O que te impede de começar a trabalhar como freelancer?

 In Como Começar, Trabalhar como freelancer

Dar o passo para começar a trabalhar como freelancer nem sempre é fácil. Por mais que os dias num trabalho que não nos motiva pesem cada vez mais, pensar em trabalhar como freelancer é assustador.

São vários os impedimentos e problemas que colocamos em cima da mesa quando pensamos em trabalhar por conta própria, a prestar serviços e a trabalhar para pessoas diferentes.

Neste artigo descobre algumas destas ideias que temos como bloqueios quando começamos a pensar em trabalhar como freelancer. Nós também as tivemos.

Não ter horários é assustador

Problema: Quando trabalhamos num emprego das 9 às 18 sabemos que o nosso trabalho acontece nessas horas. Dificilmente vamos trabalhar à noite. É improvável que o nosso chefe nos ligue fora do nosso horário de expediente. E é uma grande vantagem de, às 18horas, podermos finalmente desligar do trabalho e ir para casa aproveitar.

Realidade: Um freelancer não tem horários fixos de trabalho…mas isso não significa que não tenha horários de todo. Podes estipular horários fixos de trabalho e apresentá-los aos teus clientes. Podes aceitar reuniões e chamadas dentro de determinados horários. A vantagem precisamente de trabalhar como freelancer é essa: tens liberdade para gerir e criar os teus próprios horários!

Dica: Para marcares reuniões e video-conferências, podes usar a ferramenta gratuita Setmore.

Assusta-me a ideia de lidar com clientes

Problema: No teu emprego atual tens que realizar as tarefas que te são pedidas sem ires muito além no contacto direto com o cliente. Ao trabalhares por conta própria, sabes que vais ter que lidar não só com a satisfação dos clientes, como também com a frustração e descontentamento. E isso assusta-te.

Realidade: Como já dissemos, trabalhar como freelancer implica estares responsável de todos os “departamentos” de um negócio. Isso inclui o contacto direto com o cliente. No entanto, mantém esta ideia bem presente: se fores um profissional correto, que respeita o cliente, tudo irá correr bem. Ser profissional e tratar o cliente bem é tudo aquilo que precisas para teres uma pessoa que vai confiar em ti.

E se não encontrar clientes?

Problema: Esta é provavelmente uma das razões principais para que muitas pessoas não dêem o passo de começar a trabalhar como freelancer. E nós entendemos. Sem clientes, não se atinge a liberdade financeira que é necessária para se ser realmente feliz profissionalmente.

Realidade: Trabalhar como freelancer implica reinventares-te. Pensar fora da caixa é essencial para encontrares clientes. Existem várias técnicas para encontrares clientes e divulgares os teus serviços. Um dos conselhos que te podemos dar é antecipares.

Se queres realmente trabalhar como freelancer, começa hoje mesmo – ainda antes de abandonares o teu emprego – a criar um portfólio, a criar a lista de serviços e a conseguires alguns primeiros trabalhos. Acredita em nós: os mais difíceis são sempre os primeiros!

Dica: O nosso ebook Como Ser Freelancer explica não só como e onde podes encontrar clientes, mas também explica-te como criar a tua marca pessoal, que serviços podes propor e onde os divulgar. Não sabes o que podes fazer como freelancer? Também te ajudamos a encontrar a tua atividade profissional! Clica aqui para saberes o que outros freelancers dizem sobre o nosso ebook.

E se não conseguir ganhar dinheiro suficiente?

Problema: Mesmo que o teu emprego atual não te faça ganhar milhões, ter aquele valor fixo por mês é confortável. É seguro. Trabalhar como freelancer fará com que não tenhas data para receber e isso é assustador.

Realidade: Primeira coisa que precisamos de te dizer: trabalhar como freelancer não significa que vás ganhar menos dinheiro do que aquilo que ganhas atualmente. Pelo contrário! Se fores organizado e souberes como divulgar e organizar o teu trabalho, podes até ganhar mais.

Pensa assim: não vais trabalhar para um cliente ou para uma pessoa como estás agora. Vais trabalhar para várias! É essencial, antes ainda de começares a trabalhar como freelancer, pensares quanto dinheiro precisas por mês. Isso vai permitir-te ter um valor mínimo que sabes que precisarás de ganhar para ter uma segurança financeira.

Não quero tratar de burocracia

Problema: Trabalhar por conta de outrem faz com que não tenhas que lidar com contratos, com gestão de projetos, com orçamentos e com outras burocracias.

Realidade: Trabalhar por contra própria enquanto prestador de serviços faz com que sejas multi tarefas. Par além da tua atividade profissional vais ter sim que tratar de papelada. No entanto, à medida que a tua atividade crescer, podes terceirizar boa parte desse trabalho. Atualmente já existem profissionais de assistência virtual que organizam a tua vida toda, incluindo essas burocracias aborrecidas!

Dica: As comunidades de trabalhadores remotos acabam por ajudar-se muito entre si. Se tiveres dúvidas ou precisares de ajuda em alguma coisa, podes sempre pedir dicas a outros freelancers. Entra gratuitamente no nosso grupo do Facebook clicando aqui ou no nosso Slack clicando aqui.

Impedimentos em trabalhar como freelancer

O que é que te impede de começar a trabalhar como freelancer é só uma coisa: medo.

O medo e as crenças limitantes são os únicos bloqueios que te impedem de dar este passo. São estas as únicas coisas que estão entre ti e uma vida profissional que te faz realmente feliz!

Artigos a ler para ultrapassares o medo

Recebe Conteúdos Exclusivos

Todas as novidades, informações e dicas serão enviadas diretamente para o teu email
SUBSCREVER A NEWSLETTER
Outros Posts
  • Mariline

    mais um excelente artigo! obrigada pelas dicas!

Checklist Gratuita para escolheres o teu Local de Cowork

Quero receber esta checklist
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos.

Checklist Gratuita para começares um Blog de Sucesso

Quero receber esta checklist
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: o Passo a Passo para calculares o teu preço por hora

Quero receber este documento
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: faz o download do Workbook para trabalhares a tua marca

Quero receber este Workbook
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: Mini-Curso por e-mail sobre o Upwork

Quero receber este curso
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: Workbook com Exercícios e Checklist para encontrares a tua área!

Quero receber este Worbook
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: Lista com sites e produtos para seres afiliado!

Quero receber esta Lista!
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: Checklist para começares a tua carreira de freelancer!

Quero receber esta Checklist!
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos
Lista Gratuita

FERRAMENTAS PARA BLOGS E SITES

Mais de 45 ferramentas que testámos e que aconselhamos que uses no teu blog ou site

Recebe Conteúdos Exclusivos

Todas as novidades, informações e dicas serão enviadas diretamente para o teu email
SUBSCREVER A NEWSLETTER
close-link