Recomendações

Fica a conhecer as ferramentas e aplicações que uso e que recomendo.

Apesar de hoje utilizar um serviço profissional da Amazon para o alojamento do site, usei durante vários anos o SiteGround e recomendo muito para quem está a começar!

Para além do SiteGround, também recomendo o Namecheap para quem está a começar um projeto digital e não tem muito orçamento para investir. Excelente relação qualidade/preço!

É na IberWeb que tenho tratado, desde o início do projeto, do registo do domínio do Nomadismo Digital Portugal e estou bastante satisfeita com esse serviço.

O Elementor é um plugin de construção de páginas para WordPress que, no caso do Nomadismo Digital Portugal, uso para construir algumas páginas estáticas e landing pages. É ótimo para criar bases visuais do que tens tão claro na tua mente!

Para landing pages de alta conversão, um excelente plugin que podes explorar é o LeadPages. É um plugin pago mas que permite muitas integrações e conexões e é muito útil para criares páginas de venda ou de captação de e-mails.

O Disqus é o sistema de comentários que uso no Nomadismo Digital Portugal e que é muito fácil de conectar e instalar no WordPress. Permite comentar usando redes sociais ou apenas nome e e-mail, para além de achar que é bastante bonito visualmente!

O Imagify é uma aplicação que permite comprimir imagens e ficheiros dentro do WordPress. Ter imagens leves e adaptadas ao digital faz com que o site fique mais rápido e que a experiência para o utilizador seja melhor – os motores de busca também gostam de sites rápidos!

Para partilhas nas redes sociais dos artigos do Nomadismo Digital Portugal, utilizo o plugin Social Warfare, na sua versão premium. Para além de bonito visualmente, permite “esconder” uma imagem para Pinterest. É impressionante, mas o Pinterest é a fonte de tráfego de redes sociais número 1 do Nomadismo!

Para a questão do cache e da performance do Nomadismo Digital Portugal, uso o plugin premium WP Rocket. Antes deste já experimentei dezenas de plugins de cache, e este é o que melhora mesmo a performance do meu site. Gosto tanto dele que o ofereço nos sites que crio para muitos dos meus clientes!

Segurança é muito importante, sobretudo quando o teu trabalho depende em muito do teu site. O Wordfence é o plugin de segurança que uso no Nomadismo e permite-te controlar melhor todos os problemas e alertas que precisam da minha atenção.

O CoSchedule é provavelmente a aplicação mais antiga que uso no Nomadismo Digital Portugal, e porque já a trazia de projetos profissionais anteriores. É uma ferramenta que permite criar, gerir e organizar um calendário editorial, mas também publicar de forma altamente otimizada os conteúdos em várias redes sociais.

O ConvertKit é a ferramenta de email marketing, de captação de emails, de gestão de contactos e de envio de newsletter do Nomadismo Digital Portugal. Robusta, segura, com uma taxa de entrega superior à média do mercado, o ConvertKit é uma solução de email marketing perfeita para empreendedores digitais.

Apesar do Nomadismo Digital Portugal ser um projeto em português, tenho que escrever muito conteúdo em inglês, seja para marcas, para clientes ou para parceiros. O Grammarly permite-me que entregue os melhores resultados em inglês, e ainda me ensina alguns truques linguísticos no caminho!

Se tivesse que escolher apenas uma ferramenta digital para organizar tudo, sem dúvida que a minha escolha seria o AirTable. Uso o AirTable para organizar faturas, finanças, dados, informações de conteúdo, partilhas com equipas, planos de viagem, e até formulários e inquéritos – faço tudo isso no AirTable!

Notas soltas é no Evernote. Sejam escritas por mim, sejam captações da internet usando a extensão do Evernote Clipper, no Evernote é onde guardo e mantenho informações soltas que quero guardar para acesso rápido ou que precisarei de organizar mais tarde.

Se tens um Mac, o Setapp é uma ferramenta que te pode ser muito útil! Basicamente é um “mercado” de aplicações que, com uma subscrição, tens acesso a centenas de aplicações “gratuitamente”. A mim compensa-me imenso por ter ferramentas que uso (e que são pagas) com o Ulysees ou o MindNode.

Adoro fazer mapas mentais para organizar ideias e estruturar associações de ideias. É uma ferramenta que uso muito para planear projetos e estratégias e, para isso, uso a ferramenta MindNode que para além de ser super fácil e intuitiva, faz também mapas mentais muito bonitos no final!

O Ulysees é a ferramenta que uso para escrever todos os conteúdos que faço, seja para o Nomadismo Digital Portugal, para o meu blog pessoal Sou Nómada, para conteúdos de clientes, para newsletters… é uma ferramenta que permite um foco total e uma organização super boa para uma escrita produtiva.

Uso muito o Envato para procurar plugins, ferramentas, temas, mas também imagens e vídeos para usar nos meus projetos. No Envato Market encontras todo o tipo de conteúdos digitais para materializares todas as tuas ideias.

O Creative Market é, tal como o Envato, um mercado online de conteúdos e materiais digitais. Consulto muito este site sobretudo para efeitos de imagens e para ilustrações.

O Later é a aplicação que uso para gerir o Instagram do Nomadismo Digital Portugal e também do meu blog pessoal, Sou Nómada.