A dura e muitas vezes injusta realidade é que bastam alguns segundos para que uma proposta de serviços seja aceite, rejeitada ou mesmo ignorada. Nalguns casos, nada tem a ver com a nossa competência ou profissionalismo para realizar aquele projeto em concreto.
O trabalho de freelancer… bom, dá trabalho e quando chega o momento de criar uma proposta de serviços, torna-se ainda mais desafiante.
Em apenas um e-mail, temos de convencer o potencial cliente a querer ler a nossa apresentação, depois mostrar que somos perfeitos para o trabalho e, por fim, fechar contrato. Tudo isto, com recurso a umas quantas frases e algum design.
Sim, porque o CV em formato Europass já está ultrapassado!
Neste artigo encontras sugestões práticas que ajudam a criar uma proposta de serviços vencedora. Seja em Power Point, Keynote, ou usando plataformas como o Canva, as apresentações são válidas para freelancers, marcas, projetos de consultoria, etc.
[toc]
O ideal é que, após ler a proposta de serviços, o cliente tenha mais vontade em contratar-te, do que tu ambicionas ganhar o projeto.
Existe uma certa tendência para incluir demasiada informação na esperança que algo capte a atenção do cliente. Nada mais errado! A ideia aqui é ir ao encontro das expetativas do recrutador, de forma imediata:
Personalizar é a palavra de ordem. Um estudo prévio do anúncio vai permitir ligar de forma perfeita as tuas competências e experiência a este projeto.
Ser direto e conciso, não significa abdicar do tom pessoal. Um conteúdo diferencial destaca-se da concorrência.
Incluir uma fotografia, explicar um pouco sobre o nosso percurso profissional e algumas características de personalidade (positivas!) tendem a aproximar o cliente.
Frases feitas ou demasiado impessoais devem ser, de um modo geral, evitadas. Exceção feita para clientes cujo tom de comunicação e a cultura empresarial é explicitamente formal.
“Deve trabalhar comigo porque…”
Experimenta começar de outra forma, destacando as vantagens de colaborar contigo e qualidades enquanto profissional. Utiliza bullets para explicar porque razão o cliente deve contratar-te e procura incluir informações, como:
A esta altura já deves estar a pensar no tempo que terás de roubar ao teu negócio para criar uma proposta de serviços vencedora, mas serão horas bem investidas. No final, vão gerar mais clientes e rendimentos.
Contudo, existem plataformas que facilitam este trabalho, mas atenção para que a automatização de processos não se torne o pior inimigo.
Enquanto freelancers – e sobretudo numa fase inicial – somos responsáveis por todos os departamentos do nosso negócio. Tratamos da parte comercial, conteúdo, estratégias de marketing e talvez aprendamos um pouco sobre programação, contabilidade e finanças.
Alguns freelancers e empreendedores usam templates para pouparem tempo, seja através de plataformas como o 17hats, ou desenhando a sua própria apresentação (vemos já de seguida).
Atenção! Mesmo com um template, é imperativo ler sempre a descrição do trabalho e requisitos do cliente.
Vantagens:
Num primeiro momento, deve assumir-se uma abordagem mais pessoal. Só depois, entramos na proposta, verdadeiramente dita. Estruturar a apresentação desta forma, tem a vantagem de criar, desde logo, uma relação com o cliente.
Primeira parte – onde falas sobre ti, sem referir preços ou serviços
Segunda parte – onde detalhas o problema do cliente e apresentas soluções
Refrescar o e-mail dezenas de vezes, acontece nos dias que seguem o envio de uma proposta de serviços.
Criar um certo sentido de urgência é uma jogada arriscada, mas cria no cliente a necessidade de agir. Podes criar um pacote de serviços com um preço atrativo, colocar um deadline à tua proposta, ou uma oferta limitada. Não se trata aqui de um ultimato, mas de um incentivo à resposta.
É importante também definir um período de tempo após o qual vais voltar a contactar o cliente. Por exemplo, 4 dias depois de teres enviado a proposta, envias um e-mail onde perguntas se tem dúvidas, ou se está preparado para começar a colaborar.
Transformar uma boa proposta, numa proposta de serviços vencedora exige algum investimento de tempo, mas é só até encontrares o teu modelo vencedor! Um conteúdo atrativo aliado a um bom design vão, seguramente, fazer a diferença.
Este post foi modificado a 06/07/2019 23:27
A maioria de nós, quando pensamos em produtividade associamos a ela apenas a nossa motivação física para produzir, para fazer…
Começar a trabalhar como freelancer e trabalhador por conta própria envolve pensar em burocracias. E uma das questões que surge…
Trabalho do futuro. Nunca se falou tanto do trabalho do futuro. Vivemos numa era de aceleramento tecnológico e nunca tanta…
Será mesmo possível ganhar dinheiro com um blog em Portugal? Numa era em que se fala tanto de ganhar dinheiro…
Já conheces a Crowdville? Mais do que “mais um” site para ganhar dinheiro na Internet com inquéritos, a Crowdville procura…
Não sei se também és fã do Shark Tank. Eu sou. Sempre que vejo um episódio, deixo-me facilmente inspirar pelos…