Estás a criar um blog ou um site? Este artigo é para ti! Neste artigo, tentamos explicar de forma simples e descomplicada algumas das palavras e expressões que todas as pessoas que querem criar um blog têm de que conhecer.

Se queres saber mais sobre alguma palavra ou expressão que não está nesta lista, deixa nos comentários! Vamos atualizar sempre que necessário este artigo.

Dicionário essencial para quem está a criar um blog

A

Above the fold = área que aparece logo quando uma página abre, ainda antes da pessoa fazer scroll.

Adsense = plataforma de anúncios da Google. A inscrição é gratuita e, se fores aceite, podes colocar anúncios no teu blog ou site e ganhar algum dinheiro.

Afiliação = parceria com um produto ou serviço online. Sempre que o afiliado divulgar e promover o produto ou serviço e que essa recomendação resulte numa venda, o afiliado ganha uma comissão sobre o valor final. Clica aqui para saberes mais sobre a afiliação como forma de ganhar dinheiro online.

Analytics = ferramenta gratuita da Google, essencial para quem vai criar um blog ou site! Permite analisar todo o tráfego de um site. Inclui informações demográficas sobre os leitores.

Alt Text = texto associado a imagens. Colocar um alt text nas imagens ajuda a melhorar o SEO do site. É uma forma de descrever a imagem quando esta não pode ser mostrada ao leitor e, também, permite descrevê-la ao Google.

Avatar = imagem ou fotografia associada a uma pessoa. Fotografia ou imagem que aparece ao lado do nome quando se publica um comentário ou algum conteúdo online.

B

Backlink = link para uma página, colocado em outro endereço ou de forma interna. Se links de um site ou blog forem colocados em sites reputados, isso ajuda o SEO do site.

Blogger = nome dado a quem tem um Blog. Também é o nome do sistema gratuito de blogs da Google, o blogger.com.

Branding = coerência visual de um site ou blog. Incluí as cores, as fontes, os logos ou as imagens utilizadas.

Bullet Points = lista de pontos (é usado geralmente o símbolo ●). Este tipo de lista permite organizar melhor o conteúdo e tornar os posts mais fáceis de ler.

C

Calendário Editorial = é uma forma de organização de todos os posts e conteúdos de um site. Pode ser algo tão simples como estipular um tema para um dia específico da semana, como algo mais detalhado onde se planeia os títulos dos posts a publicar. Podes usar o CoSchedule para criar facilmente um calendário editorial.

Call to Action = links ou imagens que incentivam o leitor a realizar alguma ação (download, compra, subscrição, etc).

Clickbait = técnica de redação que tem como objetivo aumentar o número de cliques, usando expressões e palavras enganadoras. Esta técnica é cada vez mais contestada na internet. Atualmente, o Facebook está a tentar implementar um algoritmo que consiga bloquear conteúdos com Clickbait.

CMS = acrónimo para Content Management System (Sistema de Gestão de Conteúdo). Um CMS é uma ferramenta/software que permite criar, publicar e gerir conteúdos com um site ou blog. O WordPress é um dos CMS mais utilizados na blogosfera – incluíndo pelo Nomadismo Digital Portugal.

Content Marketing = em português Marketing de Conteúdo. Técnica de marketing baseada em criação de conteúdos como artigos, ebooks, estudos de casos, infografias, etc. O objetivo de uma estratégia de Content Marketing é conseguir mais tráfego e conversões através de conteúdos úteis.

Conversão = quando um leitor realiza a ação desejada pelo blogger/webmaster (compra de um produto, subscrição a uma lista de emails, etc).

CSS = acrónimo para Cascading Style Sheets (Folhas de Estilo em Cascata). É o que permite definir estilo visual, como o tamanho da fonte, a cores dos links, o alinhamento do texto, etc.

Email Marketing = forma de marketing direto utilizando o envio de emails.

F

Favicon = ícone ou imagem associada a um site ou blog. É o que aparece do lado esquerdo do nome de uma página quando se tem uma janela aberta no browser. Também aparece quando a página é guardada nos favoritos.

Footer = rodapé de um site ou blog.

G

Guest Post = post teu publicado e escrito para um outro blog. Fazer guest post permite divulgar o teu blog e dar a conhecer o teu trabalho a mais pessoas.

H

Header = pode tanto significar a parte superior visual de um site ou blog (onde normalmente estão o título do site, os menus, etc), como também uma zona de código onde se deve colocar, por exemplo, o código do Google Analytics.

Heading Tags = elementos de estrutura HTML que permitem criar estilos para títulos e subtítulos de um conteúdo. O H1 (header 1) é o elemento associado ao título da página, enquanto que os elementos seguintes são associados a subtítulos.

Hospedagem Web = serviço/empresa que faz a gestão da base de dados do teu blog ou site. Podes saber mais sobre o WPDash, empresa que usamos para hospedar o Nomadismo Digital, clicando aqui.

HTML = acrónimo para Hypertext Markup Language. O HTML é a linguagem mais utilizada para criação de sites, blogs e páginas na Internet.

K

Keyword ou Palavra-Chave = palavra ou expressão pela qual as pessoas pesquisam no Google. Otimizar conteúdos usando keywords que têm muitas pesquisar, ajuda a que o conteúdo seja encontrado com uma maior facilidade nos resultados da pesquisa. Para procurares boas keywords, podes utilizar o KWFinder.

L

Landing Page = página destinada a incentivar o leitor a realizar alguma ação. Landing Pages podem ser criadas facilmente com ferramentas com o LeadPages.

Lead = palavra utilizada para designar um potencial cliente.

Lead Magnet ou Opt-In = algo que ofereces em troca de uma subscrição à tua lista de emails.

Lista de Emails = podes e deves captar os emails dos teus leitores. Podes usar o ConvertKit ou outra ferramenta para construires a lista de emails dos teus leitores e seguidores. Assim, podes enviar emails diretos e newsletters, garantindo que eles ficam a par de todas as novidades.

Logo ou logotipo = imagem que identifica um site ou blog.

M

Meta Description = descrição inserida no código HTML de uma página. A meta description é o que aparece associado ao link quando este é partilhado nas redes sociais. Também é o texto que aparece debaixo do título quando a página é encontrada no Google.

N

Newsletter = mensagem regular enviada aos subscritores de uma lista de emails de um site ou blog.

Nome de domínio = nome único de um site ou blog, composto por letras, números ou hífens (exemplo: nomadismodigital.pt)

P

PageRank = medida utilizada pelo Google que determina a autoridade de um site ou página.

Permalink = endereço/link para um post específico.

Plugin = algo que se pode adicionar a um site ou blog para ter funcionalidades adicionais, que não estão incluídas de base no tema.

Pop-Up = janela que abre automaticamente. Pode ser usada para fazer publicidade a algum serviço ou produto, para mostrar avisos ou informações importantes. Para criares popups podes usar o plugin ConvertPlug.

Post = artigo ou publicação escrito num blog.

R

Redirect ou redirecionamento = forma de enviar um leitor para outra página que não a original. Esta funcionalidade é muito utilizada se, por exemplo, fizeres alguma alteração no permalink de um post. Se não criares um redirect, sempre que alguém clicar no link antigo, irá ter a uma página de erro. Para evitar isso, podes criar um redirecionamento desse link antigo para uma nova página à tua escolha.

Responsivo = um blog ou site responsivo é um site que abre sem qualquer problema em qualquer dispositivo. O design é assim adaptado a qualquer tamanho de ecrã. Se estás a criar um blog, procura um tema e design responsivo, pois o acesso via dispositivos móveis é cada vez maior!

RSS = feed automático de todos os posts de um blog. Para subscreveres blogs e sites via um feed RSS, podes utilizar o agregador gratuito Feedly.

S

SEO = acrónimo para Search Engine Optimization. Conjunto de técnicas e formatações para que um site ou blog seja melhor ranqueado e posicionado nos resultados dos motores de busca como o Google.

Sidebar ou Barra Lateral = lado direito ou esquerdo de um site ou blog no qual podes se pode adicionar imagens, links, anúncios, formulários, etc.

Sitemap = em português Mapa do Site, este ficheiro permite criar uma hierarquia de todas as páginas e conteúdos de um site. Isso ajuda a que os motores de busca como o Google, consigam encontrar e ranquear mais facilmente o site.

T

Tema = template que define o design de um blog ou site. Links, estrutura, fontes e todos os elementos gráficos são definidos no tema. Se estás à procura de um tema para criar um blog, podes procurar no Theme Forest.

U

URL = endereço ou link de uma página. É aquilo que escreves na barra de navegação para aceder a algum site.

W

Webinar = aula online no qual alguém ensina ou passa informação sobre alguma coisa. Pode ser ao vivo, gravado, pago ou gratuito.

Widget = área onde se pode colocar um plugin, um texto, uma imagem ou um anúncio. Normalmente, os blogs e sites têm widgets disponíveis na barra lateral, no header e no footer das páginas.

WordPress = software que permite criar um blog ou site. Existe na versão .com (gratuita, disponível em wordpress.com mas com algumas limitações) e na versão .org, igualmente gratuita, mas que requer uma hospedagem e domínio próprio.

Alguma palavra ou expressão que aches importante para quem está a criar um blog e que não está nesta lista? Deixa nos comentários! Vamos atualizar sempre que necessário este artigo.