair de casa para fazeres esta pausa, a leitura é uma opção ideal para é freelancer. Um livro estimula a imaginação e a criatividade, sendo que ajuda em muito a produtividade para trabalhar como freelancer!

Ouvir música

A música, seja ela clássica ou contemporânea, é um prazer experienciado de forma diferente por cada pessoa. E é nessa diferenciação que reside a importância deste método para o aumento da produtividade. Ouvir música é sinónimo de abrir a mente para novas realidades e interesses. Essa disponibilidade e abertura a novos conceitos e ideias é algo que poderá ser útil no trabalho e em cada novo projeto em calha.

Jogar um jogo

Trabalhar como freelancer é muitas vezes sinónimo de trabalhar sozinho, mas isso não deve ser impedimento para que divirtas com um jogo, principalmente aqueles que requerem alguma ginástica mental.

Existem vários jogos que ajudam a estimular a produtividade como o famoso Sudoku, o quebra-cabeças numérico que conquistou o mundo, ou mesmo o secular Blackjack, que lidera indiscutivelmente as preferências entre analistas e matemáticos.

Com o livro de regras ao acesso de qualquer um, este é sem dúvida uma excelente forma de fazeres uma pausa e desenvolveres a tua capacidade de raciocínio e análise.

Passear ao ar livre

Sair da zona de trabalho é tão ou mais importante que a capacidade de foco no trabalho. Passear, seja em ambiente campestre ou urbano, é uma experiência que ajuda a manter a destreza física e, por associação, a saúde mental. Este conjunto de benefícios básicos potenciam a produtividade desejada em qualquer projeto de trabalho.

Dormir uma sesta

Dormir não tem de ser significado de ócio. Independentemente da dimensão do projeto ou da urgência do mesmo, é dever do freelancer não comprometer os resultados finais com cansaço acumulado. Recarregar baterias através de uma sesta ajuda não só para aumentar os níveis de produtividade, mas também beneficia a saúde do freelancer.

Gostaste? Dá o teu like neste post! ❤️
Site português sobre nomadismo digital, trabalho remoto, viagens e empreendedorismo digital.