Enquanto freelancers, desenvolvemos um negócio muitas vezes do zero e somos obrigados, se queremos ter sucesso, a adquirir noções de empreendedorismo, finanças, organização, produtividade, marketing e gestão.

Ler livros sobre empreendedorismo e trabalho remoto ajuda-nos a lidar com o facto de nos tornamos aquilo a que chamo um “faz tudo”: não podemos contar (pelo menos no início) com uma equipa para angariação de clientes, não podemos contar com um contabilista para nos tratar das finanças ou de um marketeer para fazer a gestão da nossa marca.

Os livros tornam-se uma fonte de conhecimento, com os quais conseguimos adquirir conhecimentos que permitem fomentar o sucesso de uma carreira de um novo freelancer.

Seguem alguns dos meus livros sobre empreendedorismo e trabalho remoto preferidos que me ajudaram na minha carreira profissional e que, sem eles, as coisas poderiam ter sido muito diferentes.

Pense e Fique Rico de Napoleon Hill

Livros sobre Empreendedorismo e Trabalho Remoto: Pense e Fique Rico

Demorei algum tempo até começar a ler este livro depois de o ter. Mesmo com vários empreendedores digitais e nómadas digitais a aconselhar este livro, o título soava-me a algo demasiado utópico e superficial.

Passado esse preconceito inicial, o livro leva a uma mudança de mentalidade incrível. Uma leitura indispensável para perceber a mentalidade por detrás do sucesso financeiro e económico e como é que o pensamento e o poder da mente pode, realmente, influenciar o dinheiro que ganhamos e gerimos.

Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki

Livro Pai Rico, Pai Pobre

Um dos livros sobre empreendedorismo que devorei em algumas horas. Um livro que, graças a uma história de duas crianças, explica o que é a inteligência financeira e como é que duas diferentes visões relativamente à gestão de dinheiro levam a caminhos e resultados tão diferentes.

Uma leitura muito simples e com a qual acabamos a pensar de forma diferente sobre o nosso negócio, sobre o nosso dinheiro e sobretudo sobre como ganhamos e investimos os nossos rendimentos.

Este livro prova que aquilo que enriquece as pessoas não é o dinheiro, as ações, sorte ou trabalho: é como é que nos posicionamos mentalmente face à riqueza e ao sucesso.

Startup: Comece a sua empresa por 100€ de Chris Guillebeau

Livro Startup com 100 euros

Um livro inspirador que fala de casos e de histórias de empreendedores que gerem hoje negócios de milhares de euros, tendo muitos deles começado esses mesmos negócios com apenas 100€ ou menos!

Chris Guillebeau identificou várias histórias de sucesso ao longo das suas viagens: nómada digital, Chris já viajou por mais de 175 países enquanto transforma ideias em negócios de sucesso!

A Arte da Guerra no Marketing de Pedro Barbosa

Livro A Arte da Guerra no Marketing

Um livro para perceber de forma clara a importância de como é que o marketing e a gestão são áreas tão próximas, com uma história real (na qual algumas das personagens até conhecemos) e que prova que um livro de marketing não precisa de ser algo aborrecido e técnico!

Com a mítica e os ensinamentos de Sun Tzu percebemos como é a mentalidade portuguesa. O posicionamento e a estratégia de gestores de sucesso na realidade portuguesa fica bem mais clara com esta leitura.

4 Horas por Semana (Trabalhar Menos, Produzir Mais) de Timothy Ferriss

Livro 4 Horas por Semana

É provavelmente o mais famoso dos livros sobre empreendedorismo e trabalho remoto desta lista. O 4 Horas por Semana é um livro essencial para qualquer um que deseja trabalhar online e ser mais produtivo. Não é um livro sobre trabalhado remoto, nem sobre nomadismo digital: é um livro sobre trabalho e produtividade.

Prova que não temos que ser escravos do trabalho. Prova que é possível ser mais produtivo e trabalhar menos. E isso tudo, sendo mais feliz e aproveitando a vida.

Considerada por muitos a “Bíblia dos Nómadas Digitais”, Tim Ferris conseguiu com este livro fazer-nos acreditar que é possível. Nós também podemos trabalhar 4 horas por semana (sem por isso perder conforto financeiro). Leitura indispensável!