Como Comunicar com o Cliente de Forma Eficaz?

Quando se trabalha remotamente, estaremos a comunicar com o cliente de forma remota. Só conhecemos o cliente remotamente e isso pode parecer complicado…mas não precisa de o ser. Ter uma estratégia de comunicação bem definida desde o início permite que toda a comunicação com o cliente seja padronizada ou seja, que segue um padrão claro e bem construído.

Que tipo de comunicação?

É importante conseguir perceber desde o início do teu trabalho como freelancer qual é o tipo de comunicação que queres ter com os teus clientes. O profissionalismo é algo que tem que estar presente, mas se quiseres uma comunicação mais próxima e intimista podes privilegiar meios de comunicação como whatsapp ou messenger. No entanto, se quiseres um tipo de comunicação mais “oficial”, podes privilegiar o e-mail ou troca de documentação via drive.

Como é o teu cliente?

Para saberes comunicar com o teu cliente, precisas de saber quem é que ele é. Percebe desde cedo as necessidades, objetivos, expetativas e hábitos do teu cliente e encanta-o com as informações e conhecimentos que tens sobre ele.

Também é importante saberes em que momento é que o projeto do teu cliente está, para conseguires comunicar de forma adaptada. Se estiver numa fase inicial, tenta colaborar com todo o entusiasmo do teu cliente e não hesites em partilhar muitas informações e mesmo ideias e dicas que tens.

Se já estiver numa fase adiantada, o teu objetivo será otimizar o projeto já criado, portanto a tua comunicação será mais atenta aos problemas atuais do teu cliente.

Como gerir e comunicar com o cliente?

Nenhuma informação é realmente relevante se não for bem analisada e interpretada. Para tal, é importante ires anotando toda a troca de informação que tens com o teu cliente. Todos os dados, indicações (mesmo que já resolvidas) e comunicações importantes devem ser anotadas e guardadas. Uma forma muito prática para apontares isso tudo é o Evernote. Esta aplicação permite-te até, se for necessário, partilhares esse bloco de notas com o teu cliente!

Qual é o plano B?

Para não haver problemas ou entraves quando estiveres a comunicar com o cliente, tem sempre uma espécie de plano B. É importante antecipares as necessidades do teu cliente para teres uma estratégia e respostas “na manga” se assim for necessário.

Não deixes muito tempo o teu cliente sem uma resposta. Uma grande demora em responder pode passar a ideia de falta de profissionalismo e entrega total da tua parte. Mantem uma comunicação regular e preocupa-te em proporcionar a melhor customer experience ao teu cliente.

- Anúncio -

Outros Posts

Subscreve a Newsletter Gratuita

Preenche o formulário para subscreveres a newsletter gratuita do Nomadismo Digital Portugal e recebe conteúdos exclusivos e todas as novidades em primeira mão!