Trabalhar remotamente tem as suas vantagens, e a flexibilidade local e horária é uma delas. No entanto, continuar produtivo quando se tem esta flexibilidade não é fácil.

Por mais que saibamos à partida que temos trabalho para fazer e que é, graças a ele, que podemos continuar a ter uma flexibilidade e liberdade invejada por muitos, a verdade é que encontrar o equilíbrio perfeito, não é fácil.

No início, a falta de organização leva a um decréscimo da produtividade e é natural que nos primeiros tempos, até percebermos realmente qual é o nosso equilíbrio ideal, acabemos por sentir que estamos a trabalhar mais do que devíamos.

Existem, no entanto, alguns truques e conselhos que podem ser seguidos para o teu nível de produtividade não estar bem abaixo daquilo que desejas e para que não te sintas um escravo da própria vida que escolheste.

Trabalho em primeiro lugar

Viajar é ótimo e quando mudamos de cidade temos logo vontade de ir explorar cada canto e recanto desta. Nesse momento lembra-te: não és um turista, és um nómada digital. O que faz com que tenhas todo o tempo do mundo para explorar essa cidade…se tiveres dinheiro para tal, ou seja, se continuares a trabalhar!

Põe o teu trabalho e atividade profissional acima de tudo quer seja fazer turismo ou mesmo da tua família e amigos que acham que por trabalhares remotamente não estás realmente a trabalhar.

Dizer que não quando sabes que tens mesmo que trabalhar só é uma prova do teu profissionalismo e desejo de conservar a tua liberdade!

Mantem-te organizado

A organização é a palavra-chave de um nómada digital de sucesso. Manter uma rotina e organização não precisa de ser um bicho de sete-cabeças: utiliza a tecnologia e facilita essa tarefa! Existem hoje várias ferramentas que te ajudam a organizares melhor o teu tempo, a tua agenda e os teus dados profissionais.

Uma boa organização da tua agenda permite-te visualizar com mais clareza os teus momentos livres, nos quais vais poder aproveitar mais o destino onde estás e durante o qual não precisarás de te preocupar com trabalho.

Trabalha, visitando

Manteres-te produtivo fechado dentro das quatro paredes do teu Airbnb ou do teu quarto de hotel desmotiva logo à partida. Veres uma cidade cheia de coisas novas para descobrir pela janela torna a tua produtividade mais difícil de aparecer e demoras certamente mais a trabalhar.

Porque não aproveitares o facto de teres trabalho para começares a visitar a cidade onde estás? Descobre cafés e espaços de cowork nos quais podes trabalhar: este tipo de local irá garantidamente aumentar a tua produtividade! Põe o teu computador na mochila e começa a descobrir essa cidade.

Não aceites trabalhos que não gostas

É fácil de dizer, podes me responder. Mas pensa comigo: se aceitas trabalhos nos quais não tens prazer em fazer, vais demorar mais tempo a fazê-los, logo estarás a desperdiçar tempo para encontrares realmente um trabalho que te dê mais gozo!

O balanço pessoal/profissional ideal para ti

Encontra esse balanço: ele é único a cada nómada digital e mais ninguém te pode dizer como é que te deves organizar para te manteres produtivo enquanto trabalhas. Tenta perceber quais são os momentos nos quais produzes mais e melhor em menos tempo e aproveita o tempo restante para visitares a cidade e continuares a viajar.

Um nómada digital não é só feito de um trabalho remoto de sucesso: também é feito de prazer, liberdade e viagem. Só assim é que podes alcançar a tua felicidade tão desejada!