Como ganhar dinheiro com um blog de viagens

ganhar dinheiro com um blog de viagem

Criar um blog de viagens não é difícil. Mas conseguir ganhar dinheiro com um blog de viagens, isso nem sempre é fácil.

Hoje são várias formas que existem para ganhar dinheiro com sites e blogs. Seguem algumas dicas que deves ter em conta se queres ganhar dinheiro com um blog de viagens.

O conteúdo é rei

Antes de qualquer dica de monetização direta do teu blog, precisas de ter em mente que deves ter um público regular e uma audiência crescente. O leitor é o que faz com que seja possível ganhar dinheiro com um blog de viagens e este só se conquista com um conteúdo rico, útil e de qualidade.

Preocupa-te, acima de qualquer outra coisa, em criar o melhor conteúdo dentro do teu posicionamento.

Publicar com regularidade também faz com que exista uma maior proximidade com o teu leitor. Não fiques portanto semanas sem publicar nada no blog ou nas tuas redes sociais.

Preocupa-te em tornar o teu blog popular. Não te preocupes logo em ganhar dinheiro!Clica para Twetar

Métricas e números

Para aumentares a probabilidade de ganhar dinheiro com um blog de viagens, precisas de saber alguns dados importantes.

  • Quantos visitantes tens em média por dia? Por semana? Por mês?
  • Quais são os posts mais lidos?
  • De onde são os teus leitores?
  • Que idades têm?

Esses dados vão permitir-te conhecer a tua audiência. Vai ser assim mais fácil adaptares o teu conteúdo e conquistar mais e mais leitores.

Se quiseres fazer parcerias com marcas, estas vão querer saber quem é o teu público. Isso vai ser essencial para que as marcas percebam se o teu blog corresponde ou não ao consumidor com quem eles querem comunicar.

Para teres acesso a estes dados, inscreve o teu blog no Google Analytics. Esta ferramenta do Google é grátis e muito fácil de utilizar para termos essas informações mais básicas.

Como ganhar dinheiro com um blog de viagens?

Depois de teres uma audiência e leitores, podes começar a implementar algumas formas de monetização.

Um bom blog de viagens é um blog que oferece dicas e relatos de experiências únicas e pessoais, que proporcionam ao leitor não só um momento de leitura agradável mas também de sonho.

Se começares a encher o teu blog como publicidade, isso vai sufocar o teu leitor. Poderás vir a perder os teus leitores e não vais conseguir ganhar dinheiro.

Portanto, antes de implementares, percebe quais são as formas de monetização que se adaptam ao teu público e preocupa-te em colocá-las no teu blog de forma subtil e útil.

Como ganhar dinheiro com um blog de viagens?

Afiliação

Os programas de afiliação são uma das formas mais utilizadas nos blogs para ganhar dinheiro. Isso significa que te registas como afiliado/parceiro de um site ou serviço e, ao escreveres um post sobre algum desses serviços, podes colocar um link teu (criado por esse mesmo programa) que ao ser clicado, te permite ganhar uma percentagem da compra realizada pelo teu leitor.

Os programas mais populares são os da Amazon ou de sites que gerem diversas marcas, como o Tradedoubler ou o Share a Sale.

Parcerias diretas

Ao viajares, acabas por visitar hotéis, pousadas, restaurantes ou conhecer marcas e lojas locais. Podes aproveitar, antes de uma viagem, para contatar marcas presentes no local para onde estás a ir e criar uma parceria com eles. Nesses casos, podes negociar não só uma recompensa financeira, mas também hospedagem ou refeições grátis em troca de publicidade no teu blog.

Esta forma de ganhar dinheiro com um blog de viagens funciona sobretudo através de posts publicitários (escreves um post a falar da marca com quem fizeste a parceria) ou de publicidade visual.

Criar um produto

Se tens um blog de viagens, é porque tens certamente conteúdo único que muita gente está disposta a pagar para ler. Dicas de viagens únicas, relatos de viagens, fotografias de locais que visitaste, cursos de como viajar pelo mundo…quando viajamos aprendemos imensos e o nosso conhecimento acaba por ter valor para outras pessoas.

Podes aproveitar para criar um produto como um ebook ou um curso online que vendes à tua audiência. Isso aumenta o valor do teu blog e faz de ti uma referência dentro do teu nicho.

Publicidade

Quando se fala de publicidade em um blog, as pessoas pensam logo em pop-ups ou banners publicitários. Para além dos programas de afiliação, que permitem colocar publicidade visual, existem também os programas como o Google Adsense, que te permitem ganhar dinheiro se o teu leitor clicar no anúncio que apresentas no teu blog.

Todas estas formas de monetização podem ser declinadas em dezenas de outras possibilidades. No entanto, nunca te esqueças que o mais importante é sempre o teu leitor e produzir um conteúdo de qualidade!

Subscreve a Newsletter Gratuita

Preenche o formulário para subscreveres a newsletter gratuita do Nomadismo Digital Portugal e recebe conteúdos exclusivos e todas as novidades em primeira mão!

Os dados são apenas para efeitos de envio da newsletter. Não são cedidos a terceiros.

Autoria

Posts Relacionados

Bilhetes à venda para o Workshop Online: "Como (e por onde) Começar no Digital?"