Como usar o LinkedIn para encontrar mais clientes e trabalhos

 In Digital, Empreendedorismo, Marketing e Estratégias, Negócios Online, Ser Freelancer, Trabalhar Remotamente

Deixar de procurar clientes para começar a ser encontrado por eles, é um dos objetivos máximos de um trabalhador remoto. Saber como usar o LinkedIn é algo essencial para qualquer estratégia de marketing de um trabalhador remoto. O teu perfil nesta rede social pode ser um aliado poderoso para trazer profissionalismo e reputação ao teu trabalho.

O Linkedin tem mais de 467,000,000+ membros inscritos e esse número cresce todos os dias (fonte). A Europa conta com mais de 110 milhões de inscritos neste que é um dos sites mais populares e visitados da Internet.

Com mais de 100 milhões de visitantes únicos por mês (fonte), não ter um perfil otimizado e não saber como usar o LinkedIn pode estar a afastar-te de várias oportunidades de trabalho!

Como usar o LinkedIn?

Como usar o LinkedIn?

Para te registares no LinkedIn, nada mais fácil: clica aqui e começa a criar a tua conta.

Esta que é a rede social profissional mais importante da Internet, não deve ser encarada só como uma forma de juntar todos os teus contactos profissional. Saber como usar o LinkedIn para potencializar esses mesmos contactos é essencial.

No LinkedIn podes não só realmente criar uma rede de contactos com outros profissionais, mas também podes (e deves!) utilizar várias funcionalidades como:

  • partilha e publicação de conteúdos (posts, vídeos, notícias, links…),
  • fazer comentários e participar em discussões,
  • inscreveres-te em grupos temáticos e profissionais,
  • destacar as tuas competências e interesses pessoais,

Para um trabalhador remoto, é importante saber como usar o LinkedIn para ser encontrado por potenciais clientes e parceiros de trabalho. Esta rede social é muito utilizada por agências de recrutamento e de recursos humanos, mas também por pessoas à procura de parcerias.

É comum ver no LinkedIn anúncios de novos projetos, de novas empresas e de procura de novos parceiros.

Portanto, depois de criares o teu perfil, chegou o momento de perceberes como é que podes usar o LinkedIn para teres mais clientes e trabalhos.

9 dicas para otimizares o teu perfil no LinkedIn

Coloca o teu perfil como “público” e cria um endereço personalizado

É importante que coloques o teu perfil do LinkedIn como estando público. Isso vai permitir que o teu perfil possa ser encontrado diretamente numa pesquisa do Google. Facilita também que sejas encontrado segundo as tuas experiências e competências.

Teres um endereço url personalizado aumenta o teu profissionalismo e credibilidade. Para saberes como colocar o teu perfil em modo público e teres um link personalizado, lê as instruções aqui.

Quais são as tuas competências?

Existe um campo no perfil do LinkedIn que muitos ainda não sabem como o otimizá-lo: o das competências.

Introduz aqui as tuas skills que achas que te diferenciam enquanto profissional e pessoa, sendo o mais especifico possível. Elas ficam destacadas no teu perfil e com o tempo as pessoas podem aconselhar uma ou várias das tuas qualidades!

Segue pessoas, empresas e páginas

Saber como usar o LinkedIn com profissionalismo é sinónimo de abraçar todo o mundo profissional que ele te oferece. Procura pessoas, empreendedores, empresas e projetos com os quais te sintas próximo e curioso.

Seguir pessoas e páginas é uma forma de seres “visto” por essas pessoas com quem gostarias de trabalhar no futuro!

Pede recomendações

Ter recomendações no teu perfil do LinkedIn garante que tenhas um perfil com mais qualidade e com algo que te diferencie dos teus concorrentes. A técnica mais fácil para conseguires recomendações é recomendando outras pessoas.

No LinkedIn podes pedir (e dar) recomendações a qualquer pessoa: chefes, clientes, parceiros, colegas de trabalho e pessoas com quem trabalhaste em projetos.

As recomendações dão confiança a quem te encontra pela primeira vez e ajudar a humanizar o teu perfil.

Participa e contribui com conteúdo

Tal como em outras redes sociais, também no LinkedIn podes partilhar e criar conteúdos. Podes também comentar, seguir e dar likes em publicações de outras pessoas. No LinkedIn, a partilha de conteúdo e atividade têm uma importância direta no ranqueamento do teu perfil.

Ou seja, quanto mais atividade e interações de qualidade tiveres no LinkedIn, melhor é o teu perfil posicionado no motor de busca da plataforma (fonte).

Se já crias conteúdos no teu blog ou site, sempre que for pertinente partilha o que fazes no LinkedIn. Podes também, para gerar ainda mais tráfego e conversão do LinkedIn em direção ao teu site, escrever diretamente um post na plataforma.

Participa em grupos

Inscreve-te e participa em grupos de discussão que são relevantes para a tua atividade profissional. Muitas faculdades e escolas têm também grupos de alumni que podem ser interessantes, para manteres contacto com antigos colegas.

Adiciona conteúdo e informação relevantes a esses grupos. Faz por começar discussões e conversas interessantes, que te permitam apresentar-te enquanto profissional e dar a conhecer os teus serviços.

Sempre que os grupos autorizarem e for pertinente, podes também partilhar neles os conteúdos que criares (tanto no teu perfil do LinkedIn, como no teu blog).

Faz com que o teu perfil seja o mais completo possível

Inclui um resumo de ti logo na primeira parte do teu perfil no LinkedIn. Nesse resumo, deves apresentar-te muito rapidamente, explicar qual é o teu objetivo profissional atual e quais são as tuas competências profissionais e pessoais de destaque.

Tanto na experiência profissional como na académica, cria pequenos resumos dessas experiências. Mais do que falar em notas ou disciplinas que tiveste, fala do valor que essas experiências te ofereceram. O que é que retiveste e que usas como ativo na tua atividade atual?

Sempre que possível, organiza essa informação por listas de pontos para que a leitura seja mais atrativa e rápida. Adiciona também anexos como imagens, fotografias, vídeos ou links, para enriquecer visualmente o teu perfil.

Conecta-te e conversa com outros profissionais

Quem não sabe como usar o LinkedIn acha que para ter uma presença digital de qualidade nesta rede social, basta ter um perfil completo e com todas as informações pedidas.

Errado.

Uma presença de qualidade nesta plataforma significa saber como usar o LinkedIn como uma rede social. De nada te serve ter o perfil mais completo e rico da plataforma se não tens contactos!

No LinkedIn não precisas de te conectar única e exclusivamente com pessoas que conheces pessoalmente. Precisas sim de te conectar com pessoas relevantes na tua área profissional.

Procura empresas, projetos e pessoas que te inspiram e, quando estas aceitarem o teu pedido de conexão, comunica com eles. Envia mensagens a apresentar-te e a mostrar o teu agradecimento por te terem aceite e comenta em publicações que elas fizerem.

Quanto mais conexões relevantes tiveres no LinkedIn, maior é a probabilidade de as pessoas te encontrarem quando estiverem à procura de  m profissional como tu!

Não te esqueças da tua fotografia

Parece algo bastante óbvio, mas ainda há muitas pessoas que não sabem como usar o LinkedIn e qual é a importância de ter uma fotografia no perfil.

A fotografia tem uma importância crucial não só para seres reconhecido como também para dar um lado humano e real ao teu perfil. As pessoas querem conversar e conectar-se com pessoas, não com robôs.

Ao adicionares uma fotografia ao teu perfil do LinkedIn, escolhe uma que tenha um aspeto cuidado, profissional, simpático e que sobretudo transmita realmente aquilo que tu és.

Conclusão

Saber como usar o LinkedIn é essencial para ter uma presença digital de qualidade. Trabalhar remotamente implica usar a Internet: seres encontrado nesta que é a maior rede social profissional é importante!

Subscreve gratuitamente!

Todas as novidades, informações e dicas serão enviadas diretamente para o teu email
Não enviamos SPAM nem cedemos as tuas informações a terceiros Powered by ConvertKit
Outros Posts

Checklist Gratuita para escolheres o teu Local de Cowork

Quero receber esta checklist
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos.

Lista Gratuita das Melhores Ferramentas e Aplicações para Blog

Quero receber esta lista!
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: o Passo a Passo para calculares o teu preço por hora

Quero receber este documento
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: faz o download do Workbook para trabalhares a tua marca

Quero receber este Workbook
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: Mini-Curso por e-mail sobre o Upwork

Quero receber este curso
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: Workbook com Exercícios e Checklist para encontrares a tua área!

Quero receber este Workbook
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: Lista com sites e produtos para seres afiliado!

Quero receber esta Lista!
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos

Grátis: Checklist para começares a tua carreira de freelancer!

Quero receber esta Checklist!
Não enviamos SPAM nem revendemos a terceiros os emails recolhidos
Lista Gratuita

FERRAMENTAS PARA BLOGS E SITES

Mais de 45 ferramentas que testámos e que aconselhamos que uses no teu blog ou site