Fiverr: o que é e como funciona esta plataforma

O Fiverr é uma plataforma na qual podes comprar serviços e contratar profissionais para algum serviço. Mas, tal como podes comprar… também podes vender os teus serviços se fores um prestador de serviço!

Logotipos, banners, conteúdos, atualizações de sites, traduções, transcrições, consultorias… enfim, podes encontrar um pouco de tudo neste site.

O seu nome (Fiver significa nota de cinco dólares americano) e vem do preço a que esses serviços são geralmente vendidos: 5 dólares.

É a partir de 5 dólares americanos que podes comprar ou vender algum serviço no Fiverr.

Neste artigo vou-te explicar como funciona esta plataforma, como é que a podes utilizar para comprar serviços mas também claro para ganhares algum dinheiro.

[toc]

O que é o Fiverr?

O Fiverr é uma plataforma online na qual pessoas de todo o mundo podem comprar e vender serviços digitais. Criada em 2010, o Fiverr é uma das plataformas mais fáceis e diretas de utilizar, pois nem é preciso quase comunicar com a outra parte!

O preçário e o serviço é apresentado de forma muito clara no site. Para o cliente, basta clicar em comprar, fazer o pagamento, enviar as informações necessárias ao freelancer para começar a trabalhar e aguardar pela entrega.

O Fiverr tem hoje mais de 3 milhões de serviços com preços que começam nos 5 dólares mas que podem alcançar os 500 dólares!

Clica aqui para te registares no Fiverr

Como funciona o Fiverr?

Os freelancers ou profissionais podem inscrever-se gratuitamente no Fiverr para publicar e vender os seus serviços.

Os clientes esses, podem através de um sistema de pesquisa muito intuitivo, procurar a categoria e o tipo de serviço que precisam. Ao encontrarem um freelancer que vende esse serviço, irão encontrar na página toda a descrição do serviço.

Sistema de Pesquisa do Fiverr

No Fiverr, os serviços são conhecidos por “gigs“. Se nas outras plataformas de trabalho remoto e de trabalho freelancer o cliente coloca um anúncio ou diz o que quer, e cabe ao freelancer candidatar-se à oferta, no Fiverr o que acontece é o contrário.

O freelancer define e publica os serviços que está a vender e o cliente, ao navegar no site e na plataforma, compra o serviço ao freelancer.

Toda a inscrição e utilização do Fiverr é gratuita. Não existem planos de subscrição e não é necessário comprar créditos para comprar ou vender no site.

Como usar o Fiverr como freelancer

Os freelancers têm no Fiverr várias funcionalidades e recursos para conseguirem vender os seus serviços online. Uma das maiores vantagens do Fiverr é o contacto direto com o cliente.

No Fiverr não existem também negociações ou “leilões” de trabalhos. Cabe ao freelancer fixar um determinado preço pelo seu serviço e esse preço fica não negociável. O cliente ou aceita… ou procura outro freelancer!

Como não existem contratos ou subscrições, os freelancers podem também fixar pausas e férias quando quiserem. Existe até uma opção para isso.

No entanto, a concorrência no Fiverr é muita e por vezes bastante “desleal”, pois existem mercados muito mais baratos que o Europeu ou o Americano, fazendo que seja bastante difícil ter uma atividade rentável só no Fiverr.

Contudo, podes utilizar o Fiverr para:

  • vender serviços pontuais;
  • criar serviços para complementar o teu rendimento;
  • aumentares o material para o teu portfólio;
  • divulgares os teus serviços.

Ao teres uma conta de freelancer no Fiverr, terás um link único que podes usar para divulgar os teus serviços no teu site ou em rede sociais.

O que deves saber para trabalhar no Fiverr

As notas e avaliações dadas pelos clientes são muito importantes no Fiverr. Tenta satisfazer ao máximo os teus clientes, comunicando com eles com mensagens detalhadas e amigáveis.

Avaliações no Fiverr

As avaliações permitem filtrar os freelancers nos resultados de uma pesquisa, sendo normalmente o freelancer que tem mais e melhores avaliações, que atraí mais clientes.

Sê também o mais claro e detalhado na descrição dos teus serviços. Não sejas vago ou ambíguo, pois isso pode fazer com que tenhas clientes insatisfeitos.

Outra vantagem do Fiverr é a diversidade. Nele podes criar todo o tipo de serviços que quiseres! Não existem limites para os serviços que podes propor, sendo que na mesma conta podes ter serviços de tradução, de design, de fotografia ou de programação.

Alguns exemplos de serviços originais:

  • Escrever frases motivacionais
  • Dar conselhos amorosos
  • Explodir balões (sim, sim!)
  • Enviar origamis para qualquer do mundo
  • Ler telepaticamente a mente de alguém
  • Ler as cartas e fazer planos astrológicos
  • Cantar os parabéns e gravar
  • …!

O Fiverr é uma excelente plataforma para complementar o teu rendimento.

Contudo, não tenhas expetativas de que se pode tornar a tua fonte de renda principal. Isso pode ser possível se tiveres um serviço com uma grande procura, mas mesmo assim, é algo difícil.

Como usar o Fiverr como cliente

O Fiverr é um excelente site para encontrar serviços digitais a um preço bastante atrativo.

É preciso, no entanto, estar atento a várias coisas para conseguir encontrar um profissional e um serviço de qualidade.

As tuas expetativas têm que estar adaptadas ao valor que estás a pagar

Por pouco mais de 5 dólares, e sabendo que o freelancer nem recebe a totalidade desse valor, tens que ter consciência que irás receber, na maioria dos casos, um trabalho que vale esse valor.

Diferentes Planos no Fiverr

Se quiseres um serviço mais premium e no qual sabes que o freelancer está realmente “a dar tudo”, podes ver se ele tem packs de valores superiores.

O Fiverr possibilita a criação de diferentes packs no mesmo serviço, o que permite ao freelancer oferecer o mesmo serviço mas com diferentes caraterísticas e/ou graus de qualidade.

Lê bem as avaliações

Acaba por ser um conselho um pouco injusto para os freelancers que estão a começar na plataforma, mas enquanto cliente é sempre melhor contratar alguém que tenha um “portfólio”.

No entanto, não é por ter muitas avaliações de 5 estrelas que deves contratar de forma cega o freelancer.

Lê com atenção os comentários e confirma alguns dos perfis das pessoas que comentaram.

É importante fazer isso pois são vários os perfis no Fiverr que compram comentários para terem boas avaliações.

Lê, pensa e decide tendo em conta o teu instinto se esse freelancer te parece sério ou não.

De qualquer forma, lembra-te também que todas as transações no site são seguras e, ao mínimo problema, podes pedir o reembolso do valor pago.

Sê o mais detalhado e preciso possível

Quando decidires contratar um freelancer, irás ver depois do teu pagamento que terás uma janela na qual te é pedido informações sobre o teu projeto. Sê o mais detalhado possível.

Assim, se o freelancer não te conseguir entregar um projeto de qualidade e que responda às tuas exigências e indicações, podes facilmente pedir o reembolso dessa compra.

Como funciona a nível de pagamento?

Os freelancers são pagos quando um cliente compra um dos serviços oferecidos.

Como o Fiverr é um site gratuito, existe uma taxa de 20% que é cobrada em todas as vendas. Supondo que o serviço é vendido por 5 dólares, no final o freelancer recebe 4 dólares.

Para o cliente, existe também uma taxa de serviço. O cliente paga 1 dólar para compras em compras até 20 dólares ou 5% do valor total da compra em compras acima dos 20 dólares.

Este valor é uma taxa que, segundo o site, permite suportar os custos do processamento dos pagamentos. Se for usado saldo que se tem na conta no site, essa taxa não existe.

Clica aqui para te registares no Fiverr

Subscreve a Newsletter Gratuita

Preenche o formulário para subscreveres a newsletter gratuita do Nomadismo Digital Portugal e recebe conteúdos exclusivos e todas as novidades em primeira mão!

Os dados são apenas para efeitos de envio da newsletter. Não são cedidos a terceiros.

Autoria

Posts Relacionados

Bilhetes à venda para o Workshop Online: "Como (e por onde) Começar no Digital?"