Sobre o Projeto

O que é o Nomadismo Digital?

Estudar, acabar a licenciatura, o mestrado e quiçá o doutoramento, arranjar emprego, trabalhar das 9h às 18h, ir para casa, dormir, trabalhar das 9h às 18h, ir para casa, dormir e ficar contente porque o fim-de-semana chegou ou porque podemos finalmente aproveitar os poucos dias de férias que temos durante o ano. Quando esse período livre acaba, voltamos ao trabalho e à rotina de todos os dias. Aproveitar a vida sem horários e rotina só será possível na reforma.

Para muitos, esse é o modelo de vida normal. Trabalhar para ter férias e prazer.

Para outros, o modelo de vida normal é viajar e ter prazer enquanto se trabalha. Esse trabalho pode ser feito a partir de qualquer lugar do mundo, porque depende unica e exclusivamente da Internet. A pessoa é assim livre de estar onde quiser, de organizar os seus próprios horários e trabalhar em projetos que a desafiem.

O nomadismo digital é um modelo de trabalho que tem aparecido com a evolução da tecnologia e graças à internet, presente em quase todo o sítio. Tem ganho muita força nos últimos tempos, fazendo com que sejam muitas as pessoas que vivem onde querem e como querem, trabalhando às horas que querem e de onde querem.

Este modelo de trabalho tem vindo a provar que é possível ter uma carreira de sucesso graças à internet e que é possível ganhar tanto ou mais dinheiro do que no modelo “tradicional” sem ser necessário passar a maior parte do dia fechado num escritório, em reuniões ou deslocações muitas das vezes desnecessárias. Hoje em dia, grande parte das profissões são dependentes da internet e se a pessoa passa a maioria do tempo a trabalhar em frente ao computador, isso mostra que é possível fazer essa mesma tarefa de qualquer lugar do mundo.

Há muitas formas de nos tornarmos nómadas digitais. Seja adaptando a nossa profissão atual ao modelo de trabalho remoto, criando novos projetos lucrativos ou mudando de carreira e trabalhar de forma freelancer, o nomadismo digital é muito fácil de adaptar se for esse o objetivo da pessoa.

O site e projeto Nomadismo Digital Portugal

fav-ico

O site Nomadismo Digital surgiu perante a necessidade de criar conteúdo sobre trabalho remoto e empreendedorismo digital em português de Portugal, conteúdo esse destinado a pessoas que:

  • sabem que o modelo de trabalho na qual estão integradas não traz felicidade e procuram alternativas;
  • querem trabalhar a partir de casa (ou de outro lugar) mas não sabem como começar e/ou o que fazer;
  • já trabalham remotamente mas querem potencializar esse trabalho para que possam ter liberdade local para trabalhar.

Com conteúdos ricos, úteis e escritos em português, o projeto Nomadismo Digital tem sido referido em diversas publicações como jornais, revistas ou televisão, mostrando que os portugueses procuram cada vez mais ajuda para se lançarem numa atividade profissional adaptada a eles.


A fundadora

krystel-lealKrystel Leal é a fundadora do site Nomadismo Digital. Depois de ter estudado em Paris e de aí ter vivido durante seis anos, passou por vários estágios e trabalhos no meio da comunicação.
Percebeu rapidamente que a área da comunicação na qual queria trabalhar e investir era o marketing digital, sobretudo nas áreas de branding e criação de suportes online (sites, blogs, portais e suportes visuais digitais), tendo apostado no início de 2015 numa carreira de freelancer que dura até hoje.

Hoje trabalha de forma 100% online e remota graças à sua carreira de freelancer e ao site Nomadismo Digital.