Recebe todas as atualizações no teu email

Krystel Leal

Krystel Leal

Trabalha por conta própria e remotamente desde 2015. É a fundadora também do Nomadismo Digital Portugal. Curiosa por natureza, passa demasiado tempo a questionar-se sobre o futuro das coisas. Vive hoje na Califórnia, em Silicon Valley, onde vê os seus questionamentos a materializarem-se bem mais rápido do que alguma vez imaginara.

Como começar um negócio digital sem dinheiro

Começar um negócio digital sem dinheiro

Os negócios online e projetos digitais envolvem muitas questões, e muitas delas “giram” à volta de uma questão: o dinheiro. Não tendo dinheiro para investir. Será possível começar um negócio digital sem dinheiro?

Muitos empreendedores digitais de sucesso começaram nesse limbo. Ver outras pessoas a construir negócios online de sucesso, começarem a ganhar dinheiro com eles e a terem realmente a vida que sonham e eles, ali, a ver, a achar que não podem avançar com as brilhantes ideias que lhes passam pela cabeça somente porque estão sem dinheiro.

Acontece a muitos no início, mas o truque para ultrapassar essa fase é perceber que é possível começar um negócio digital sem dinheiro.

É preciso dinheiro para ter um negócio online?

Sim, mas não necessariamente no início. Para qualquer tipo de negócios online que seja consistente e de sucesso é preciso investir dinheiro.

Um negócio precisa de investimento para poder crescer com bases mais sólidas e usufruindo de algumas ferramentas premium ou de serviços de terceiros e freelancers.

No entanto, no início, é possível começar um negócio digital sem dinheiro. Começa a desenvolver um projeto que se torne, pouco a pouco, de sucesso. Continua a ler para saberes o que podes fazer sem precisar propriamente de um investimento inicial.

O que posso fazer para começar um negócio digital sem dinheiro?

Se no início do projeto o dinheiro para investir em designers, informáticos ou em coaching não existe, é preciso ir procurar ferramentas que sejam gratuitas e que te ajudem a começar. Começar é a fase mais importante em qualquer negócio, e para isso não é preciso dinheiro!

Antes de começares a experimentar ferramentas ou plataformas, é preciso que saibas exatamente qual é o projeto que queres desenvolver.

É muito importante identificares o nicho ou área de mercado e que tipo de conteúdo ou produto deve ser criado. Só com isso bem definido deves partir para a ação!

Com o produto, o serviço ou conteúdo definido, é altura de pensares num nome para o projeto. Não é necessário, logo no início, teres uma imagem de marca como um logotipo ou um design todo pomposo. No entanto, o nome é muito importante, porque este ficará ligado diretamente com o teu projeto.

- Anúncio -

As redes sociais são um dos instrumentos de divulgação e comunicação mais importantes e essenciais para os negócios online. O Facebook, o Instagram ou o Twitter são gratuitos. Cria as páginas do teu projeto de forma gratuita e começa a divulgar o teu negócio!

Fazer contactos com pessoas da área do projeto também é gratuito. Aumentar o networking é importantíssimo e essencial para qualquer marca, sendo que essas pessoas podem se tornar futuros colegas ou parceiros.

Se o projeto passa por criar um blog, podes começar gratuitamente um blog ou sites em plataformas como Blogger ou o WordPress. Cuidado que se optares pelo Wix, não poderás exportar no futuro o conteúdo que lá publicares, se quiseres mudar de serviço.

No início, preocupa-te em criar conteúdos de qualidade para conseguires envolver as pessoas à volta desse mesmo conteúdo. Elas serão o maior alicerce para o sucesso do teu negócio!

O projeto está a crescer? Analisa as despesas que são necessárias

Os sites e blogs ligados a empreendedorismo falam em plataformas e ferramentas inovadoras e úteis: e a vontade é de adquirir todas as que empreendedores de sucesso utilizam.

Mas antes de fazeres isso, analisa o valor atual do teu negócio, avalia o retorno que ele te dá e o valor futuro que uma determinada ferramenta pode ajudar a criar.

Avalia com cautela e não faças compras impulsivas. É importante que cada ferramenta que compres seja realmente usada e agregue valor ao teu negócio.

- Anúncio -

Outros Posts

Subscreve a Newsletter Gratuita

Preenche o formulário para subscreveres a newsletter gratuita do Nomadismo Digital Portugal e recebe conteúdos exclusivos e todas as novidades em primeira mão!