Conforto: um elemento essencial no ambiente de trabalho remoto

São vários os estudos que apontam para um aumento da produtividade em ambientes de trabalho mais confortáveis. Mas, afinal, porque é que importa tanto o conforto e como é que se pode obter isso trabalhando a partir de casa? Neste artigo dou-te várias dicas para teres um home office mais confortável.

O que é o conforto?

A definição de conforto não é igual para todos. Mas, ainda assim, para tentar entender a importância desta sensação nos trabalhadores, a comunidade científica tem-se debruçado sobre a questão.

Um estudo da Universidade de Montréal revelou que alguns elementos presentes no ambiente de trabalho podem influenciar a capacidade, a motivação e a satisfação dos profissionais.

Esta realidade é válida para quem trabalha em escritórios. Mas ainda é mais importante para quem trabalha a partir de casa e precisa de misturar o ambiente laboral com o ambiente familiar e pessoal.

Sendo um importante traço de influência na produtividade, o conforto é um elemento no qual vale a pena investir, para melhorar a rentabilidade do trabalho e a qualidade geral do nosso quotidiano enquanto profissionais e indivíduos.

Neste artigo vou apresentar-te alguns dos aspetos que podem contribuir para o teu bem-estar e fazer com que o teu ambiente de trabalho espelhe o tão desejado conforto.

O papel do mobiliário

A escolha do mobiliário dos espaços de trabalho é muito importante! Este mobiliário não só cria a envolvente que te vai rodear nos momentos laborais.

O mobiliário tem usos práticos, que podem ajudar (e muito) a melhorar os teus dias e as experiências dos trabalhadores.

A escolha de uma cadeira ergonómica, adequada a longas permanências… se trabalhas muitas horas ao computador seguidas, sabes o quão importante é esta decisão!

A escolha de uma boa mesa de escritório também é muito importante. Escolhe uma que te permita ter apenas o que precisas à mão.

Uma boa mesa num home office é uma mesa que te permite, por um lado, ter espaço livre de distrações, mas também que seja confortável para trabalhares em projetos que te pedem espaço se necessário. 

Estantes podem também ser peças importantes, sobretudo se necessitares de ter acesso a dossiers ou livros – não deixes nada espalhado e desorganizado no teu ambiente de trabalho. É importante que este tenha conforto e praticidade!

As questões térmicas

O conforto não provém apenas do mobiliário. Os aspetos relacionados com a temperatura são também fundamentais, tornando-se difícil trabalhar em espaços demasiado frios ou sobreaquecidos.

O conforto térmico é fundamental para evitar que a tua concentração, o teu bem-estar e o teu desempenho seja afetado.

Em ambientes com temperaturas e com uma humidade agradáveis, o organismo humano funciona melhor e a sensação de bem-estar acaba por promover um melhor rendimento e produtividade.

A iluminação do espaço

As questões relacionadas com a iluminação são muito importantes quando se trata de preparar um ambiente de trabalho confortável em casa. E são tantas vezes descuradas!

Está comprovado que ambientes com uma boa iluminação (natural ou artificial) e com luzes mais frias se tornam mais cómodos para trabalhar.

Embora as luzes mais quentes sejam, por norma, associadas ao conforto, estas podem tornar-se contraproducentes em ambientes designados para atividades profissionais.

Da mesma forma, um ambiente menos iluminado está associado a menores índices de produtividade.

As questões sonoras

Por fim, para que um ambiente seja confortável para a trabalhares de forma concentrada e produtiva, é importante que consideres a sonoridade do espaço.

Espaços muito vazios e que façam eco, podem, por exemplo, criar um ambiente mais desfavorável ao teu trabalho.

Da mesma forma, se o teu escritório ou espaço de trabalho se localizar num local muito agitado, ruidoso ou no qual não existe um bom isolamento sonoro, isso pode promover a tua desconcentração e ser prejudicial para o teu desempenho.

Assim, no momento de montar o teu escritório, considera também estas questões relacionadas com o conforto sonoro.

Tens mais sugestões ou dicas de como ter um espaço de trabalho confortável em casa? Partilha nos comentários!

Este post foi modificado a 10/09/2019 04:42

Disqus Comments Loading...
Partilhar
Publicado por

Artigos Recentes

Produto digital: como criar um infoproduto em Portugal

Em Portugal, a expressão “ganhar dinheiro online” é pesquisada, em média, 3 mil vezes por mês. Muita gente procura formas…

2 semanas atrás

Como implementar o trabalho remoto – incluíndo nas empresas? O Remote Shift chegou para ajudar

Diz-se muitas vezes que “o trabalho remoto remoto é o futuro”. Se em Portugal esta prática ainda é muito pouco…

4 semanas atrás

Recibos Verdes: Como abrir atividade no Portal das Finanças?

Começar um projeto profissional por conta própria, leva a que comeces a ter que lidar com os famosos recibos verdes.…

2 meses atrás

CAE e CIRS: qual é a diferença e como saber os teus

Os códigos CAE e CIRS são algo que levanta algumas dúvidas, sobretudo no momento de abrir atividade nas finanças. Neste…

2 meses atrás

Como passar de um simples projeto a um verdadeiro negócio digital

A criação de um negócio digital não foi algo que tenha surgido naturalmente. Na realidade, essa ideia foi uma evolução…

3 meses atrás

e-Residency: como funciona o programa da Estónia para os portugueses?

O programa e-Residency da Estónia é mais uma prova que o mundo está realmente a mudar. O desenvolvimento tecnológico é…

4 meses atrás