Aumenta o sucesso do teu trabalho online com estas dicas

Trabalhar online, sobretudo enquanto freelancer, envolve que tenhas compromisso não só com o teu trabalho, mas também com o teu sucesso. Não é por teres um trabalho online que não podes ambicionar ter mais e chegar mais longe; pelo contrário: DEVES querer sempre aumentar o sucesso do teu trabalho online!

Conseguir mais clientes, mais lucro, mais visibilidade ou até mais tempo livre: o sucesso de uma carreira de freelancer e de trabalhador online pode ser diferente de pessoa para pessoa.

As técnicas que seguem podem ser aplicadas para alcançar diferentes metas.

Mostra-te

Não vais conseguir ter sucesso no teu trabalho online se não te mostrares. Aproveita as redes sociais como o LinkedIn ou até mesmo o Facebook e assume o teu novo trabalho e título profissional. Deixa de lado medos ou inseguranças e mostra confiança no teu trabalho online.

Outra forma de mostrares o teu trabalho, é tendo um blog. Escreve e assume o teu novo trabalho! Não precisas de querer estar a ganhar dinheiro enquanto escritor ou produtor de conteúdo, mas teres um blog onde fales do teu dia-a-dia enquanto trabalhador remoto, sobre novidades e temas ligados à tua área profissional ou no qual até falas de temas que te interessam, faz com que sejas reconhecido como profissional da tua nova área profissional.

Colabora

Ter um trabalho online pode ser por vezes algo solitário. Acabas por trabalhar muitas vezes sozinho, a partir de casa e a teres uma rotina profissional limitada a ti mesmo.

Não precisa de ser assim!

Podes trabalhar de forma individual, mas colaborar enquanto trabalhador remoto é possível e pode ser uma forma de alcançar o sucesso.

Procura profissionais da tua área profissional e relaciona-te com eles. Pode ser através de meetups presenciais ou de blogs e redes sociais: o importante é que formes uma rede de contactos que pode ser proveitosa para a tua área profissional.

Ao conheceres outras pessoas que fazem coisas da tua área profissional, podes aproveitar para fomentar colaborações com elas. As colaborações no mercado do trabalho online podem ser várias:

  • Se tens um blog, essa pessoa pode escrever no teu blog um ou dois artigos por mês; chama-se a isso guest post e permite que todos os envolvidos fiquem a ganhar: a outra pessoa fica a ganhar publicidade e visibilidade; tu ganhas publicidade, pois a outra pessoa irá certamente partilhar o artigo na sua rede de contactos; e os teus leitores ficam a ganhar conteúdos de qualidade!
  • Num momento de muito trabalho, podes convidar outras pessoas para te ajudarem…ou quem sabe, ser chamado para ajudar em outros projetos que te permitam não só ganhar dinheiro, mas também ganhar visibilidade
  • Se encontrares pessoas que não são diretamente da tua área profissional, podem juntos criar packs de serviços que podem interessar clientes de ambos (um nutricionista e um psicólogo ou um programador e um designer podem juntar-se para oferecer serviços mais completos e com maior valor)

A importância dos nichos no trabalho online

Existe, sobretudo no início, a ideia de que no trabalho online quanto mais diversificado se for, mais trabalhos se consegue ter e mais sucesso se tem.

Em algumas áreas pode até ser verdade, mas cada vez mais esta ideia tem caído por terra. Cada vez mais as empresas procuram por pessoas especializadas em determinados temas e que sejam experts.

Uma das fases pela qual deves passar enquanto trabalhador remoto é portanto descobrires qual será a tua área de especialidade.

Para perceberes esta importância, pensa num cenário: imagina que abre uma vaga de trabalho para um cargo de assistente virtual para uma agência de viagens.

Duas candidaturas são apresentadas:

  1. uma pessoa que trabalhou como assistente para uma só empresa do ramo financeiro;
  2. e outra pessoa que sempre trabalhou no mercado de turismo e de agências de viagens.

Quem é que achas que tem maiores hipóteses de conseguir o trabalho?

A primeira pode até ter experiência como assistente, mas nenhuma especialidade na área turística.

A segunda nunca trabalhou como assistente, mas já trabalhou – e só trabalhou – na área de turismo e até em agências de viagens.

Se respondeste a segunda, está provavelmente certo.

Cada vez as empresas procuram pessoas especializadas no mercado no qual estão posicionadas, pois é bastante difícil ensinar as especificidades de cada mercado e área – sendo que na maior parte dos casos é algo que só se aprende com a prática do terreno.

Portanto, tenta no teu trabalho online especificar mais o teu público-alvo e área profissional. Tornares-te mais específico e especialista num tema não vai diminuir as chances de teres mais trabalho…pelo contrário! Vai permitir-te teres mais trabalhos de maior qualidade, mais bem pagos…e que te deixem mais tempo livre.

Estas são algumas das dicas de como podes tentar aumentar o sucesso do teu trabalho online enquanto freelancer. Ficaste com dúvidas ou tens mais alguma técnica para partilhar connosco? Junta-te a nós nas redes sociais ou na zona de comentários abaixo!

Este post foi modificado a 06/07/2019 23:46

Disqus Comments Loading...
Partilhar
Publicado por
Nomadismo Digital Portugal @https://twitter.com/nomadadigitalpt

Artigos Recentes

Produto digital: como criar um infoproduto em Portugal

Em Portugal, a expressão “ganhar dinheiro online” é pesquisada, em média, 3 mil vezes por mês. Muita gente procura formas…

2 semanas atrás

Como implementar o trabalho remoto – incluíndo nas empresas? O Remote Shift chegou para ajudar

Diz-se muitas vezes que “o trabalho remoto remoto é o futuro”. Se em Portugal esta prática ainda é muito pouco…

4 semanas atrás

Conforto: um elemento essencial no ambiente de trabalho remoto

São vários os estudos que apontam para um aumento da produtividade em ambientes de trabalho mais confortáveis. Mas, afinal, porque…

1 mês atrás

Recibos Verdes: Como abrir atividade no Portal das Finanças?

Começar um projeto profissional por conta própria, leva a que comeces a ter que lidar com os famosos recibos verdes.…

2 meses atrás

CAE e CIRS: qual é a diferença e como saber os teus

Os códigos CAE e CIRS são algo que levanta algumas dúvidas, sobretudo no momento de abrir atividade nas finanças. Neste…

2 meses atrás

Como passar de um simples projeto a um verdadeiro negócio digital

A criação de um negócio digital não foi algo que tenha surgido naturalmente. Na realidade, essa ideia foi uma evolução…

3 meses atrás