Posso ou não usar as imagens do Google no meu projeto?

Será que podes usar imagens do Google no teu projeto? Rufem os tambores…e a resposta é…depende!

A partilha de imagens é prática comum nas redes sociais. Quando pesquisas imagens do Google, surgem-te centenas de páginas onde o Google indexa resultados de acordo com as palavras que usaste. O motor de pesquisa do Google é perfeito para encontrar uma imagem divertida para dar os parabéns a alguém, partilhar os memes do momento, ver animais fofinhos ou obter inspiração.

Mas quando falamos do teu projeto, tens de ter em mente que o Google não é mais do que um motor de pesquisa, e não um banco ou depósito de imagens. Isto significa que usares imagens ou qualquer recurso gráfico do Google por motivos profissionais ou comerciais pode trazer-te problemas relacionados com copyright (direitos de autor).

Como descobrir se as imagens do Google têm copyright?

O facto de estar no Google não significa que os seus conteúdos pertençam ao mundo e possam ser usados livremente. Mesmo que sejas mestre na arte do Photoshop, o facto de guardares uma imagem para lhe fazeres algumas alterações não altera a autoria da imagem.

Quando fazes uma pesquisa e clicas numa imagem, podes ler abaixo da mesma o aviso “As imagens podem estar sujeitas a direitos de autor”. Se realmente queres usar imagens do Google, este processo vai consumir-te algum tempo. Por isso, aqui vão algumas considerações que deves ter em conta:

Assume sempre que as imagens do Google têm direitos de autor

Lembra-te que as leis de copyright são diferentes em cada país. Ainda que a foto seja antiga não significa que não pertença a alguém. Por exemplo, nos EUA a lei de proteção de copyright protege o autor até 70 anos após o seu falecimento. Podes esperar tanto tempo?

Para saberes se as imagens do Google têm copyright, deves começar por aceder ao link da imagem. Se a imagem tem direitos de autor, vais precisar da sua autorização antes de poderes usá-la.

Isto significa que vais ter de pôr o chapéu e óculos de detetive e descobrir o nome do autor e como contactá-lo.

Não assumas que o autor te vai responder prontamente. Este passo pode demorar algum tempo e, inclusive, ter algum custo.

imagens google
Photo by Arthur Osipyan on Unsplash

Existem alternativas às imagens do Google?

Claro que há! No Nomadismo Digital Portugal não encontras problemas, mas sim soluções!

Quando o teu projeto é prioridade, perderes tempo à procura do autor de uma imagem ou simplesmente a tentar perceber se a imagem está ou não protegida por leis de copyright não é uma opção.

As boas notícias? Soluções há muitas (assim como os chapéus!):

  • Em vez de guardares a imagem para depois a anexares, cria um link direto para a imagem (e respetivo site);
  • Faz as tuas próprias imagens. Estimula a tua criatividade e tira pessoalmente as tuas próprias fotos. Se as fotos incluem modelos humanos (ou animais), não te esqueças de pedir autorização para usar a sua imagem.
  • Considera usar imagens com licença Creative Commons Zero ou Creative Commons, vulgarmente referidas como CC0 ou CC. As imagens CC0 são de Domínio Público, ou seja, sem quaisquer direitos autorais e por isso podes usá-las livremente. A licença CC significa que o autor da imagem ou fotografia permite o uso da sua imagem sem necessidade de autorização prévia, mediante determinados termos (por exemplo, referir o seu nome de forma clara e explicita). Se dás de caras com um destes casos, lê cuidadosamente os termos e condições.

Para estes tipos de licenças, existem centenas de agências e bancos de imagens. Alguns oferecem imagens gratuitas, como o Unsplash, enquanto outras oferecem conteúdo gratuito, pago ou por assinatura, como é o caso do Depositphotos onde podes aceder a fotos, vetores, vídeos e editoriais.

De qualquer forma, nunca te esqueças de ler as condições de cada imagem, pois a forma como vais usá-la pode ter diferentes requisitos, nomeadamente as licenças padrão ou alargada.

Neste artigo encontras os melhores bancos de imagens grátis. Se estás à procura de vetores, ícones, logos ou fontes originais e gratuitas, podes encontrá-las aqui.

É bastante provável que muitas das imagens do Google que te aparecem indexadas pertençam a estes bancos de imagens que referimos por isso, nunca te esqueças de confirmar. Quem sabe não tens sorte e as imagens do Google que te captaram a atenção são imagens que podes usar livremente!

Dominas a arte de googlar e encontraste excelentes recursos gratuitos para as tuas imagens? Partilha!

Mostrar Mais

Sofia Taveira

Um bom conteúdo técnico não deve provocar sonolência. Sou freelancer e trabalho na criação de conteúdos, ajudando empresas de SaaS a comunicarem de forma eficaz, atraente e fresca.

Artigos Relacionados

Close