Ensinaram-nos que “o segredo é a alma do negócio”. Ainda hoje ouvimos e lemos vários freelancers e empreendedores referir que não podem entrar em grandes detalhes sobre a sua ideia, pois o segredo é a alma do negócio. Ao mesmo tempo encontramo-nos a viver uma economia cada vez mais de partilha e estas mesmas pessoas que pretendem manter o segredo, querem ao mesmo tempo obter ajuda, obter opiniões, conhecer freelancers de sucesso da área, conversas com estes e trocar algumas impressões. Hoje vou-te falar do que acho ser um dos maiores “segredos” para o meu sucesso enquanto freelancer: o cliente.

O principal medo de um freelancer

O maior medo que tenho encontrado em candidatos a freelancer é “Como se angaria o primeiro cliente?”; logo seguido de “Consegues ter um rendimento estável no final do mês?” Apesar das duas perguntas serem distintas, o foco é o mesmo: CLIENTE.

A importância do cliente

Aquilo que preocupa um freelancer é o seu cliente. E se inicialmente a questão se prende com o local onde se encontram os potenciais clientes ou quanto tempo se espera para fechar o primeiro contrato, assim que esta fase é ultrapassada a questão passa a ser como fidelizá-lo.

Como demonstrar que se é o profissional indicado para a sua necessidade? Como garantir que o cliente está satisfeito com o trabalho?

O cliente é o foco e o centro do pensamento de um freelancer e não é difícil perceber o motivo. Ter uma boa avaliação é fundamental para se distinguir dos concorrentes e para conseguir um bom posicionamento. Obter recomendações nas redes sociais é importante para criar credibilidade junto a potenciais clientes.

E claro, obter um rendimento estável é importante e fundamental para um freelancer…e para isso precisa de ter clientes que gostem e confiem no seu trabalho. Então talvez possamos agora dizer que o cliente é a alma do negócio!

Como melhorar a experiência do cliente

Agora que percebeste a importância do cliente no teu projeto, vamos falar-te sobre como podes melhorar a sua experiência. Fica a saber de que forma isso te pode ajudar a ter e a aumentar o teu número de clientes.

Lembra-te que todos os clientes gostam de se sentir únicos e especiais. Gostam de sentir que lhes dedicas tempo e atenção. Para garantires uma boa experiência do teu cliente, tens então de tornar tudo mais “pessoal”. Não o trates como um número, mas antes de uma forma singular. Pergunta-te: o que podes fazer para lhe proporcionar uma boa experiência?

Antecipa as suas necessidades

Seja através de um questionário que tens no teu website ou que enviaste antes da vossa primeira reunião, com um questionário podes ficar a saber muita coisa! Será que é a primeira vez que ele trabalha com um freelancer? Teve ou não boas experiências anteriormente?

Também podes recolher informações sobre as ferramentas que ele utiliza e sobre a expectativa ou objetivos que tem para o teu serviço. Utiliza esse conhecimento a teu favor e envia um “Kit de Boas-Vindas” personalizado.

Nesse Kit podes incluir informação detalhada sobre ti, sobre a tua experiência, o teu método de trabalho, respostas a questões frequentes (e aqui podes e deves adaptar consoante as informações que recolheste), recomendações de clientes anteriores, entre outras informações.

A informação que recolheste nesse formulário pode não ser suficiente. Antes da vossa primeira reunião, pesquisa mais sobre o teu cliente. Tenta conhecer o seu projeto, os seus ideais, a sua história e usa esse conhecimento durante a vossa reunião para lhe mostrar isso mesmo!

Mantêm o contacto

O cliente não está contigo no escritório e não te vê das 9h às 17h. Toma então a iniciativa e comunica regularmente com ele. Podes enviar um áudio no final do dia com novidades sobre o projeto; um email a desejar um bom dia e a contar os progressos ou as dificuldades que estás a atravessar.

Atenção: não deves no entanto sobrecarregar a caixa de entrada do teu cliente com informação desnecessária. Também não deves enviar mensagens em horários que sabes que não são favoráveis para ele! Mostra que o conheces e adapta a tua comunicação aos horários e necessidades dele.

Contrato de Prestação de Serviços

Assina um contrato de prestação de serviços com o teu cliente. Nesse contrato, detalha todos os pormenores sobre o vosso trabalho. Pode parecer-te demasiado burocrático ou até desnecessário, mas lembra-te que esta é uma relação de expectativas. É importante que o teu cliente tenha a máxima clareza e confiança no que pode esperar de ti.

Assinar um contrato de prestação de serviços não só é uma forma de passares uma imagem de profissionalismo e credibilidade, como é uma forma do teu cliente reler tudo aquilo que conversaram na reunião e poder colocar dúvidas que eventual tenha.

Comunica…mesmo depois do projeto acabar

Não deixes que um cliente (ou antigo cliente) te esqueça. Como freelancer vais perceber como é importante ter uma boa base de clientes. Muitas vezes são os clientes ou antigos clientes que nos referenciam a amigos e conhecidos por terem gostado do nosso trabalho. Então não deixes que ele se esqueça como gostou do teu trabalho!

Cria conteúdo útil para o teu cliente ou partilha conteúdo que encontres e que sintas que faz sentido partilhar. Pode ser uma newsletter, um post no teu blog, pedir uma recomendação no LinkedIn, partilhares um facto importante para o teu cliente nas tuas redes sociais, etc.

Conclusão

Teres clareza quanto ao perfil do teu cliente ideal e seres criativo pode ajudar-te a proporcionar uma experiência diferenciada ao teu cliente. Quer te encontres no início da tua carreira como freelancer ou se apenas pretendes destacar-te da concorrência, este cuidado e atenção é essencial!

Sem dúvida que o “Customer Experience” exige um investimento, sobretudo de tempo. Tens de preparar os materiais, definir as tuas políticas de atendimento e acolhimento e dedicar algum tempo a “mimar” os teus clientes.

Mas lembra-te que o retorno que obténs depende também do investimento que fazes. Sendo o cliente tão fundamental para o teu negócio, talvez seja a altura certa de pensares como podes já hoje criar uma experiência diferenciada ao teu cliente.