Quem começa a trabalhar a partir de casa esquece-se de que não é por estar em casa que deixa de estar num espaço de trabalho. É importante ter um local na casa que seja dedicado ao trabalho para que, quando se trabalha, estejamos cem por cento focados nas nossas tarefas e objetivos profissionais. Existem vários truques que podem ser postos em prática para criar um espaço de trabalho confortável, profissional e que aumente a nossa produtividade!

Tem todo o equipamento que precisas

Evita improvisos e cancelamentos ou atrasos de trabalhos por falta de equipamento. Certifica-te que tens todo o equipamento que precisas para realizar o teu trabalho e tem em atenção à manutenção do mesmo. Está atento a todos os indícios de falhas ou reparações a ser feitas!

Escolhe um local organizado e sem distrações

Trabalhar na cozinha ou em sítios com televisões ligadas são locais nos quais vais produzir muito menos. Evita distrações ou desejos (de comida, de lazer, de arrumação…) e escolhe um local neutro no qual te consigas concentrar numa só coisa: o teu trabalho.

Mas podes trabalhar onde quiseres!

Ter um espaço dentro de casa dedicado cem por cento ao teu trabalho é importante, mas tens que aproveitar também a flexibilidade que o trabalho remoto te oferece! Se está sol, aproveita para trabalhar no jardim ou noutro local no exterior; se está frio ou estás um pouco doente, podes trabalhar a partir da cama!

Concentra-te

Muitos são os trabalhadores remotos que apoiam a ideia de nos vestirmos como se fossemos sair para trabalhar, mesmo quando ficamos por casa. Quer escolhas essa opção ou não, acorda a saber precisamente o que tens para fazer no teu dia. Cria uma lista de prioridades para o teu dia, que não te preencha a maioria do dia, e obriga-te a começar o dia com a realização dessas prioridades. Quanto mais rápido acabares, mais tempo livre terás para ti!

Organização do teu espaço de trabalho

Se trabalhares num espaço com o mínimo de coisas e o pouco que tens à vista é aquilo que precisas para realizar o teu trabalho, isso fará com que o teu trabalho se faça mais rápido, pois não terás distrações visuais.

O importante quando se trabalha a partir de casa é criares as tuas próprias regras. Não é por trabalhares sozinho (pelo menos fisicamente) que não precisas de regras!