Para um freelancer ou trabalhador por conta própria, ter uma rede de contactos é essencial para divulgar o seu trabalho e serviços. No entanto, nem sempre é fácil saber por onde começar no que diz respeito a criar uma rede de contactos. A arte do “networking” pode ser complicada se fores mais introvertido!

Neste artigo vamos explicar-te a importância de criares uma rede de contactos profissionais, de como e onde encontrares essas pessoas e como é que podes iniciar uma relação com elas.

O que é uma rede de contactos?

Também intitulada de network, uma rede de contactos é uma forma de criar relações profissionais. É basicamente um círculo de pessoas que conheces e com as quais tens, sobretudo, afinidades profissionais.

Essas pessoas podem ser pessoas que estão na mesma área profissional que tu ou que estão a passar por desafios profissionais similares. Não deve ser visto unicamente como uma fonte de conhecimento ou de informação, mas sim como uma rede de partilha. Com estas pessoas poderás partilhar os teus serviços, conhecimentos, motivações e objetivos. A reciprocidade é algo essencial para manter uma boa rede de contactos!

Para que serve uma rede de contactos?

As vantagens de conhecer outros profissionais e empreendedores são muitas! Fazer networking irá permitir-te apresentares-te enquanto profissional e divulgar os teus serviços. Essas pessoas não serão obrigatoriamente o teu tipo de cliente alvo…mas serão outros empreendedores que irão olhar para a tua ideia e projeto com olhos analíticos e que te poderão dar dicas e partilhar conhecimentos precisos!

Ganhar visibilidade enquanto profissional é uma das principais vantagens, mas não pára por aí. Um bom network permitir-te-à também de conhecer melhor o “mercado do empreendedorismo” e obter, atualizar e trocar conhecimentos e informações, tal como indica a Susana de Salazar Casanova.

Como encontrar pessoas para a minha rede de contactos?

Se trabalhas por conta própria, poderás ter passado por uma fase na qual não sabias que serviços criar ou como monetizar as tuas ideias. Ter uma rede de pessoas empreendedoras à tua volta ajuda e muito a ultrapassar esses períodos de dúvidas! A inspiração e motivação de pessoas “como tu” faz com que se avance com mais força no empreendedorismo.

Contudo…como e onde encontrar essas pessoas? Existem inúmeras formas de criares a tua rede de contactos!

Meetups

As meetups são encontros informais que acontecem com maior regularidade . Existem encontros de pessoas que se juntam à volta de inúmeros interesses! Seja desporto, fotografia, literatura, ambiente, programação, música, artes criativas ou, claro está, empreendedorismo, existirá certamente um grupo de meetup perto de ti.

A plataforma mais conhecida para encontrar encontros informais é o Meetup. Totalmente gratuito, ao inscreveres-te neste site tens acesso a dezenas e centenas de grupos de meetups que podes filtrar consoante o teu local de residência.

  1. Para começar, basta que cliques aqui e inicies o teu registo
  2. Depois de estares registado, clica em “Explorar”. Podes aí procurar os grupos que existem perto da tua cidade e até procurar com algumas palavras-chave, se estiveres à procura de um grupo em específico.

Alguns grupos portugueses que deixamos aqui que podes achar interessantes. Se estiveres em algum grupo, partilha connosco nos comentários!

Redes Sociais

As redes sociais são uma excelente forma de encontrar pessoas no mundo inteiro com as quais possas compartilhar informações de empreendedorismo. Usar as redes sociais para fazer networking permite-te também criares uma imagem profissional e de referência.

Relativamente a fazer networking mais profissionais, podes e deves usar o LinkedIn e juntares-te aí a alguns grupos de discussão que te interessem. Seres ativo em discussões em redes sociais vai certamente aproximar-te de pessoas que, quem sabe, estarão presentes em futuros meetups ou eventos nos quais poderás ir!

Eventos e Conferências

Paralelamente às meetups, são cada vez mais os eventos e conferências profissionais que se realizam regularmente em Portugal. Uma excelente forma de encontrares eventos profissionais perto de ti é usando o Eventbrite.

Este site reagrupa vários eventos especializados. A utilização do site é totalmente gratuita e poderás usá-lo livremente para encontrares os eventos que mais te interessam relacionados com a tua área ou interesses profissionais.

  1. Para começares a usar o Eventbrite, basta que cliques aqui e inicies a tua pesquisa
  2. Podes filtrar os resultados consoante a categoria, o tipo de evento (aulas, seminários, retiros, conferências, exibições…são várias as opções que tens!), a data e o preço.

A arte do networking: como começar

Se escolheres os eventos presenciais para começares a criar a tua rede de contactos, fica a saber que é uma das melhores formas para criares relações mais fortes com outros empreendedores!

Mesmo que não conheças ninguém ainda e estás sozinho, acredita: não precisarás de ficar todo o evento sozinho. Fazer networking em eventos é algo que se pratica e quão mais à vontade estarás, melhor será a tua rede de contactos!

Quem vai lá estar? Informa-te e prepara-te

Antes de ires a um evento, investe algum tempo a ler sobre. O que é que se vai passar? Que tipo de conferências ou palestras vão acontecer? Quem é que vai estar presente? Se o evento for organizado no site Meetup, podes dar uma vista de olhos na lista de pessoas que confirmou presença. Se não, pesquisa no Facebook para ver se não foi criado um evento por lá no qual possas ver a lista de confirmados.

Tens alguma coisa em comum com alguma das pessoas que vai? Envia-lhe uma mensagem a apresentares-te! Ter alguns contactos antes da conferência vai ajudar-te a ter algumas referências quando lá chegares.

Chega cedo

Se não conheces ninguém e és introvertido, um truque para ultrapassares isso com mais naturalidade é chegar cedo. Ao chegares cedo, os contactos com as pessoas que vão lá estar vão ser mais fáceis e naturais. Outra vantagem é que se ainda não houver muita gente quando tu chegares, os organizadores do evento poderão receber-te e apresentar-te a outras pessoas.

Fala, apresenta-te e mantêm-te interessado

É intimidador iniciar conversas com desconhecidos, no entanto num evento que tem um tema preciso, a conversa inicial é facilitada. Podes iniciar uma conversa perguntando se é o primeiro evento do tipo que a pessoa vai. Acredita, num espaço onde as pessoas têm, pelo menos, um interesse em comum, as conversas acabam por fluir de forma natural.

É importante que leves contigo cartões de visita ou que tenhas o teu telemóvel contigo. Isso vai ajudar-te a manteres-te em contacto com as pessoas com quem falaste e interagiste.

Devo só fazer networking com pessoas da minha área?

Aquilo que fazes não define a tua personalidade. Fazer networking é acima de tudo uma forma de evoluir e crescer dentro de um grupo. Ou seja, se fores dono de uma loja online, não precisas – nem deves! – fazer networking só com outros criadores de loja online. Expande as tuas ideias! O importante é procurares pessoas que te inspirem e com percursos de empreendedorismo como o teu!

Subscreve gratuitamente!

Todas as novidades, informações e dicas serão enviadas diretamente para o teu email
Não enviamos SPAM nem cedemos as tuas informações a terceiros Powered by ConvertKit