As ferramentas de produtividade essenciais para trabalhadores remotos

A internet tem coisas maravilhosas, mas muitas delas acabam por nos distrair do trabalho que temos para fazer. Como trabalhador remoto, acabas por passar inevitavelmente muito tempo na Internet, sendo muito fácil caíres nas teias da procrastinação. Felizmente existem ferramentas de produtividade que te permitem voltar a trabalhar de forma produtiva, concentrada e profissional.

Ferramentas de produtividade para controlar o tempo

Stayfocused

O Stayfocused é uma extensão do Chrome que te ajuda a bloquear o acesso a sites que te possam distrair. És tu que escolhes que sites devem ser bloqueados e por quanto tempo. Quanto chegas ao limite do tempo que te fixaste para passar tempo naquele site, a extensão bloqueia-te o acesso até ao final do dia. Simples e eficaz!

Rescue Time

Esta aplicação (disponível para desktop e como extensão para o browser) controla o tempo que passas em cada site, filtra cada site como sendo produtivo ou não e mostra o teu nível de produtividade diário.

De forma invisível (nem dás pela aplicação estar a funcionar!), ficas a saber todos os dias se foste produtivo ou não e onde e como é que o tempo que passaste ao computador.

PomoDone App

Se aplicas a técnica Pomodoro no teu dia de trabalho, esta aplicação ajuda-te a controlar o tempo passado em cada tarefa. Tem também a vantagem de se conectar a outras aplicações de organização como o Evernote, Trello ou o Asana, para facilitar a organização das tuas tarefas. Grátis e muito simples de usar!

Ferramentas para melhorar o ambiente de trabalho

F.lux

Se trabalhas à noite, o F.lux é uma aplicação que tens que usar. Esta aplicação, que está disponível tanto para Windows como para Mac, permite controlar e adaptar a luminosidade do teu ecrã de acordo com a hora do sítio onde estás.

focus @will

O Focus @Will é uma aplicação criada baseada em estudos neurocientíficos, o que já por si só lhe dá credibilidade. Esta aplicação apresenta músicas que são adaptadas não só ao teu trabalho mas também à tua personalizado, garantido um aumento da produtividade.

Podes personalizar as músicas consoante o tipo de tarefa que estás a fazer e o nível de concentração que procuras. Para além disso, incluí também um temporizador e um controlo de produtividade!

Ferramentas para te manteres organizado

Todoist 

O Todoist é um gerenciador de tarefas muito simples de usar. Disponível em versão web e mobile, permite-te organizar todas as tarefas que tens para fazer. Todos os dias, sabes a que projeto, cliente ou tarefa tens que te dedicar.

Mindmeister

O Mindmeister é uma aplicação indispensável para organizar ideias. Esta aplicação ajuda-te a fazer mapas visuais dos pensamentos e ideias, deixando tudo organizado e com lógica. Ideal para os períodos de brainstorming e lançamentos de novos projetos.

Trello

O Trello não é uma aplicação fácil de utilizar no início. Mas quando começas a perceber as funcionalidades que tem e no que te pode ajudar, já não consegues dispensar o seu uso.

O Trello é uma aplicação gratuita que pode servir para organizar ideias, fluxos de trabalho e de projeto e coordenar isso tudo com o resto da equipa, para que nenhuma tarefa e fase fique perdida pelo caminho.

Evernote

Evernote já dispensa apresentações, mas se ainda não estás rendido a este “elefante” da Internet, fica a saber que esta aplicação (disponível tanto para desktop como para mobile), te permite que todos os teus textos, mensagens, documentos, imagens e frases soltas fiquem organizados em “blocos de notas”, com etiquetas, com cores e editados de forma a que se perca menos tempo à procura das nossas notas ou a organizá-las.

És fã de blocos de notas? Começa a utilizar a melhor versão digital e poupa espaço na tua mesa de trabalho!

Coschedule

Tens um blog ou um site de conteúdo e ainda não usas o Coschedule? Não sabes o que andas a perder! Esta aplicação aumenta em muito a produtividade de qualquer pessoa que tenha que criar, publicar e gerir conteúdos online.

Quer seja diretamente no teu blog ou nas tuas redes sociais, o CoSchedule permite-te agendar tudo e ele próprio publica e faz as partilhas, poupando imenso tempo! Tudo isto está organizado numa aplicação muito simples de usar, clean e amiga de quem não tem tempo a perder.

Manter a produtividade quando se trabalha remotamente é uma das maiores dificuldades de um nómada digital. Estas ferramentas de produtividade ajudam a combater a procrastinação e a aumentar o tempo útil de trabalho.

Que outras ferramentas de produtividade conheces e usas para te manteres produtivo? Partilha connosco, deixando um comentário na zona abaixo deste artigo!

Nesta publicação existem links afiliados. Lê mais sobre a política de publicidade aqui.

Gostaste? Dá o teu like neste post! ❤️
Site português sobre nomadismo digital, trabalho remoto, viagens e empreendedorismo digital.