Home Office: como ser mais produtivo a trabalhar em casa
home office trabalhar casa

Home Office: como ser mais produtivo a trabalhar em casa

Trabalhar em casa é uma forma de conseguir conciliar liberdade local com autonomia na organização de horários…mas também pode ser muito complicado!

Uma das desvantagens apontadas ao home office é de que é muito difícil manter um nível elevado de produtividade quando se trabalha a partir de casa. Os espaços de cowork surgiram aliás muito por causa desse “problema”: sobretudo os freelancers e trabalhadores remotos debutantes mostravam níveis de produtividade e motivação baixa ao trabalharem em casa.

Os espaços de cowork são uma forma de sair de casa, trabalhar num espaço agradável, com pessoas interessantes e assim conseguir manter um nível de produtividade e motivação elevados.

No entanto, o trabalho a partir de casa não precisa de ser obrigatoriamente um sinónimo de pouca produtividade! Fica a saber algumas dicas para que te consigas manter motivado no teu home office.

Trabalha com luz natural

Sempre que possível, tenta trabalhar com luz natural. São vários os estudos que mostram que a luz natural beneficia os trabalhadores, aumentando consideravelmente o nível de produtividade. Experimenta trabalhar durante o dia, perto de janelas ou em divisões com muita luz natural.

Mantém o teu espaço de trabalho organizado e arrumado

Ter um espaço de trabalho desarrumado, no qual tens não só dificuldade em encontrar o que precisas mas também pouco espaço para te mexeres, aumenta o stress e faz com que interrompas mais vezes o teu trabalho para arrumares ou organizares a tua mesa de trabalho.

Home office é também ter um escritório

home office escritório em casaTrabalhar em home office não significa não ter escritório. É importante que tenhas uma zona, mesa ou área específica dedicada única e exclusivamente ao teu trabalho.

Teres uma zona própria para trabalhares permite que consigas fazer uma diferenciação clara entre a tua vida profissional e pessoal.

Preocupa-te em ter uma boa cadeira

Pode parecer um conselho banal, mas uma boa cadeira, ergonómica e que acompanha o movimento do corpo é essencial para conseguires trabalhar com qualidade.

Sentires que estás confortável enquanto trabalhas é essencial para um nível crescente de produtividade.

Respira ar fresco durante o teu dia

Trabalhar em regime home office é poder ter a liberdade de organizar a agenda como se quiser e poder sair durante o dia ou noite. Respira ar fresco durante o teu dia de trabalho, seja abrindo a janela ou saindo dar um passeio.

Teres a sensação de estares fechado e preso dentro de uma divisão não é saudável e não aumenta em nada a tua produtividade!

Usa um calendário – organiza a tua vida e trabalho

Ter um calendário, seja digital ou em papel, é importante para que permaneças produtivo. Aponta os teus compromissos e tarefas diariamente e organiza o teu calendário por prioridades e urgências: isso permite que tenhas uma visão clara do que deve ser feito primeiro.

Se és blogger ou se fazes uma gestão de site ou projeto que envolve conteúdo digital, podes utilizar o CoSchedule, o gestor de conteúdo que usamos aqui no Nomadismo Digital!

Protege as tuas horas de maior produtividade

Com a prática enquanto trabalhador home office, vais perceber quais são as horas do dia (ou da noite) nas quais és mais produtivo. Ao descobrires quais são, protege religiosamente essas horas de qualquer procrastinação que possa surgir.

Aproveita esse período para realizares as tuas tarefas mais urgentes do dia, assim garantes que o mais urgente fica realmente feito no teu período mais produtivo.

Evita barulho ou distrações sonoras

Enquanto trabalhas, evita quaisquer distrações sonoras. Em casa, temos maior tentação em ligar a televisão ou pôr a máquina da roupa a trabalhar. Evita fazê-lo durante o teu período de trabalho! Temos uma tendência natural em concentrar-nos mais nesses barulhos “invulgares” do que no nosso trabalho.

Para te concentrares melhor, podes usar uns auscultadores anti-ruído e subscrever a aplicações com o FocusWill – esta aplicação em particular permite-te ouvir músicas e sons que foram escolhidos com critérios científicos que aumentam naturalmente a tua concentração e produtividade!

Desliga todas as notificações (computador e smartphone)

woman-using-her-iphone-at-home-office

Evitar distrações sonoras envolve também evitar ser interrompido com notificações. Durante o teu momento de produtividade, desliga não só o teu smartphone mas também todas as notificações. Tudo o que possas vir a receber no teu computador (e-mail, redes sociais, etc) deve ser desligado.

Existem muitas aplicações que te permitem bloquear determinados sites. Assim, não te sentes “tentado” em ir ver as tuas notificações ou feed do Facebook. Uma das mais conhecidas e utilizadas é a RescueTime, que te permite também controlar o teu tempo e o que fazes no computador.

Faz pausas regulares

Enquanto trabalhador home office, o que te deve interessar é qualidade ao invés de quantidade. Faz pausas regulares entre as tuas tarefas: isso permite-te recarregar as baterias e começares a trabalhar novamente com mais motivação.

Para fazeres mais facilmente essas pausas regulares, podes trabalhar usando a técnica Pomodoro: esta é uma das técnicas de produtividade mais utilizadas e ajuda-te a seres mais produtivo!

Marca todas as tuas reuniões para o mesmo dia

Uma técnica de produtividade que podes utilizar é o Batching. Isto significa precisamente o que a palavra quer dizer: trabalhar por lotes. Coloca num “lote”, ou seja no mesmo período de tempo, todas as reuniões ou conversas skype que tenhas que ter. Isso permite-te que não tenhas que interromper os teus dias de trabalho para realizar este tipo de reuniões.

Escrito por

Nomadismo Digital Portugal

Site português sobre nomadismo digital, trabalho remoto, viagens e empreendedorismo digital.

Deixe um comentário

avatar
  Subscrever  
Notificar de