Falar de produtividade e de organização é indispensável quando falamos em trabalhar remotamente. A par de todas as vantagens que o trabalho remoto traz, também existem barreiras. Duas das maiores são a procrastinação e a falta de organização.

Quando se trabalha numa empresa ou num emprego onde a organização das tarefas profissionais não depende única e exclusivamente de nós, estas questões não se colocam com tanta frequência.

Se ao trabalhares a partir de casa sentes que a tua produtividade podia ser bem maior, aplica as seguintes técnicas e derrota de vez a procrastinação do teu quotidiano.

Eat the frog: a técnica que funciona

Calma, não te estamos a incentivar a comer sapos ou a querer implementar um novo regime alimentar. A expressão “eat the frog” é associada à produtividade e já vais perceber porquê.

Mark Twain escreveu uma frase que se tornou quase que um mantra no combate da procrastinação:

'Eat a live frog first thing in the morning and nothing worse will happen to you the rest of the day'Clica para Twetar

Em português, esta frase pode ser traduzida por “come um sapo vivo logo pela manhã e nada pior irá acontecer no resto do teu dia”.

Quem a popularizou e relacionou de forma direta com o tema da produtividade foi Brian Tracy no livro “Eat That Frog: 21 Great Ways to Stop Procrastinating”.

O que este autor defende é que a tarefa mais complicada e mais difícil (ou seja, o “sapo vivo”) deve ser feito logo como primeira tarefa do teu dia de trabalho.

Esta técnica resulta e por uma razão muito simples: se fizeres logo a tua tarefa mais difícil e/ou importante logo pela manhã, dificilmente vais procrastinar. Sabes que tens todo o dia para a fazer e que quanto mais rápido e melhor a fizeres, mais tempo livre tens.

Se deixares “o teu sapo vivo” para o final da tarde ou para a noite, o mais provável é que andes à volta do problema e o deixes para amanhã.

Portanto, primeira dica para aumentar a tua produtividade: começa o teu dia de trabalho pela tua tarefa mais difícil; vais ver que isso te motiva a trabalhar e a manteres-te ativo.

Fazer uma lista de tarefas - técnica de produtividade

Organiza-te: sabe sempre o que tens para fazer a cada dia

Para começares a trabalhar na tua maior tarefa do dia, precisas de saber qual é. Começa por adquirir um hábito que é todos os dias ou semanalmente, fazeres uma lista das tuas tarefas diárias.

  • Se és freelancer e tens um projeto em mãos faz o calendário regressivo. Pega na deadline (data limite de entrega) e distribui nos dias antes todas as fases que tens que realizar.
  • Se és produtor de conteúdo, faz um calendário editorial para teres um planeamento visual dos conteúdos que queres publicar. O CoSchedule é uma ferramenta essencial que podes usar para organizar o teu blog ou site. Depois de fixar a data de publicação, fixa uma data para escreveres e preparares o conteúdo.
  • Se estás a criar um produto digital como um ebook, um curso ou um workshop, faz um planeamento de todas as fases de desenvolvimento do produto. Tal como um freelancer, faz a distribuição de todas essas fases por dias.

Teres uma lista de tarefas a fazer a cada dia permite-te aumentar e muito a produtividade do teu dia.

Nenhuma tarefa ficará esquecida, todos os teus projetos e trabalhos estarão prontos na data limite de entrega ou publicação. Também terás bem mais tempo livre no final do teu dia de trabalho.

Multitasking, um dos inimigos número 1 da produtividade

Tentamos sempre fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Achamos que somos capaz e…até somos.

No entanto, está mais do que provado que o multitasking em situação de trabalho é um inimigo para uma melhor e maior produtividade.

Concentra-te e foca-te numa só tarefa.

Uma técnica para te facilitar esse foco é usares a técnica Pomodoro. Esta técnica consiste em que durante um determinado período de tempo (normalmente 25 minutos) estejas concentrado e a realizar uma só tarefa.

Focares-te só na escrita de um conteúdo, na criação de um orçamento, numa tarefa de design ou na leitura daquele ebook, permite que essa tarefa seja feita com maior qualidade e concentração.

Finaliza cada tarefa e recompensa-te por isso

“Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje”. Se fizeres uma lista de tarefas e se conseguires organizar por ordem de prioridade, vais conseguir realizá-las.

Se de um dia para o outro fores obrigado a deixar alguma tarefa, assegura-te que uma das primeiras coisas que fazes no dia seguinte é continuar e acabar a tarefa iniciada no dia anterior.

Finaliza cada tarefa que te comprometeste a fazer e no final recompensa-te por isso. Afinal, conseguiste chegar ao fim do dia mais rapidamente, com tudo feito e ainda com tempo para aproveitar!