A preocupação com uma alimentação mais saudável e um estilo de vida menos sedentário é cada vez maior, transformando esta temática numa das áreas mais exploradas a nível de conteúdos digitais. São vários os blogs de alimentação e receitas que surgiram nos últimos tempos, dando dimensão e notoriedade à questão da saúde alimentar. O Made by Choices é uma das referências digitais na área das receitas de alimentação vegetariana.

Vânia Ribeiro, blogger do Made by Choices

A pessoa por detrás deste projeto é a Vânia Ribeiro. Estivemos à conversa com ela para saber quais são os desafios de ter um blog de sucesso que já resultou na edição de um livro físico, de prémios como o Melhor Blog Vegatariano/Vegan de 2016 e entre outras realizações.

Do contexto clínico ao desejo de falar para mais pessoas

O sucesso do Made by Choices pode levar a pensar que a Vânia tem algum background técnico ou académico relacionado com o marketing ou o digital. Mas não é o caso. Depois de uma incursão no curso superior de psicologia, percebeu que não era aquele o seu caminho…e acabou por descobrir, por mero acaso, a sua verdadeira paixão: a alimentação.

Durante um pequeno curso de massagem indiana que fez por curiosidade, interessou-se pela relação da alimentação com a saúde e o bem-estar, tendo encontrado na naturopatia uma formação profissional que a cativou.

“A principal razão que me levou a tirar o curso de naturopatia foi pela insatisfação no curso que estava a tirar na altura. Aos 18 anos decidi seguir psicologia, mas após 3 anos de curso percebi que não era o meu caminho.

Foi então que um dia decidi experimentar um pequeno curso de massagem indiana (muito por curiosidade) e fiquei fascinada. Pesquisei muito até encontrar a naturopatia e não estou nada arrependida.”

Tendo exercido durante vários meses a atividade de Naturopata em contexto clínico, lembrou-se de criar um blog no qual podia partilhar receitas e conteúdos relacionados com a alimentação.

“Sabia que queria muito experimentar uma vertente diferente pela qual tinha seguido até ali. Queria ajudar mais pessoas sem ser apenas no contexto clínico.”

Made by Choices: de um hobbie a um trabalho a tempo inteiro

Passar de um simples hobbie a um trabalho a tempo inteiro: é a questão que vale milhões! A Vânia confessa que a questão da profissionalização do blog não foi algo que lhe surgiu logo quando começou o Made by Choices.

“A vontade de tornar o Made by Choices o meu trabalho a tempo inteiro surgiu com o tempo, depois de perceber que dedicava muitas horas do meu dia a este projecto e que era realmente feliz nisso.”

Com o interesse cada vez maior das pessoas pelo seu trabalho e pela regularidade dos workshops que lhe solicitavam, o Made by Choices tornou-se gradualmente a fonte de rendimento principal da Vânia.

Hoje a Vânia utiliza o Made by Choices como veículo principal de promoção dos seus workshops e eventos, para além de ser uma blogger regular nos seus conteúdos, tendo já várias rubricas semanais, incluindo no seu canal do YouTube.

“No início, estamos a trabalhar só para nós”

Para chegar a esta fase de sucesso que o Made by Choices tem hoje, foi preciso estar muito tempo sem qualquer retorno financeiro e pior…sem qualquer feedback. A Vânia diz mesmo que a sua maior dificuldade no início foi manter a motivação pessoal pelo projeto.

“Ser consistente, manter a motivação, conseguir aguentar meses – ou o primeiro ano -, sem retorno financeiro foram algumas das maiores dificuldades iniciais. Para quem começa um blog ser consistente pode ser um grande desafio! Nos primeiros 9 meses não tive qualquer feedback.

Estive basicamente a trabalhar na base de “acredito que estou a fazer um bom trabalho” e nessa fase a motivação torna-se um desafio. Depois é toda a questão de trabalhar horas e horas e não ter retorno financeiro. Isso é um dos maiores desafios que enfrentas.

Leva tempo, trabalho e muita dedicação. Hoje tenho toda uma organização e método de trabalho muito mais eficaz, mas ainda estou a aprender a conciliar tudo.”

A evolução da blogosfera portuguesa

Questionada sobre a questão da realidade dos bloggers em Portugal, a Vânia concorda que as coisas estão a mudar, muito graças ao crescimento e diversidade da blogosfera. No entanto, aponta algumas dificuldades para alguém que quer sobreviver de um blog de conteúdo.

“A realidade dos blogs em Portugal é muito diferente de outros países. Principalmente blogs que se dedicam à alimentação. Infelizmente ser blogger ainda não é considerado uma profissão e muitas marcas agarram nisso para (basicamente) nos explorar.

Chego a receber propostas de marcas que pedem imenso trabalho em troca de produtos. Eu não pago a minha renda de casa com proteínas vegetais!”

Apesar desse caminho que Portugal ainda tem a percorrer relativamente ao trabalho dos bloggers e produtores de conteúdo, desde que começou o Made by Choices nota uma evolução.

“Sinto que em 3 anos tem havido uma evolução. O futuro passa pelo digital e nós bloggers temos um contacto cada vez maior com o público. E as marcas já se apercebem disso!

Os jovens já não gostam de ver televisão, passam horas a navegar na internet e no YouTube. Por isso as estratégias vão ter de mudar.”

Para quem está a começar um blog, um conselho final…

“Sejam autênticos e acreditem naquilo que transmitem. Todos os conselhos e tudo o que transmito no blog, YouTube ou redes sociais, faz parte da minha vida real. A minha marca faz parte de mim e por isso irei sempre seguir esse caminho. Isso torna fácil perceber o que quero e o que não quero.

O que sinto é que muitas pessoas vão pela moda e não acreditam propriamente na mensagem que estão a passar. Se não houver interesse genuíno, paixão e dedicação, mais tarde ou mais cedo vão acabar por desistir.”

Subscreve gratuitamente!

Todas as novidades, informações e dicas serão enviadas diretamente para o teu email
Não enviamos SPAM nem cedemos as tuas informações a terceiros Powered by ConvertKit