Como ganhar dinheiro online como afiliado

Como é que posso ganhar dinheiro online é provavelmente uma das perguntas mais feitas a quem trabalha remotamente e monetiza o seu tempo online. A afiliação é uma das respostas possíveis para essa pergunta e pode ser aplicada quer tenhas um blog ou não. É uma das formas que tens à tua disposição, com um investimento financeiro nulo, de começar, a ganhar dinheiro online.

Se tiveres um blog, isto é uma excelente forma de monetizares o teu espaço online. Mas, mesmo que não queiras utilizar esta forma de monetização no teu blog, é possível ganhar dinheiro online como afiliado, se tiveres uma boa base de seguidores ou simplesmente se fores alguém que gosta de aconselhar produtos e serviços aos teus amigos e conhecidos.

Curioso para saber o que é isto da afiliação?

O que é a afiliação?

A afiliação é um conceito muito simples que envolve três atores principais:

  • um afiliado,
  • um produto/anunciante e
  • um cliente final.

Basicamente, o que é acontece é que o anunciante (que pode ser uma marca, um serviço, uma ferramenta ou um produto) paga ao afiliado sempre que ele conseguir trazer um cliente final para o que ele está a vender.

O anunciante disponibiliza normalmente aos seus afiliados formas de patrocinarem o produto, como banners, imagens ou vídeos. Ao estares inscrito num produto como afiliado tens um link personalizado, que tem um código individual que permite saber quando alguém realiza a compra pelo teu link.

É importante dizer que a compra através de um link de afiliado nunca tem um preço inflacionado: o preço do produto através do link de afiliado é sempre igual ao preço que a pessoa paga se não passar por esse método!

Qual é o valor que posso ganhar?

Ganhar dinheiro online com programas de afiliado é possível, mas varia de produto para produto. O valor que cada afiliado ganha depende de cada anunciante.

O afiliado recebe normalmente uma percentagem do valor da compra ou da visualização. Sim, um programa de afiliação não está sempre realizado só com compras diretas! Pode estar também relacionado com a visualização, como é o caso do famoso Google Adsense.

O Google Adsense é um dos maiores programas de afiliação do mundo que permite que, mediante uma inscrição, tenhas acesso a anúncios que podes colocar no teu blog. Este é um programa que só funciona se tiveres um site ou blog, pois é um programa que funciona por display (visualização de anúncios). Ganhar dinheiro online com o Adsense é possível, sendo um dos métodos mais utilizados e explorados na internet.

Como ganhar dinheiro online como afiliado?

Se não tiveres um blog ou site, a forma de ganhares dinheiro como afiliado é tendo uma excelente base de seguidores ou uma boa lista de e-mails. Isso permite-te que, sempre que aderires a um produto como afiliado e achares pertinente, possas enviar uma mensagem a aconselhar esse produto.

No entanto, com um blog ou site, ganhar dinheiro na Internet como afiliado é bem mais fácil e rentável.

Com um blog, podes apostar no mercado de afiliação de duas formas:

1Criar um blog de nicho

Imagina que estás inscrito no site Creative Market como afiliado. Sendo este site uma fonte de recursos de design e multimédia como fontes, imagens, patterns ou temas para sites, podias criar um blog só sobre web design.

Assim, no teu blog, irias falar com regularidade sobre os melhores temas para usar em blogs, sobre os melhores brushes para Photoshop ou ainda criar conteúdos sobre utilização de fontes em conteúdos ou manipulação de fotografias.

Em cada artigo, poderias facilmente aconselhar produtos do Creative Market, pois o teu blog estaria ligado diretamente a este programa de afiliação.

O blog seria assim construído à volta do nicho e dos programas vendidos no Creative Market. Em blogs de nicho, criados especificamente para promoção de produtos ou monetização, o ideal é criar um blog limpo, com poucos widgets e distrações, focando assim o leitor no produto final. Quanto menos distrações, melhor conseguimos levar o leitor diretamente ao anunciante.

Se encontraste um ou vários produtos interessantes numa plataforma ou site que disponibiliza um programa de afiliados, criar um blog de nicho à volta deles é uma excelente forma de ganhar dinheiro na Internet.

No entanto, não te enganes que basta criar um artigo e posicionar os teus links de afiliado! Para que isso seja realmente rentável, precisas de criar artigos interessantes e que tragam valor acrescentado aos leitores. Tens que saber seduzir os leitores para aquele produto no qual queres que eles cliquem.

2Integrar vários programas de afiliado ao teu blog

Ao contrário do primeiro exemplo em que criamos um blog em torno de um ou de vários programas de afiliados, neste caso o que vamos fazer é integrar os programas de afiliação nos conteúdos do blog, sem que este seja criado a pensar nesses programas.

Um exemplo é aqui o Nomadismo Digital. Não criámos este blog a pensar em programas de afiliado. Criámos o site para publicar conteúdos ligados ao nomadismo digital, ao empreendedorismo digital e ao trabalho remoto.

Não somos um blog de nicho ou de destinado unicamente à promoção de produtos. Sendo assim, a maioria dos nossos artigos não têm links externos.

Quando achamos pertinente, publicamos alguns links de produtos e serviços externos com os nossos links de afiliado. Temos uma política de publicidade criada especificamente para estas publicações, pois a finalidade do Nomadismo Digital não é de ganhar dinheiro pela Internet ou a promoção de programas de afiliação.

Que sites existem para ser afiliado?

Existem muitos produtos e serviços que têm programas de afiliação nos quais te podes inscrever. Os mais conhecidos são o Google Adsense e a Amazon e, em Portugal, temos também a livraria Wook que tem um programa de afiliação para quem divulgar os livros à venda no site.

Faz o download da nossa lista! Nela ficarás a conhecer mais de 30 sites e produtos de afiliação nos quais te podes inscrever hoje mesmo!

Gostaste? Dá o teu like neste post! ❤️
Site português sobre nomadismo digital, trabalho remoto, viagens e empreendedorismo digital.