Trabalhar a Partir de Casa: + 17 Ideias de Serviços 100% Remotos!
Trabalhar em Casa

Mais de 20 ideias para trabalhares a partir de casa

Trabalhar a partir de casa parece ser um desejo de cada vez mais pessoas. Visto por muitas como um sonho ou um paraíso, ter um trabalho que dependa única e exclusivamente da Internet parece cada vez mais normal…mas não é por isso que é fácil conseguir um!

Uma das coisas que mais provavelmente ouço é que “trabalhar remotamente não é para todas as pessoas“. Falei desta questão na entrevista com a Ana Galvão na Rádio Renascença (ouve a entrevista clicando aqui) e não me canso de repetir que acredito que trabalhar a partir de casa e remotamente é para todas as pessoas e áreas. Mas não é por isso que acho que todos os trabalhos possam ser feitos a partir de casa. Áreas profissionais e trabalhos são coisas diferentes.

Um enfermeiro tem, na sua profissão, vários trabalhos (ou tarefas). Nem todas as tarefas que realiza no seu trabalho “tradicional” podem ser feitas remotamente. No entanto, a sua área profissional pode ser adaptada a uma atividade remota, podendo trabalhar a partir de casa se ele assim desejar.

Durante os últimos anos conheci muitas pessoas e ajudei várias delas, durante os meus processos de consultoria, a encontrarem serviços que pudessem oferecer de forma remota. Muitas simplesmente pegaram em tarefas que já faziam no dia a dia e adaptaram-nas ao trabalho remoto. Outras tiveram que se reinventar e sair da caixa do óbvio, encontrando serviços totalmente novos e inovadores para que pudessem trabalhar a partir de casa.

Se estás numa fase em que queres começar a trabalhar a partir de casa de forma remota, mas não fazes ideia do que podes fazer, este artigo é para ti. Não irei provavelmente conseguir sugerir opções de serviços para todas as áreas e profissões existentes, mas tentei apresentar muitas que te podem inspirar a encontrar outras ideias.

Este artigo explora serviços diretamente relacionados com áreas profissionais específicas. Para te inspirares e encontrares ideias de negócios digitais diferentes, podes também ler o seguinte artigo:

Continua a ler para ficares com algumas ideias de serviços que as pessoas das seguintes áreas podem oferecer de forma totalmente remota e começar assim a trabalhar a partir de casa:

Agricultura / Jardinagem / Agronomia

És jardineiro/a? Ou da área da agricultura ou agronomia? Esta área é mais do que uma área profissional: é um nicho! Apesar de ser vista como uma área presencial, se tiveres vontade de te afastar da responsabilidade em ter que estar fisicamente presente nos terrenos, jardins ou locais, seguem algumas ideias de serviços que podes oferecer de forma remota:

  • Consultoria especializada via Skype
  • Desenvolvimento de projetos específicos de planeamento ou plantação para empresas
  • Investigação e análise independente de produtos de jardinagem e agricultura
  • Conteúdo online que ensine técnicas de jardinagem e agricultura a pessoas individuais
  • Escrita e produção de conteúdos para empresas especializadas

O Departamento da Agricultura dos Estados Unidos publica ofertas de emprego recorrentes com trabalhos e tarefas que podem ser realizadas de forma remota! Apesar de ser nos Estados Unidos, estas ofertas podem dar-te uma ideia do que podes oferecer enquanto trabalhador remoto. Clica aqui para veres estas ofertas que permitem aos americanos trabalhar a partir de casa.

Arquitetura / Engenharia Civil

Tens formação em arquitetura ou engenharia civil? Apesar de as tarefas que implicam visitas regulares a obras e terrenos terem que ser presenciais, existem outros tipos de serviços que os arquitetos e engenheiros civis podem oferecer remotamente para conseguirem trabalhar a partir de casa. Algumas ideias são:

  • Gestão de projetos
  • Consultoria especializada via Skype
  • Criação de projetos para particulares, relacionados com obras, gestão de espaços e remodelações DIY
  • Cursos online para apoio a alunos de arquitetura e engenharia civil

No Upwork é comum surgirem projetos e ofertas de trabalhos relacionados com estas áreas. Segue as palavras chaves relacionadas com o teu interesse e candidata-te a ofertas interessantes e remotas.

Enfermagem / Medicina

Um médico tem que estar em contacto com o seu paciente. Quanto a isso não há dúvidas. No entanto, se fores enfermeiro ou médico e tiveres vontade de trabalhar a partir de casa sem por isso abdicares da tua paixão, existem alguns serviços que podes oferecer.

Hoje, ao mínimo sinal de indisposição ou desconforto, as pessoas procuram na internet por uma resposta ou ajuda médica. Perante tanta informação errada, é urgente a criação de conteúdos precisos, reais e produzidos por especialistas. Porque não aproveitar esta oportunidade? Algumas ideias de serviços que podes oferecer de forma remota são:

  • Apoio via telefone ou Skype a doentes ou pacientes
  • Trabalho de transcrições médicas
  • Apoio na leitura e compreensão de relatórios e análise médicas
  • Criação de documentação especializada sobre doenças, más disposições ou viroses comuns
  • Produção de conteúdos internos especializados para hospitais ou clínicas
  • Representação comercial de hospitais ou clínicas, apresentando de forma profissional os seus serviços potencializando vendas e divulgação do espaço

Um enfermeiro ou médico certificado pode também juntar-se a outros profissionais como nutricionistas ou personal trainers e criar um serviço exclusivo que apoie as pessoas com informações corretas e certificadas.

Artes / Pintura / Artesanato

Numa época em que o comércio local e artesanal é cada vez mais procurado, encontrar serviços que te permitam trabalhar a partir de casa nesta área não é complicado. Quer seja pintura, artesanato, costura ou colagem, existem vários serviços que podes criar e desenvolver de forma remota:

  • Criar conteúdos que ensine as pessoas a criarem os seus próprios produtos
  • Abrir uma loja online de venda de produtos artesanais (via Etsy, WooCommerce, Shopify, eBay…)
  • Criação de produtos específicos e personalizados para empresas e particulares

Para abrires uma loja online, podes utilizar plataformas como o Shopify, o Etsy ou o WooCommerce. Clica nestes links para acederes a cursos online que te explicam como é que podes começar a dar os primeiros passos em cada uma delas.

Economia / Contabilidade / Finanças

Freelancer em Portugal - Finanças e Impostos

Estas são umas das áreas que acredito que podem ser aplicadas com muito sucesso ao trabalho remoto. Com o aumento de empreendedores digitais e trabalhadores remotos, as dúvidas relativas ao dinheiro são, também elas, muitas!

Economistas, contabilistas e gestores financeiros são muito procurados…e por mim falo! Demorei muito tempo a encontrar contabilistas que prestassem serviços de forma totalmente remota. Algumas ideias de serviços digitais que estas áreas podem prestar são:

  • Consultoria especializada a empreendedores e startups
  • Aconselhamento de gestão financeira individual e profissional
  • Apoio a aberturas de empresas
  • Criação de planos de estratégia financeira
  • Produção de conteúdos para gestão financeira e apoio de orçamento familiar
  • Apoio à organização de contabilidade organizada ou simplificada
  • Controlo de despesas e receitas para pequenas empresas e empreendedores

Muitos contabilistas e economistas apresentam os seus serviços em plataformas como o Zaask. Clica aqui para veres alguns destes contabilistas portugueses e inspira-te nos serviços que eles propõem!

Beleza / Moda

As pessoas que têm formação em áreas de beleza e moda podem achar que, para trabalhar a partir de casa, as únicas opções que têm é criar mais um blog ou canal do YouTube ou vender uma marca de maquiagem ou beleza de forma independente.

Mas estas não são as únicas (nem as melhores) opções de trabalhar remotamente nestas áreas! Algumas ideias de serviços da área da beleza e moda podem ser:

  • Aulas individuais via Skype de maquilhagem ou estilo
  • Produção de conteúdos sobre moda e beleza que ajude as pessoas a adotarem no quotidianos práticas mais alinhadas com aquilo que desejam
  • Criação de revistas digitais de moda
  • Apoio a bloggers e influenciadores digitais na organização e apresentação visual da sua presença digital
  • Análise de tendências para pequenas e médias empresas ou startups

O Upwork é também uma fonte de inspiração para trabalhos relacionados com moda e beleza.

Comercial / Vendas

Tens veia comercial? A comunicação de um para um corre-te no sangue e sabes como convencer uma pessoa a comprar determinado produto ou serviço? Trabalhar de forma remota não vai ser difícil!

Na área comercial não faltam ofertas e trabalhos digitais, sobretudo numa altura em que a maioria das vendas se fazem online. Alguns serviços que podes propor são:

  • Integração em equipas de marketing para apoio na produção de peças comerciais
  • Consultoria para empresas e empreendedores para ajudá-los a aumentar e potencializar vendas
  • Criação de conteúdos de marketing B2B ou B2C para integração em funis de venda
  • Apoio e assistência ao cliente em sites de e-commerce e vendas online
  • Representante comercial para empresas, criando propostas, parcerias e aumento de vendas

O site Peak Sales Recruiting publicou um artigo muito útil e rico com 14 dicas de especialistas para te tornares um comercial de vendas remoto de sucesso. Clica aqui para o leres.

Comunicação / Marketing

A área da comunicação e do marketing é uma das mais fáceis de adaptar a serviços digitais, sendo uma excelente opção para trabalhar a partir de casa…mas exige muito trabalho e motivação para que seja proveitosa! Cada vez existe mais oferta deste tipo de serviços.

Mas, por outro lado – e felizmente para mim que sou da área – existe também cada vez mais necessidade e procura! Seguem algumas ideias de serviços que uma pessoa formada em comunicação e marketing pode oferecer de forma remota:

  • Gestão de redes sociais para pequenas e médias empresas e startups
  • Criação de conteúdos de marketing otimizados para converter em vendas ou visitas
  • Criação de planos estratégicos para projetos digitais ou físicos
  • Consultoria de comunicação pessoal e empresarial, apoiando por exemplo quem quer comunicar melhor em apresentações públicas ou entrevistas de trabalho
  • Relatórios e estudos de mercado para empresas ou empreendedores

Lembra-te para que venderes bem os teus serviços de comunicação e marketing, também deves tu mesmo apresentar-te como um excelente profissional. Cuida da tua imagem, trata das tuas redes sociais e apresenta-te com inteligência e profissionalismo. O eBook Como Ser Freelancer tem um capítulo totalmente dedicado à apresentação enquanto freelancer remoto.

Desporto / Fitness

O aumento da preocupação com o bem estar, com a saúde e com a alimentação, levou a uma prática mais regular de desporto. É cada vez mais normal ver pessoas a correr, a praticar desporto e a procurarem alternativas mais acessíveis para a prática desportiva.

Muitas pessoas querem fazer desporto em casa, mas não sabem por onde começar. Porque não ofereceres os teu serviços? Isso vai permitir-te trabalhar a partir de casa e oferecer um serviço diferenciado às pessoas:

  • Aulas personalizadas via Skype
  • Cursos online de fitness individual, que ensine as pessoas a praticarem desporto em casa de forma simples, segura e saudável
  • Criação de planos de desporto consoante as necessidades e objetivos de cada pessoa
  • Conteúdos sobre aquecimento pré e pós desporto e massagens desportivas

O site português Fixando tem categorias de profissionais dedicadas à prática desportiva. Neste site podes encontrar e oferecer serviços que vão desde Pilates, Massagens, Aulas Privadas de Yoga ou ainda Personal Training. Clica aqui para saberes mais.

Direito / Advocacia

Tal como as áreas de contabilidade e economia, também a área do direito é muito procurada por trabalhadores remotos.

As perguntas relacionadas com contratos de trabalhos, problemas com clientes, registos de marcas ou litígios relacionados com direitos de autor são das mais recorrentes entre trabalhadores remotos.

Se és da área do direito, aproveita esta oportunidade para criares um leque de serviços que te permitam trabalhar a partir de casa como por exemplo:

  • Consultoria jurídica a empreendedores e startups
  • Apoio na criação de contratos de trabalho e de prestação de serviços
  • Assistência na criação de empresa e registos de marcas
  • Apoio na gestão e comunicação com clientes ou parceiros com os quais se está a ter algum litígio ou conflito
  • Assessoria jurídica a empresas e a empreendedores

Aqui no site podes encontrar um modelo de contrato de prestação de serviços criado por uma advogada portuguesa, a Sílvia Gomes. Este serviço é um exemplo de como é que um advogado especializado em direito do trabalho pode ajudar, de forma remota, empreendedores e empresas. Clica aqui para saberes mais sobre este modelo de contrato.

Educação / Formação

Hoje as pessoas querem aprender mais e saber mais…mas de forma flexível. Queremos aceder aos conteúdos que quisermos no momento em que queremos e onde queremos. Os professores e pessoas da área da educação têm aqui uma forma de oferecerem os seus serviços de forma remota. Algumas ideias são:

  • Criação de cursos online
  • Escrita de livros digitais e cadernos de atividades
  • Apoio e explicações a estudantes via Skype
  • Criação de materiais educativos para escolas e universidades
  • Aulas de línguas online, através de plataformas como o TutorVerbling ou o Livementor

Dar explicações através da internet permite não só uma maior flexibilidade aos alunos, como também ajuda a que fiquem mais motivados, pois mostra que o explicador se consegue adaptar à realidade da nova geração que passa quase exclusivamente pelo digital.

Queres dar aulas presenciais enquanto viajas? Também é possível! Se fores professor de inglês, a procura aí é enorme. Países que não têm o inglês como língua oficial mas que, devido ao crescimento económico lidam cada vez mais com o inglês, são um excelente destino para ti.

Centros de apoio escolar ou centros de língua procuram desesperadamente por professores ou pessoas com conhecimento de inglês. Na Ásia, os requisitos são o ensino secundário e um excelente nível de inglês. Alguns centros pedem um certificado de língua como o TEFL (que pode ser realizado online). Muitos desses contratos são de apenas alguns meses, o que acaba por ser óptimo para continuares a viajar.

Secretariado / Administração

Ser Assistente Virtual é uma forma de ganhar dinheiro na Internet

Os trabalhos de secretariado e administração são, mesmo em regime “escritório”, feitos quase sempre à frente do computador. Porque não aproveitar e começar a trabalhar a partir de casa? Hoje fala-se cada vez mais de assistentes virtuais e não é por acaso: é possível fazer este trabalho a partir de casa! Algumas ideias de serviços remotos que podes oferecer são:

  • Apoio na gestão de pequenas empresas e startups
  • Ajuda na administração financeira e processos operacionais, como emissão e controlo de faturas, organização de documentos,…
  • Conteúdos instrutivos para particulares ou empreendedores sobre questões práticas como organização de documentos e gestão de agenda
  • Resposta a emails e gestão de comunicação interna
  • Atendimento de chamadas e gestão de reuniões

Eu própria conto com a ajuda pontual de uma assistente virtual portuguesa, a Maria Cardoso. Podes saber mais sobre o seu trabalho lendo dois artigos que a Maria escreveu para o Nomadismo Digital Portugal:

Nutrição / Alimentação / Cozinha

Alimentos e comida mais saudável

Apesar de serem duas profissões bem distintas, os nutricionistas e cozinheiros têm oportunidades similares no que diz respeito ao trabalho remoto. Falar de blogs de alimentação é cada vez mais normal, mas as oportunidades relacionadas com a alimentação vão mais além! Algumas ideias de serviços digitais podem passar por:

  • Consultas individuais via Skype de nutrição
  • Apoio na organização das compras alimentares familiares
  • Workshops e webinares online de cozinha
  • Elaboração de receitas e menus específicos consoante as necessidades nutricionais e objetivos do cliente
  • Elaboração de receitas e menus para empresas e locais com cantinas, focando por exemplo no aumento de produtividade e concentração das pessoas
  • Criação de livros digitais de ajuda nutricional ou de receitas

Dois exemplos de pessoas portuguesas que trabalham nestas áreas e conseguem fazê-lo de forma independente são a Vânia Ribeiro, do blog Made by Choices, e a Cláudia Fonseca, do blog Officinalis. A Vânia, apesar de a maioria dos seus workshops serem presenciais, cria imenso conteúdo digital exclusivo, focado sobretudo no vegetarianismo. A Cláudia por sua vez, desenvolve programas e apoios remotos focados numa nutrição holística e natural.

Fotografia

Um fotógrafo já é por si próprio um “nómada digital. O meio de trabalho que usa pode ser usado em qualquer lado e a qualquer hora. Essa atividade pode render bastante dinheiro, mesmo sem ter um contrato fixo com alguma empresa. Algumas ideias de serviços digitais que podes seguir são:

  • Criar conteúdos de ajuda à iniciação à fotografia sob forma de cursos online, vídeos, blog ou livros digitais
  • Vender fotografias em bancos de imagens como o iStockSmugMug ou o Fotolia
  • Trabalhar para uma empresa, loja online ou empreendedor, tirando fotografias específicas
  • Fazer tratamento, edição e montagem de imagens e fotografias

Como é um trabalho visual, é essencial que cries um sólido e bonito portfólio dos teus trabalhos. Para criares um portfólio fotográfico mesmo sem experiência, é muito fácil: basta saíres, começares a fotografar ou pedir a amigos e familiares para fazer sessões de fotografia!

Hotelaria / Turismo

tipos de alojamentos turísticos

Tens um curso ou formação de hotelaria ou turismo? Fica a saber que as tuas oportunidades não acabam em hotéis, restaurantes ou cruzeiros. Seguem algumas ideias de serviços digitais que profissionais destas áreas podem oferecer:

  • Consultoria para pequenos hotéis e pousadas, focando em questões estratégias, potencial turístico, gestão interna,…
  • Organização de eventos, convenções, congressos, feiras especializadas e festas
  • Elaboração de planos de marketing e estratégia para locais turísticos
  • Apoio em captação de novos clientes
  • Criação de conteúdos digitais com avaliação de novos locais turísticos

Se queres abraçar o lado nómada do termo Nomadismo Digital e és desta área, podes aproveitar enquanto viajas para descobrir novos locais turísticos e trabalhar pontualmente para cada um deles. O site World Packers permite-te encontrar oportunidades de trabalho em vários locais, trocando os teus serviços por alojamento e/ou alimentação. Clica aqui para saberes mais.

Multimédia / Vídeo / Design

Decidi juntar estas categorias, porque são áreas muito comuns de serem feitas de forma totalmente remota. As ofertas são mais que muitas e, tal como a Comunicação e o Marketing, precisas de saber como te diferenciar da tua concorrência. Algumas ideias de serviços que podes oferecer para trabalhar a partir de casa nestas áreas são:

  • Edição de vídeo ou imagens para youtubers, bloggers ou produtores de conteúdos online
  • Criação de sites, blogs e produtos digitais
  • Trabalhar para empresas na elaboração dos seus documentos e materiais
  • Criação de branding e estacionário para projetos digitais, empreendedores e empresas

Os sites como o Upwork ou o Workana estão recheados de ofertas para trabalhos destas áreas. O segredo nesta área é teres um bom portfólio e diferenciares-te da concorrência com algum serviço ou técnica pouco utilizada.

Trabalhar a partir de casa implica pensar fora da caixa

Todos os conhecimentos que tens podem ser vendidos. Quer seja através de um blog, de vídeo aulas ou através de um e-book, há muita gente que quer saber o que sabes e aprender contigo.

Todos nós temos conhecimentos em algo e somos bons em alguma coisa. Para chegar a essa conclusão, pára um pouco (e o pouco podem ser minutos, horas ou dias) e faz uma lista de tudo aquilo em que és bom. Perante essa lista, pensa em serviços que podes oferecer que permitam trabalhar a partir de casa.

Podes ser bom a limpar a casa, a organizar objetos, a jogar playstation ou a conduzir. Qualquer um destes conhecimentos pode ser rentabilizados para que te possas tornar, graças aquilo que sabes, num nómada digital!

Bom a limpar a casa?

Porque não criar um site onde dás conselhos e dicas de como limpar a casa? Muitas são as pessoas que procuram formas mais rápidas e económicas para limpar e arrumar a casa.

Podes também ensinar receitas para fazer produtos de limpeza mais ecológicos. Podes ainda podes criar uma plataforma onde as pessoas enviam os problemas que encontram em casa (“como tirar tinta da madeira?”; “como tirar rapidamente o calcário da máquina de lavar?”, entre outras dúvidas).

Podes criar mesmo ebooks ou videos a mostrar as técnicas. Um exemplo deste tipo de conteúdo é o blog e canal Clean My Space.

Bom a organizar objetos?

Podes fazer conteúdos a ensinar dicas de organização! Vídeos com dicas de como arrumar eficazmente as prateleiras da cozinha ou do armário são muito populares na internet. Conteúdos sobre organização são uma das tendências!

As pessoas procuram organizar a casa de forma mais eficaz, para não perderem tempo a procurar determinados objetos. A organização não se resume só a decoração! Podes também dar dicas de como arrumar a mala para viajar ou uma agenda!

Um exemplo de um serviço criado nesta área foi o da portuguesa Rafaela Garcez, que criou um serviço de organização profissional que ajuda as pessoas a tornarem-se mais produtivas e felizes no seu dia a dia. Clica aqui para saberes mais.

Bom a jogar playstation?

Alguns dos youtubers mais famosos e mais bem pagos do mundo são do setor do gaming. Há cada vez mais procura por conteúdo ligado aos jogos. Podes fazer conteúdo crítico, como uma avaliação de um jogo.

Podes dar dicas mais técnicas, ensinando como jogar a um determinado jogo. Ou até dicas estratégicas para quem quer jogar melhor. Os caminhos para rentabilizar essa paixão são vários!

Bom a conduzir?

Dá dicas de como memorizar algumas partes do código! Conseguir memorizar as tabelas das velocidades ou das contra-ordenações não é fácil. Podes também esclarecer dúvidas a quem está agora a estudar o Código da Estrada.

E porque não dar mesmo dicas de condução? São muitos os conteúdos procurados por aqueles que estão a tirar a carta de condução, e não são poucas as pessoas que estão prontas a pagar por ajuda suplementar em vésperas de exame! Um exemplo deste tipo de conteúdo é o canal Conduite Facile.

A tua área profissional não foi explorada neste artigo? Deixa um comentário com a tua questão e eu tentarei dar-te algumas ideias de serviços digitais que podes oferecer para que conseguias trabalhar a partir de casa de forma remota!
Escrito por

Krystel Leal

Freelancer em Marketing Digital, apaixonada por movimento e viagens, lançou em 2016 o primeiro site português dedicado ao Nomadismo Digital.

3
Deixe um comentário

avatar
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
Aline Porto Félix
Aline Porto Félix

Excelentes dicas!
Parabéns! Conteúdos incríveis!

Marina Quadros
Marina Quadros

olá Krystel!! Adorei o post! Muito inspirador, muitas idéias!! Entretanto, minha profissão não foi abordada, sou bióloga e tenho dificuldades em pensar fora da caixa…tens alguma sugestão ?!
obrigadíssima e beijinhos

Krystel

Olá Marina! Obrigada pelo teu comentário. Que tipo de tarefas/competências praticas e tens na tua atividade? 😀 Abraço!