Livros de empreendedorismo: os essenciais

Livros de Empreendedorismo - Ler um livro com o computador ao lado - Nomadismo Digital Portugal

Sou o que sou muito pelo que li. E isto também diz respeito ao meu trabalho como freelancer e empreendedora. Neste artigo mostro-te alguns dos meus livros de empreendedorismo e trabalho remoto favoritos.

Estas leituras ajudaram-me a lidar com o facto de ter que me tornar aquilo a que chamo uma “faz tudo”. No início do meu trabalho como freelancer remota, não pude contar com uma equipa para angariar de clientes, para me gerir as finanças, ou para fazer a gestão do meu tempo.

Os livros sobre empreendedorismo que te mostro aqui são uma fonte de conhecimento, com os quais adquiri conhecimentos que me permitiram trabalhar remotamente de forma sustentável.

Sem estes livros as coisas poderiam ter sido muito diferentes!

Os meus livros de empreendedorismo favoritos

Pense e Fique Rico de Napoleon Hill

Livros sobre Empreendedorismo e Trabalho Remoto: Pense e Fique Rico

Demorei algum tempo até começar a ler este livro depois de o ter. Mesmo com vários empreendedores digitais e nómadas digitais a aconselhar este livro, o título soava-me a algo demasiado utópico e superficial.

Passado esse preconceito inicial, o livro leva a uma mudança de mentalidade incrível. Uma leitura indispensável para perceber a mentalidade por detrás do sucesso financeiro e económico e como é que o pensamento e o poder da mente pode, realmente, influenciar o dinheiro que ganhamos e gerimos.

Pai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki

Livro Pai Rico, Pai Pobre

Um dos livros sobre empreendedorismo que devorei em algumas horas. Um livro que, graças a uma história de duas crianças, explica o que é a inteligência financeira e como é que duas diferentes visões relativamente à gestão de dinheiro levam a caminhos e resultados tão diferentes.

Uma leitura muito simples e com a qual acabamos a pensar de forma diferente sobre o nosso negócio, sobre o nosso dinheiro e sobretudo sobre como ganhamos e investimos os nossos rendimentos.

Este livro prova que aquilo que enriquece as pessoas não é o dinheiro, as ações, sorte ou trabalho: é como é que nos posicionamos mentalmente face à riqueza e ao sucesso.

Startup: Comece a sua empresa por 100€ de Chris Guillebeau

Livro Startup com 100 euros

Um livro inspirador que fala de casos e de histórias de empreendedores que gerem hoje negócios de milhares de euros, tendo muitos deles começado esses mesmos negócios com apenas 100€ ou menos!

Chris Guillebeau identificou várias histórias de sucesso ao longo das suas viagens: nómada digital, Chris já viajou por mais de 175 países enquanto transforma ideias em negócios de sucesso!

A Arte da Guerra no Marketing de Pedro Barbosa

Livro A Arte da Guerra no Marketing

Um livro para perceber de forma clara a importância de como é que o marketing e a gestão são áreas tão próximas, com uma história real (na qual algumas das personagens até conhecemos) e que prova que um livro de marketing não precisa de ser algo aborrecido e técnico!

Com a mítica e os ensinamentos de Sun Tzu percebemos como é a mentalidade portuguesa. O posicionamento e a estratégia de gestores de sucesso na realidade portuguesa fica bem mais clara com esta leitura.

4 Horas por Semana (Trabalhar Menos, Produzir Mais) de Tim Ferriss

Livro 4 Horas por Semana

É provavelmente o mais famoso dos livros sobre empreendedorismo e trabalho remoto desta lista. O 4 Horas por Semana é um livro essencial para qualquer um que deseja trabalhar online e ser mais produtivo. Não é um livro sobre trabalhado remoto, nem sobre nomadismo digital: é um livro sobre trabalho e produtividade.

Prova que não temos que ser escravos do trabalho. Prova que é possível ser mais produtivo e trabalhar menos. E isso tudo, sendo mais feliz e aproveitando a vida.

Considerada por muitos a “Bíblia dos Nómadas Digitais”, Tim Ferris conseguiu com este livro fazer-nos acreditar que é possível. Nós também podemos trabalhar 4 horas por semana (sem por isso perder conforto financeiro). Leitura indispensável!

Marketing Digital na Prática de Paulo Faustino

  • Versão em Português: Wook

O Paulo Faustino é uma referência no Marketing Digital em Portugal e este livro é um guia para quem está a iniciar-se nos seus projetos digitais.

Com ele, aprenderás a base do marketing digital, do marketing de conteúdo e de como podes potencializar e divulgar o teu projeto. É daqueles livros que é um guia de consulta constante!

Remote de David Heinemeier Hansson e Jason Fried

Remote - Livros Sobre Empreendedorismo - Nomadismo Digital Portugal

Um livro que fala sobre o impacto do trabalho remoto e da automação no contexto empresarial. É um livro importante para perceberes de que forma o trabalho remoto vai influenciar o trabalho em equipa e a interação com outras pessoas e colegas.

Ferramentas dos Líderes de Tim Ferriss

Ferramentas dos Lideres- Livros Sobre Empreendedorismo - Nomadismo Digital Portugal

Do autor do 4 Horas por Semana, este livro é bem diferente mas super, super valioso. São entrevistas a algumas das minhas grandes referências (destaco o Seth Godin, a Sophia Amoruso, o Paulo Coelho, o Malcolm Gladwell ou ainda o Seth Rogen) focadas em ferramentas que todos os empreendedores precisam para o seu sucesso.

E que ferramentas são estas? A saúde, o auto conhecimento, o bem estar… basicamente, este livro é uma bíblia para o mindset que, enquanto empreendedores, devemos ter.

Tribe of Mentors de Tim Ferriss

Tribe of Mentors - Livros Sobre Empreendedorismo - Nomadismo Digital Portugal

Um pouco na mesma onda do anterior, este Tribe of Mentors (ainda sem tradução em Português) é mais focado no empreendedorismo e na prática. Algumas das entrevistas que mais gostei foi a do Joseph Gordon-Levitt, a do Jimmy Fallon e a grande Marie Forleo.

Neste livro recebemos conselhos práticos e focados de alguns dos maiores empreendedores e celebridades, que parecem que estão à conversa connosco. Um must-have para quem quer uma leitura relaxada mas que provoca reflexões importantes.

O Livro dos Fazedores de Mariana Barbosa

O Livro dos Fazedores - Livros Sobre Empreendedorismo - Nomadismo Digital Portugal

Um dos últimos livros de empreendedorismo que li e que recomendo muito! A jornalista Mariana Barbosa conta, neste livro, a evolução do panorama do empreendedorismo em Portugal e de algumas das startups portugueses mais importantes.

Eis a minha avaliação no Wook: “Finalmente um livro em Português, sobre Portugueses e sobre a realidade do Empreendedorismo em Portugal! Adorei a forma como foram realizados os contextos de todos os empreendedores e startups que passam pelo livro. Qualquer empreendedor português, ao ler isto, se consegue identificar com os desafios e realidades apresentadas. É um livro não só para quem é empreendedor ou quer empreendedor, mas para quem quer conhecer mais do panorama “fazedor” português. Recomendo!”

Deep Work: A concentração máxima num mundo de distrações de Cal Newport

Deep Work - Livros Sobre Empreendedorismo - Nomadismo Digital Portugal

Um mega livro sobre produtividade e concentração máxima. Sem nos tentar impingir uma norma ou uma caixa, mostra-nos que a produtividade é pessoal e que é necessário conhecermos diferentes formas de trabalhar para criarmos a nossa rotina produtiva.

Li o livro bastante rápido e a leitura resultou em mais de cinquentas notas que tirei. É um livro que recomendo a quem está à procura de reflexões sobre como pode ter um quotidiano mais produtivo, sem perder a paixão pelo aquilo que faz.

Viver sem Chefe: Trabalhar de Forma Independente de Sergio Fernández

Viver Sem Chefe - Livros Sobre Empreendedorismo - Nomadismo Digital Portugal

Apesar do título, este livro não é para quem está a começar a aventura pelo trabalho independente. É sim para quem já trabalha de forma remota e independente e que procura otimizar e escalar o seu projeto.

Este livro, do espanhol Sergio Fernández, é bastante fácil de ler e até divertido, por ter muitas histórias e experienciassem divertidas ligada ao empreendedorismo. Com esta leitura, ficas a saber alguns dos erros que os empreendedores comentem e como é que os podemos evitar – ou pelo menos, olhar para ele como aprendizagens.

Que outros livros de empreendedorismo recomendas? Deixa nos comentários!

Subscreve a Newsletter Gratuita

Preenche o formulário para subscreveres a newsletter gratuita do Nomadismo Digital Portugal e recebe conteúdos exclusivos e todas as novidades em primeira mão!

Os dados são apenas para efeitos de envio da newsletter. Não são cedidos a terceiros.

Autoria

Posts Relacionados