O que precisas de saber para ter um blog de sucesso

Vamos começar por dizer que não é fácil. Ter um blog e trabalhar para que ele se torne um sucesso e faça ganhar dinheiro requer tempo, muita dedicação, muitas horas perdidas a fazer o que chamamos de curadoria de informações e muitas horas a aprender.

Não é simples escrever um post que se torne viral e não é simples criar um blog que receba atenção de media ou de outros sites e blogs.

Um blog que queremos que seja um sucesso deve ser trabalhado como se trabalha em num negócio. É preciso persistência, trabalho e investimento (financeiro e pessoal).

Não adianta escrever um post de vez em quando e esperar que em alguns meses, sem nenhuma atenção e investimento da nossa parte, ele se torne um sucesso.

Fazer

'Saber e não fazer, ainda não é saber'Clica para Twetar

Esta frase de Lao-Tsé pode ser aplicada a muitas situações do empreendedorismo digital. Por mais tempo que se passe a aprender, a ler, a absorver informação e a planear, o mais importante é realmente fazer.

A prática é o que vai possibilitar a consolidação de todo o conhecimento e aprendizagem e só com a prática é que se encontram lacunas que se tem que preencher.

Aprende (e muito)

Parte do sucesso de ter um blog passa por saber técnicas de marketing, de empreendedorismo, de design, de organização, de produtividade, de escrita, de produção de conteúdo…mais uma vez, um blog de sucesso é um negócio e, tal como num negócio, é preciso saber o que se está a fazer.

Um blogger precisa de ter conhecimentos de várias áreas para desenvolver um negócio consistente.

Existem vários sites nos quais é possível aprender gratuitamente (ou por um custo muito baixo) várias competências essenciais para se ser um bom empreendedor e blogger.

Faz curadoria de informação

Fazer curadoria de informação é fazer uma pesquisa e recolha de informação, de referências e de ideias para novos posts. Consiste em encontrar e filtrar aquilo que de melhor há na Internet e reinterpretar o que já existe para criar novo conteúdo.

Uma boa estratégia de curadoria de informação passa não só por ler outros blogs, de seguir alertas rss mas também por uma pesquisa diária de notícias.

O objetivo é posicionar o blog em segmentos ditos “populares” com conteúdos procurados e mais ricos que os existentes.

Sê diferente

Queres lançar um blog de uma área nos quais existem vários outros blogs? Não desesperes. O truque não é simples: sê diferente!

Escrever conteúdo interessante de forma diferente. Isso é o que faz com que um blog se diferencie e tenha sucesso.

Investe

Durante muito tempo muitos bloggers tentam escapar ao investimento financeiro. Contudo, tal como em outro qualquer negócio, é preciso investir algum dinheiro para se ter um blog de boa qualidade.

Seja investir num bom servidor de alojamento, num bom visual e design ou ainda numa ferramenta de automatização, tudo isso deve ser visto precisamente como um investimento e não como uma despesa.

Nicha

Perante a diversidade de projetos digitais, o importante é não tentar agradar a todos. É importante descobrir uma necessidade precisa dentro daquilo que é o tema do blog. Estreitar o tópico ou tema do blog permite que o público seja mais preciso e mais fácil de converter.

Quando se tem um tema bastante geral, é mais difícil criar uma audiência precisa e fiel. Para além dessa vantagem, escrever sobre algo mais específico torna o blogger um “especialista” e referência!

Cria produtos

Criar produtos digitais associados a um blog traz não só credibilidade ao projeto, mas também aumenta o valor do blog. Se um blogger produz, para além do blog, produtos como livros ou ebooks, cursos, workshops ou podcasts, faz com que seja mais aliciante para as marcas se associarem a esse projeto.

Ter produtos digitais aumenta o número de leitores, de seguidores e de fãs e, para além de não ser assim tão difícil criar um produto digital, isso faz com que seja mais rápido a monetização do projeto.

O blog não é sobre ti: é sobre o teu leitor

Mesmo que seja na primeira pessoa, o blog nunca deve ter como preocupação quem o escreve, mas sim quem o lê. É o leitor que lê, que gera tráfego e que faz com que o blog seja conhecido (ou não)!

É importante saber com precisão quem é o leitor. O que é que lhe interessa ler e saber. Só assim consegues criar conteúdo que tem todas essas respostas. Só assim é que se garante leitura e tráfego.

Trabalhar para ter um blog de sucesso não é fácil. No entanto, não é por isso que se deve desistir ou deixar de investir na ideia!

Tal como um negócio, o intuito não é fazer igual ou deixar de fazer: é fazer diferente e melhor. Só com essa persistência e força de vontade de fazer é que se consegue realmente ter sucesso.

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