Alojamentos turísticos: como escolher entre tantas opções?

Pensar no alojamento quando se vai de férias ou numa viagem, pode ser complicado! Não é fácil escolher entre os diferentes tipos de alojamentos turísticos disponíveis, sobretudo quando não se sabe muito bem as caraterísticas e diferenças entre eles.

Se até há uns anos o pensamento imediato nesta etapa era hotel, hoje em dia os tipos de alojamento turístico que temos à nossa disposição são bem mais variados.

São vários os tipos de alojamento turístico e não faltam escolhas para todos os gostos! Do mais chique ao mais simples, do mais barato ao mais caro passando, até, pelo grátis!

[toc]

Tipos de alojamentos turísticos

O clássico Hotel

Os hotéis são um dos tipos de alojamento turístico mais populares. São vários os grupos conhecidos por terem hotéis bem localizados e com todas as facilidades básicas de conforto.

Ibis, Best Western, Accor ou outros mais caros, como os hotéis Hilton ou Marriott, são alguns exemplos de grupos de hotéis presentes em quase todas as grandes cidades.

A localização e os serviços incluídos e prestados, como o pequeno almoço, a troca de roupa de quarto todos os dias ou a oferta de mapas da cidade, fazem com que seja sempre interessante ver os preços dos hotéis.

Para reservares uma estadia num hotel, o site que deves usar é o Booking. O Booking é o maior site agregador de hotéis, onde também podes encontrar outros tipos de alojamento turístico.

É perfeito para encontrares o alojamento ideal, permitindo-te filtrar os resultados consoante o teu orçamento, gostos e exigências pessoais.

Para poupares ainda mais dinheiro, podes recuperar cashback da tua compra no Booking através do Beruby.

- Anúncio -

Lê também:

Turismo Rural

Sente-te em casa, estando de férias! Os alojamentos de turismo rural são locais únicos e intimistas. Neles encontras um serviço personalizado e completo.

O turismo rural é cada vez mais popular, porque com eles podes ter uma experiência de alojamento exclusiva e com uma maior proximidade com a natureza.

Normalmente presente em casas familiares ou em locais de hospedagem tradicionais, é impossível ficar indiferente à beleza destes tipos de alojamento turístico.

Para procurares um alojamento de turismo rural, podes utilizar o Booking ou o Top Rural.

Pousadas da Juventude

Como o nome indica, as Pousadas da Juventude são um tipo de alojamento para férias feitos para jovens.

As Pousadas da Juventude têm normalmente quartos em dormitório, o que permite conhecer outras pessoas ou conseguir pôr o mesmo grupo de amigos no mesmo quarto.

É um ambiente divertido para quem gosta de conviver, de falar até tarde e não tem a privacidade como critério essencial para um alojamento para férias.

Uma excelente plataforma para comparar este tipo de alojamentos é o HostelWorld. Algumas pousadas aparecem também nos resultados do Booking!

As pessoas que têm o cartão jovem ou o cartão internacional ISIC têm normalmente descontos neste tipo de alojamento.

Campismo

Para quem gosta de natureza, um dos tipos de alojamento turístico muitas vezes esquecido é o campismo!

Queres encontrar locais onde podes aproveitar a natureza e fazer turismo de uma forma mais natural? Usa o site Gocampr. Neste site podes alugar espaços e tendas privadas entre particulares.

Alojamentos turísticos arrendando uma casa ou um quarto a um particular

O Airbnb é provavelmente a plataforma de alojamento mais popular do momento. Esta plataforma dá-te a possibilidade de arrendar um quarto na casa de um habitante ou até mesmo arrendar uma casa inteira!

É até possível em algumas cidades encontrar cabanas, castelos ou barcos! Com o Airbnb podes conhecer pessoas do país para o qual estás a viajar.

Essas pessoas tendem geralmente a ser muito simpáticas, estando disponíveis para dar dicas e conselhos, oferecendo-se por vezes a sair contigo!

Seguem alguns conselhos para reservares com segurança e tranquilidade no Airbnb:

  1. Lê bem o anúncio;
  2. Contacta o proprietário se tiveres alguma dúvida antes de reservares;
  3. Lê os comentários deixados anteriormente tanto ao proprietário como ao alojamento;
  4. Confirma se o alojamento está numa zona acessível de transportes;
  5. Quando um proprietário não tem opiniões, por estar a começar a arrendar o quarto/casa, pesquisa no Google pelo nome da pessoa para veres se encontras referências que te possam parecer estranhas

Oferta: Clica aqui para receberes um crédito imediato para utilizares na tua primeira reserva no Airbnb!

Alojamentos turísticos gratuitos

Não tem a fama que merece e no entanto é um dos tipos de alojamentos turísticos mais utilizados para viajar.

O Couchsurfing é um site que permite juntar pessoas que têm espaço em casa e que gostam de conhecer e receber pessoas àquelas que gostam de viajar e que, para poupar o máximo de dinheiro, não se importam de abdicar de um quarto ou mesmo de uma cama.

O princípio do Couchsurfing é convidar pessoas para dormir no nosso sofá ou num colchão improvisado. Este método é ideal para gente que não tem vergonha e gosta de conhecer pessoas quando viaja. Este método de alojamento é grátis e as exigências e regras variam de cada para casa!

- Anúncio -
- Anúncio -

Outros Posts

Subscreve a Newsletter Gratuita

Preenche o formulário para subscreveres a newsletter gratuita do Nomadismo Digital Portugal e recebe conteúdos exclusivos e todas as novidades em primeira mão!