X

A importância de ter um blog de freelancer

Quando se é freelancer, um dos principais problemas é arranjar clientes mas perante esse problema muitas vezes esquecemos-nos de que é preciso nos tornarmos visíveis para que eles nos consigam encontrar: e é aí que ter um blog de freelancer bem estruturado pode ser uma ajuda muito importante.

Ao criar um blog, uma das primeiras preocupações deve ser saber porque é que o estamos a criar, qual é o seu objetivo?

Queremos partilhar os nossos conhecimentos ou é uma forma de ter uma melhor comunicação com os potenciais ou atuais clientes?

Depois de focar o objetivo principal do blog, é importante saber qual é o público-alvo para assim podermos escrever conteúdo útil e que de alguma forma agregue conhecimento e valor aos leitores.

Mas como é que ter um blog de freelancer bem estruturado e útil para os outros pode ajudar no trabalho de um freelancer?

Melhora a comunicação com o cliente

Uma das ferramentas mais importantes nos blogs e nos novos media é o marketing através do e-mail, onde se vai construindo uma lista de contactos dos leitores mais interessados e possíveis clientes e aos quais se envia conteúdo exclusivo diretamente para as suas caixas de entrada, conseguindo assim criar uma comunicação pessoal e personalizada, onde as pessoas que recebem esse conteúdo já estão interessadas no trabalho e área em questão.

Enquanto freelancer, podemos, através de um blog, disponibilizar opiniões de antigos clientes ou o método de trabalho para que, quando uma pessoa entra em contacto para pedir mais informações sobre os serviços do freelancer, ela já conheça a forma de pensar e de trabalhar, fazendo com que todo o processo de criação se torne mais simples e fluido.

Faz de ti um expert na área

Ao escrever conteúdo útil gratuito, isso reflete que não se tem nenhum problema em disponibilizar tempo para partilhar conhecimento.

Enquanto podíamos estar a ganhar algum dinheiro com isso, os potenciais clientes percebem que se o conteúdo gratuito já é tão útil, o pago é ainda mais!

Começam a ver a pessoa por detrás desse blog como uma pessoa especialista na área e capaz de resolver os seus problemas, tornando assim maior a probabilidade de a contratarem.

Escrever guest posts em outros blogs pode também aumentar a reputação e visibilidade.

É a melhor e mais barata forma de divulgação

Escrever e partilhar conteúdo relevante da nossa área, o trabalho e as capacidades divulgam-se por si só. As pessoas percebem que somos uma pessoa profissional. Se o artigo for relevante, as pessoas irão lembrar-se dele sempre que precisarem!

Quando precisarem de contratar alguém, vão contactar-te ou recomendar o teu blog e serviços.

Ter um blog de freelancer fica mais barato do que anunciar no Facebook ou no Google.

Um blog de freelancer com um bom SEO

Aplicar uma boa técnica de SEO (Search Engine Optimization) e escrever de uma forma regular no blog é importante. Isso ajuda a que os artigos apareçam nos primeiros lugares do Google.

Isso é essencial para seres encontrado com maior facilidade!

Estas são apenas algumas das vantagens que se tem em criar um blog quando se é freelancer. Existem muitas mais, incluindo até algumas pessoais! Com um blog, podes desenvolver novas competências de escrita. Podes também aperfeiçoar as tuas capacidades de organização. Muitas vantagens!

Este post foi modificado a 06/07/2019 23:49

Disqus Comments Loading...