Teletrabalho: as noções básicas do home office

Teletrabalho: as noções básicas do home office

O nomadismo digital carateriza aqueles que têm um trabalho remoto ou teletrabalho, que pode ser feito de qualquer lugar do mundo. É cada vez maior o número de nómadas digitais e de pessoas que trabalham de forma cem por cento remota e online.

Os espaços de coworking têm surgido em todas as grandes cidades, provando que são cada vez mais as pessoas que trabalham de forma remota e sem necessidade de terem um escritório fixo.

O teletrabalho e trabalhar remotamente pode parecer um sonho impossível para muitos. No entanto, é que é cada vez mais fácil encontrar uma atividade profissional online. São cada vez mais os que trabalham como freelancer ou que conseguem ganhar dinheiro na Internet.

Neste artigo vais perceber:

Os tipos de trabalhadores remotos

Existem três categorias principais de trabalhadores remotos: os empregados remotos, os freelancers e os empreendedores.

  • Empregados remotos

Os empregados remotos são pessoas que têm um contrato de teletrabalho com alguma empresa, que lhes possibilita trabalhar remotamente.

São cada vez mais as empresas que contratam remotamente, expandindo assim a probabilidade de encontrarem o “candidato perfeito”.

A percentagem de trabalhadores remotos aumenta de ano para ano e, segundo um estudo da FlexJobs, 68% dos trabalhadores americanos espera trabalhar em teletrabalho no futuro.

Trabalhar remotamente para uma empresa com um contrato fixo é normalmente a opção mais segura para ser nómada digital.

Podes encontrar anúncios de teletrabalho e emprego fixo em sites como o remoteok.io.

  • Freelancers ou prestadores de serviços

São muitos os nómadas digitais que decidem tornarem-se freelancers para conseguirem ter uma atividade profissional remota.

Para se ser freelancer, é preciso:

  • ter uma competência ou especialidade (design, escrita, vendas, tradução, consultoria, etc)
  • ter um leque de serviços prestados à volta da especialidade seguida

Quando escolheres a tua especialidade, a melhor forma de começares uma carreira de freelancer é criares um portefólio profissional.

Deves começar a oferecer os teus serviços, não só a pessoas que estejam à procura mas também a pessoas e empresas a quem acreditas que podes ser uma mais valia.

Uma forma de conseguires ter os teus primeiros teletrabalhos é inscrevendo-te em sites e plataformas de trabalho remoto como o Upwork ou o Workana.

Para saberes como dar os primeiros passos no Upwork e no teletrabalho, regista-te na nossa série gratuita de e-mails. Recebe sete conteúdos exclusivos, que te vão permitir começar a trabalhar remotamente na maior plataforma de teletrabalho:

  • Empreendedores

Muitos nómadas digitais conseguem criar a sua própria empresa e produto digital.

Criadores de aplicações web e mobile, de cursos online, de sites e plataformas de sucesso ou ainda de lojas online, os empreendedores digitais criam a sua própria atividade profissional que controlam de A a Z e de forma cem por cento remota.

Criar um negócio digital do zero não é fácil, mas se tens uma ideia que acreditas que se pode tornar um produto de sucesso, não percas tempo e começa a investir tempo para a desenvolver.

Esta publicação do empreendedor e nómada digital Jon Yongfook é um excelente depoimento de como se pode começar um negócio digital de sucesso do zero. Lê e inspira-te!

O que é que precisas para ter um teletrabalho?

Trabalhar remotamente parece um sonho mas pode se tornar um pesadelo para algumas pessoas.

Como em qualquer estilo de vida, nem todas as pessoas passam pela mesma experiência com o teletrabalho.

Existem algumas caraterísticas que é preciso ter (ou trabalhar para ter) para se ser um trabalhador remoto de sucesso:

  • Disciplina: se não conseguires manter o foco e organizar o teu tempo para conseguires trabalhar mesmo com a tentação de sair, de ir às compras, de brincar os teus filhos à escola ou outras tarefas que possam parecer mais aliciantes, o sucesso do teu teletrabalho pode ser curto. É essencial ter disciplina e não procrastinar durante as horas de trabalho.
  • Independente: se para alguns trabalhar sem ter um patrão sempre a dar ordens é uma ideia perfeita, para outros a falta de controlo e supervisão pode ser um ponto negativo. Ser trabalhador remoto envolve que tenhas independência para tomares decisões, pois vais precisar de ser uma pessoa polivalente.
  • Motivação: para seres trabalhador remoto, precisas de estar motivado para fazer acontecer. Precisas de conseguir sair da cama para trabalhar e precisas de manter o foco na importância de realizares determinadas tarefas. Sem a motivação de que queres realmente este estilo de vida, dificilmente vais conseguir tê-lo.

Teletrabalho - Home Office

Atividades profissionais que podem ser feitas remotamente

Existem vários caminhos profissionais um trabalhador pode seguir num teletrabalho.

No caso de um empregado remoto, são cada vez mais as empresas que permitem o teletrabalho. No entanto, a maioria dos anúncios e ofertas disponíveis atualmente são ligadas ao marketing digital, à programação, à informática, ao design, à produção de conteúdos, a vendas e ao suporte comercial.

Enquanto freelancer, os caminhos profissionais que podes seguir são iguais às competências que tens. Podes ser freelancer em qualquer área profissional: basta conseguires arranjar um serviço que pode ser vendido e comercializado de forma online.

Post Relacionado:  10 formas de como ganhar dinheiro na Internet

Ser freelancer envolve que vendas serviços não para uma, mas para várias pessoas e empresas, o que permite que multipliques facilmente as tuas fontes de renda.

Alguns exemplos de áreas seguidas por freelancers são:

  • escrita criativa
  • programação
  • design
  • consultor financeiro
  • psicólogo
  • marketeer
  • advogado
  • nutricionista
  • publicitário
  • fotógrafo
  • copywriter
  • entre muitas outras!

Os freelancers, à medida que vão fazendo coisas para evoluirem a sua carreira e marca, tornam-se também empreendedores digitais.

Os empreendedores digitais não são só pessoas que criam aplicações web ou mobile ou plataformas online: são também pessoas como tu que têm uma ideia simples que querem desenvolver.

Um blogger ou vlogger é um empreendedor digital. Ao desenvolver a sua presença digital e ao conseguir monetizar um blog ou um canal de vídeo, torna-se também um empreendedor digital.

Ser empreendedor digital também pode ser sinónimo de escrever ebooks ou criar cursos ou workshops online. Se és freelancer de alguma área bem específica e queres escalar o seu negócio, porque não criares um produto que ensine alguma coisa no qual tens muito conhecimento?

Não é preciso ser cinturão preto para ensinar um iniciante em artes marciais: basta saberes um pouco mais do que as pessoas que querem aprender do zero!

Conclusão

É possível ganhares dinheiro e teres uma atividade profissional lucrativa graças à Internet. Seja enquanto trabalhador fixo para uma empresa, enquanto freelancer ou empreendedor digital, dentro de cada um desses caminhos tens dezenas de outros que podes seguir para monetizar as tuas paixões, hobbies e conhecimentos.

Começar não é fácil: precisas de investir tempo para perceber como te podes posicionar no mercado de trabalho e para aprender algumas competências – que podes fazer seguindo cursos online. A vontade de desistir é por vezes elevada, mas não te deixes abater por isso: quando conseguires, vais perceber que foi uma das melhore decisões da tua vida!

Se precisares de uma ajuda que vais mais além deste artigo, clica aqui para saberes mais sobre a nossa consultoria, que te ajuda a encontrar uma atividade profissional remota e a dar os primeiros passos para realmente começares a ganhar dinheiro com a Internet.

Grátis: mini-curso por e-mail para começares no Upwork!

Powered by ConvertKit

4

Grátis: "Checklist para começares uma carreira de freelancer do zero" 

Recebe conteúdos exclusivos no teu email e faz o donwload gratuito desta checklist!
INSCREVER

Grátis: "Checklist para começares uma carreira de freelancer do zero"

Recebe conteúdos exclusivos no teu email e faz o donwload gratuito desta checklist
Enviar
Não enviamos SPAM 🤞 Podes desinscrever-te a qualquer momento!
Acede a conteúdos exclusivos!
49 Shares
Share18
Tweet6
+12
Pin9
Share14