Nesta página fica a conhecer mais sobre o que é o projeto Nomadismo Digital Portugal, sobre a fundadora do projeto e o estilo de vida e de trabalho denominado de nomadismo digital.

Quem é a fundadora?

A pessoa por detrás deste projeto chama-se Krystel Leal. Saiu de Lisboa em 2010 para ir estudar Comunicação em Paris. Por estar no centro da Europa, acabou por viajar sempre que podia e percebeu que estar em constante movimento e liberdade local a fazia muito feliz.

Depois de várias experiências profissionais em locais fixos, procurou forma de unir a sua área de formação – e pela qual é totalmente apaixonada – com as viagens e liberdade local. Descobriu no Marketing Digital e sobretudo no Marketing de Conteúdo a sua paixão e especializou-se nestas áreas.

Hoje trabalha como freelancer 100% remota para clientes do mundo inteiro e vive atualmente bem no coração de Silicon Valley, em Palo Alto, Califórnia.

Site Profissional | LinkedIn

O que é o nomadismo digital?

Estudar, acabar a licenciatura, o mestrado e quiçá o doutoramento, arranjar emprego, trabalhar das 9h às 18h, ir para casa, dormir, trabalhar das 9h às 18h, ir para casa, dormir e ficar contente porque o fim-de-semana chegou ou porque podemos finalmente aproveitar os poucos dias de férias que temos durante o ano. Quando esse período livre acaba, voltamos ao trabalho e à rotina de todos os dias. Aproveitar a vida sem horários e rotina só será possível na reforma.

Para muitos, esse é o modelo de vida normal. Trabalhar para ter férias e prazer.

Para outros, o modelo de vida normal é viajar e ter prazer enquanto se trabalha. Esse trabalho pode ser feito a partir de qualquer lugar do mundo, porque depende unica e exclusivamente da Internet. A pessoa é assim livre de estar onde quiser, de organizar os seus próprios horários e trabalhar em projetos que a desafiem.

Modelo de trabalho

O nomadismo digital é um modelo de trabalho que tem aparecido com a evolução da tecnologia e graças à internet, presente em quase todo o sítio. Tem ganho muita força nos últimos tempos, fazendo com que sejam muitas as pessoas que vivem onde querem e como querem, trabalhando às horas que querem e de onde querem.

Este modelo de trabalho tem vindo a provar que é possível ter uma carreira de sucesso graças à internet e que é possível ganhar tanto ou mais dinheiro do que no modelo “tradicional” sem ser necessário passar a maior parte do dia fechado num escritório, em reuniões ou deslocações muitas das vezes desnecessárias. Hoje em dia, grande parte das profissões são dependentes da internet e se a pessoa passa a maioria do tempo a trabalhar em frente ao computador, isso mostra que é possível fazer essa mesma tarefa de qualquer lugar do mundo.

Há muitas formas de nos tornarmos nómadas digitais. Seja adaptando a nossa profissão atual ao modelo de trabalho remoto, criando novos projetos lucrativos ou mudando de carreira e trabalhar de forma freelancer, o nomadismo digital é muito fácil de adaptar se for esse o objetivo da pessoa.

O site e projeto Nomadismo Digital Portugal

O site Nomadismo Digital Portugal surgiu perante a necessidade de criar conteúdo sobre trabalho remoto e empreendedorismo digital em português. Os conteúdos são destinados a todas as pessoas que:

  • sabem que o modelo de trabalho na qual estão integradas não traz felicidade e procuram alternativas;
  • querem trabalhar a partir de casa (ou de outro lugar) mas não sabem como começar e/ou o que fazer;
  • já trabalham remotamente mas querem potencializar esse trabalho para que possam ter liberdade local para trabalhar.

Com conteúdos ricos, úteis e escritos em português, o projeto Nomadismo Digital Portugal tem sido referido em diversas publicações como jornais, revistas ou televisão, mostrando que os portugueses procuram cada vez mais ajuda para se lançarem numa atividade profissional adaptada a eles.