E-commerce é um dos termos mais falados na Internet. Muitos sabem que significa “loja online” mas não são assim tantos que conhecem todas as potencialidades e vantagens de ter uma loja online.

Fazer compras online é uma verdadeira tendência e o número de pessoas que faz compras online cresce todos os anos. Números da Associação da Economia Digital (ACEPI) indicam que 30% da população faz compras via Internet e estima que esse valor poderá chegará aos 60% em 2025.

O mercado de lojas online e do e-commerce não é só reservado a grandes marcas e lojas com nome no mercado. Qualquer pessoa, com as ferramentas certas, pode abrir uma loja online e começar um negócio digital que pode ser gerido de forma remota.

Planeamento: a palavra de ordem do empreendedorismo digital e do e-commerce

Existem muitas formas de ganhar dinheiro pela Internet mas não é por existirem vários caminhos e possibilidades que estas devem ser seguidas de forma impulsiva.

Antes de começares um projeto digital como uma loja de e-commerce, analisa o mercado. A menos que queiras abrir uma loja que vende um pouco de tudo, é indispensável analisares o mercado para perceberes que tipos de produtos ainda não são comercializados em massa e para os quais pode existir procura.

Planeamento é uma das palavras chave do sucesso de um negócio: não passes a correr essa fase!

Aprende as bases do e-commerce

Criar uma loja online é fácil: existem várias plataformas de criação rápida de lojas online como o WooCommerce, o Shopify ou o TicTail que te permitem, com apenas alguns cliques, por a tua loja online ativa!

No entanto, o sucesso de uma loja online vai mais além do que a plataforma e apresentação da loja em si.

É preciso perceberes como funcionam os sistemas de vendas e pagamentos online, os envios, que formas de marketing existem e são melhores para conquistar clientes e, claro, precisarás de conhecer a política legal que envolve a venda de produtos online.

Para isso, podes fazer cursos online que te ensinam as bases de um negócio de e-commerce:

Vantagens e desvantagens de uma loja online

Começar um negócio de e-commerce significa que vais criar uma loja online, nos quais pessoas irão comprar produtos que querem receber.

Os problemas ligados ao envio, entrega e recepção de produtos comprados online são um dos maiores problemas do mercado de e-commerce.

Evita que os teus clientes tenham estes problemas e assegura-te que ainda antes de abrires uma loja online, sabes exatamente como vai funcionar o envio dos produtos que vende, seja em regime de dropshipping ou não.

As maiores desvantagens de uma loja online e projeto de e-commerce é convencer o público de que os produtos são realmente de qualidade e que vão responder a uma necessidade que eles têm.

É preciso criar uma estratégia de marketing e de comunicação que consiga transmitir confiança, credibilidade e segurança a quem arrisca fazer a compra.

Já as vantagens de abrir uma loja online são também variadas:

  • é muito fácil começar uma loja online – seja através do WordPress, com a ferramenta WooCommerce ou através de plataformas “prontas a usar” como o Shopify, qualquer pessoa pode começar a dar os primeiros passos no e-commerce;
  • para quem comercializar algum produto, abrir uma loja online é bem mais barato que abrir uma loja física;
  • a loja online está disponível 24 horas e é acessível a partir de qualquer lugar do mundo, o que expande em muito o público alvo da mesma.

Conclusão

Abrir uma loja online, seja com stock ou em regime de dropshipping, é uma forma de trabalhar de forma remota e graças à Internet.

Antes de começares a pensar no teu projeto de e-commerce, descobre quais são os melhores produtos para comercializares e qual a melhor estratégia de comunicação para transmitires a mensagem certa ao teu potencial cliente.