CoSchedule: a ferramenta que muda a forma como geres o teu blog

CoSchedule: a ferramenta que muda a forma como geres o teu blog

Criar um blog pode até ser fácil, mas mantê-lo organizado, ativo e com bom conteúdo requer muito trabalho e tempo. Aplicar uma estratégia editorial soa complicado, mas não é e pode ser o truque para aumentares a visibilidade do teu blog. O CoSchedule é um aliado de peso para melhorares o teu blog no que diz respeito a marketing editorial e de conteúdo.

A regularidade do conteúdo é, aliado à sua qualidade, um dos elementos mais importantes para que o teu blog seja um blog de sucesso e que consigas ter leitores – e dinheiro.

Durante muito tempo, e até em projetos que tive anteriores ao Nomadismo Digital Portugal, experimentei várias técnicas para organizar os meus artigos, ideias e calendário editorial.

Nenhuma técnica resultou tão bem como a ferramenta CoSchedule, aplicação à qual sou fiel desde 2016.

O CoSchedule é uma aplicação web que funciona também como um plugin disponível para WordPress.

Esta ferramenta permite-te criar um calendário visual, no qual podes criar notas, anexar documentos, começar rascunhos de posts, colocar publicações para redes sociais, permitindo-te delegar tarefas a outros membros da tua equipa (se trabalhares com outras pessoas).

O que é o CoSchedule?

Tenho dificuldade em comparar o CoSchedule com outras ferramentas e aplicações digitais. Apesar de existirem várias alternativas de calendários editoriais, não encontrei nenhuma outra ferramenta tão completa como o CoSchedule.

Claro que existem aplicações como o Later, o Buffer ou o Hootsuite para gerir os teus conteúdos nas redes sociais, mas estas aplicações não te permitem fazer a gestão dos conteúdos do teu blog.

Embora que para isso podes utilizar o Trello ou o AirTable, terás sempre que perder tempo a passar a estrutura para o WordPress.

O CoSchedule é a solução para isso. É uma aplicação web autónoma que também funciona sincronizada com um plugin/extensão WordPress, diretamente integrada no painel de controlo do teu site ou blog. Isso permite que todos os teus conteúdos estejam sincronizados automaticamente com o CoSchedule.

Como é que eu utilizo o CoSchedule

Cada vez que abro o CoSchedule fico com a certeza que não estou a usufruir de todo o potencial desta ferramenta.

No entanto, mesmo tendo essa sensação, esta ferramenta é a que permite “correr” e organizar o blog com a qualidade que tem hoje: sem esta aplicação, eu já não saberia organizar o conteúdo do blog.

O facto de permitir ver todo o conteúdo do blog na mesma janela e organizado num calendário, permite organizar-me com tempo e não perder nenhum conteúdo de vista.

Assim não me esqueço assim dos dias em que tenho que escrever um post; dos dias em que quero publicar um novo artigo; que tipo de artigo será; quando é que é o dia da newsletter, etc.

Além disso, como se isto não bastasse, permite-me também agendar as publicações nas redes sociais. Assim não tenho que me preocupar com isso, poupando tempo e esforço.

Todas as notas ou publicações criadas no calendário podem ser movidas, com um sistema simples de “clica e arrasta”. Mais prático que isto, não há!

Gostas de escrever posts com antecedência? Podes fazê-lo e programar a hora e dia em que o post deve ser publicado. Assim não tens mais que te preocupar com esse conteúdo.

Podes não só agendar a publicação, como também todas as partilhas nas redes sociais desse conteúdo!

Quando crias um novo artigo podes, automaticamente, agendar as partilhas nas redes sociais associadas ao teu blog.

Podes agendar e deixar que o CoSchedule escolha o melhor horário para publicar. Assim garantes que estás a fazer tudo para ter mais visibilidade!

Análise e acompanhamento de partilhas

 

Para além do agendamento nas redes sociais, podes também fazer uma análise das partilhas.

O CoSchedule permite acompanhar o número de partilhas nas redes sociais de cada post e visualizar, de forma muito rápida e clara, quais são os artigos com maior sucesso!

Top Content Report no CoSchedule

Preço

Podes testar o CoSchedule gratuitamente durante 14 dias. Depois desse período de teste, esta ferramenta tem o custo de $40 por mês (para o plano base).

Para o tempo que te faz poupar, €35 por mês é um preço bem acessível! Acabou-se o tempo perdido em tarefas repetitivas como agendamento em redes sociais ou organização de conteúdos.

Por curiosidade, abre a página inicial do CoSchedule e vê a calculadora que lá está. Faz o cálculo e percebe quanto tempo andas a gastar com esse tipo de tarefas repetitivas!

Comentários e ajuda de bloggers da equipa do CoSchedule

No CoSchedule podes também encontrar um blog muito útil. Nele podes ler artigos, dicas e conselhos importantes para aumentares o sucesso do teu projeto digital.

Destaco principalmente três posts que gostei de ler nos últimos meses:

Para além do blog, tens também à tua disposição um Podcast, o “Actionable Marketing Podcast”,d uma página recheada de recursos gratuitos como checklists e ebooks e uma academia com cursos de especialidade, que dão direito a certificação!

Conclusão

O CoSchedule é uma excelente ferramenta para uma estratégia de marketing editorial de qualidade, que te permite manter o conteúdo do teu blog organizado, fator essencial para um blog bem ranqueado e de sucesso.

Vê este vídeo e fica convencido com esta ferramenta:

Escrito por

Krystel Leal

Freelancer em Marketing Digital, apaixonada por movimento e viagens, lançou em 2016 o primeiro site português dedicado ao Nomadismo Digital.

1
Deixe um comentário

avatar
  Subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificar de
Julie Kuehl

Thank you so much for the review! I love reading what our users like about CoSchedule and see what they find the most valuable.

Have a lovely week!