Como fazer uma entrevista por Skype

Trabalhar remotamente implica que a tua comunicação passe a ser feita por Internet. Fazer uma entrevista por Skype vai ser provavelmente uma das primeiras coisas que vais ter que enfrentar enquanto freelancer ou trabalhador online.

Para que uma entrevista por Skype corra bem, precisas de ter em atenção alguns detalhes nos quais não pensamos muito durante uma entrevista presencial.

Como fazer uma entrevista por Skype

Antes da entrevista…

  • Experimenta o software

Vê todas as funcionalidades que o Skype oferece, como a partilha de ecrã ou envio de documentos.

Edita e modifica o teu perfil e a tua foto para que fiquem profissionais. Estas serão as primeiras coisas que a outra pessoa irá ver quando te adicionar.

  • Verifica e testa os teus equipamentos

Confirma se o teu microfone e a tua câmara funcionam corretamente. Para saberes que durante a tua entrevista por Skype vai tudo correr bem, faz uma chamada de teste para alguém amigo, um familiar ou mesmo para o contacto de teste do próprio Skype.

Está atento também ao plano que aparece quando tens a tua câmara liga. Se ela não for fixa/interna ao teu computador, posiciona corretamente a câmara para que o teu interlocutor te veja corretamente.

  • Escolhe o bom local

Uma boa conversa ou entrevista por Skype passa também pela escolha do local. Confirma que o local à tua volta é agradável e que não tem muitas distrações visuais.

Assegura-te também da boa luminosidade do local para que não existam sombras durante a entrevista.

Se estiveres num local com outras pessoas, avisa que estarás numa entrevista para que estas evitem de te distrair, interromper ou fazer barulho.

  • Cuidado com a tua apresentação

Como em todas as entrevistas, a tua apresentação também conta! Não é por estares a fazer uma entrevista por Skype que te é permitido estares vestido de qualquer maneira.

Podes estar mais descontraído do que numa entrevista presencial, mas apresenta-te com uma roupa adequada e com uma apresentação cuidada.

  • Atenção ao telemóvel e aplicações secundárias

Antes ainda de começares a entrevista, assegura-te que o teu telemóvel está desligado ou em silêncio e que não tens outras aplicações abertas no teu computador.

Ter outras aplicações abertas não só pode procurar lentidão no Skype como também te pode distrair – e o teu interlocutor saberá disso.

Durante a entrevista…

Uma boa entrevista por Skype passa muito por uma questão de atitude e personalidade.

Tenta-te não distrair com aplicações ou pop-ups que te possam aparecer no ecrã. Durante a entrevista, fixa o teu interlocutor e não te distraias com a tua própria imagem. Um conselho é esconderes a miniatura da tua própria câmara durante a entrevista.

Coloca numa pasta no teu ambiente de trabalho ou num local de rápido acesso, documentos que te possam ser pedidos durante a entrevista como o teu CV ou portfólio, para que os possas enviar o mais rapidamente possível.

Aproveita cada minuto da entrevista, sorri e prova que és o melhor para o trabalho!

Este post foi modificado a 06/07/2019 23:42

Disqus Comments Loading...
Partilhar
Publicado por

Artigos Recentes

Produto digital: como criar um infoproduto em Portugal

Em Portugal, a expressão “ganhar dinheiro online” é pesquisada, em média, 3 mil vezes por mês. Muita gente procura formas…

2 semanas atrás

Como implementar o trabalho remoto – incluíndo nas empresas? O Remote Shift chegou para ajudar

Diz-se muitas vezes que “o trabalho remoto remoto é o futuro”. Se em Portugal esta prática ainda é muito pouco…

4 semanas atrás

Conforto: um elemento essencial no ambiente de trabalho remoto

São vários os estudos que apontam para um aumento da produtividade em ambientes de trabalho mais confortáveis. Mas, afinal, porque…

1 mês atrás

Recibos Verdes: Como abrir atividade no Portal das Finanças?

Começar um projeto profissional por conta própria, leva a que comeces a ter que lidar com os famosos recibos verdes.…

2 meses atrás

CAE e CIRS: qual é a diferença e como saber os teus

Os códigos CAE e CIRS são algo que levanta algumas dúvidas, sobretudo no momento de abrir atividade nas finanças. Neste…

2 meses atrás

Como passar de um simples projeto a um verdadeiro negócio digital

A criação de um negócio digital não foi algo que tenha surgido naturalmente. Na realidade, essa ideia foi uma evolução…

3 meses atrás