Saber como superar medos e inseguranças é uma etapa pela qual todos os empreendedores ou freelancers passam. Se estás neste site é porque provavelmente estás à procura de uma atividade profissional que te faça mais feliz.

Também pode ser que já tens um negócio ou projeto em mente, mas não sabes como podes torná-lo real. Uma parte do nosso público já tem negócios e projetos digitais e procura fazê-los crescer para se tornarem auto-sustentáveis.

Qualquer que seja a fase na qual te encontras, já passaste certamente por momentos de dúvidas e inseguranças. Se estás na primeira fase que indicámos, podes estar a passar por essa fase agora mesmo.

Aquela fase em que tens uma ideia, mas em que tens uma voz na tua cabeça que te diz que:

  • “não vale a pena avançares com isso, não vais ser capaz!”, ou
  • “há tantas pessoas a fazer isso melhor do que tu!”, ou o clássico
  • “isso nunca te vai dar dinheiro!”

Todos os empreendedores de sucesso passaram por esta fase. Não existe um segredo para saber como superar medos e inseguranças, mas existem técnicas que podes usar para conseguir ultrapassá-los.

O truque é saber ouvir todas essas vozes…e conseguir seguir em frente.

Como superar medos e inseguranças?

Aproveita esta fase

Parece estranho que uma das coisas para se saber como superar medos e inseguranças seja conseguir aproveitar essa fase. Encontrar a felicidade na jornada como um todo é essencial para que consigas dar valor a cada vitória que alcanças.

Pensa que se estás decidido/a em pôr em prática a tua ideia de projecto ou negócio, é porque acreditas nessa ideia. Se tens essa motivação e sonho, irás conseguir resolver qualquer problema ou barreira que encontrares no caminho.

Um dos maiores medos é o de “estragar tudo”. Estragar a ideia logo desde o início, mas sobretudo na fase inicial de um negócio ou projeto não existe isso de estragar tudo.

Existe sim a tentativa e erro. Pode dar certo ou pode dar errado. Mas mesmo o errado, vai ensinar-te muito.

Se sentes que não estás a conseguir fazer alguma coisa ou dar o passo seguinte, fala com pessoas, lê outros empreendedores, pára e pensa contigo. Analisa a situação. Tenta. Provavelmente vais errar e voltar ao início, mas já não vais voltar a mesma pessoa.

Qual é a fonte principal da tua insegurança?

Sempre que estiveres inseguro, com dúvidas ou desmotivado, um truque para conseguires ultrapassar é evitar que te voltes a sentir assim. Para isso, pára e analisa a tua vida como se fosses uma pessoa exterior. Tenta identificar a fonte dessa insegurança.

O que te diz essa pequena voz na tua cabeça? Essa insegurança está relacionada com dinheiro? Com família? Com uma insegurança em relação às tuas competências e conhecimentos?

Sempre que tiveres um pensamento mais negativo, escreve e umas horas ou dias depois analisa essa insegurança. Tenta responder e provar que ela não tem que existir. Ou seja, prova a ti mesmo que seguindo determinadas ações consegues ultrapassar essa questão.

Escreve o teu objetivo

Ter uma meta concreta é essencial para que não percas o foco. Foca-te num objetivo e numa visão. Há pessoas que fazem “vision boards“, que basicamente é reagrupar imagens, frases e tudo o que explica aquilo que pretendes seguir e que identificam a tua visão.

Outras pessoas escrevem um objetivo ou onde é que querem estar daqui a uns meses. Visualizar, durante 5 minutos por dia, o teu futuro e objetivo é importante.

Vais perceber que a cada erro ou vitória que cometeres durante todo o processo, essa tua visualização pode mudar…sobretudo porque te estás a aproximar do teu objetivo principal.

'Keep moving toward the only goal that can save you' - Elon MuskClica para Twetar

Gratidão ou não, escreve o teu progresso

Fala-se muito atualmente dos diários da Gratidão. Esta técnica consiste simplesmente em, todos os dias, escrever aquilo pelo qual estás grato na tua vida. Escreve todos os dias uma pequena vitória que tenhas alcançado ou o nome de alguém que tenha mudado o teu dia.

Assim, sempre que te sentires mais desmotivado podes olhar para este diário e inspirares-te com a tua própria vida. Se não quiseres alinhar em algo tão íntimo, podes simplesmente anotar todos os dias o teu progresso.

Conseguiste criar o teu primeiro blog? Isso é uma vitória! Conseguiste os teus 10 primeiros seguidores numa rede social? Outra vitória!

Tudo isso vai pertencer à história do teu projeto!

Subscreve gratuitamente!

Todas as novidades, informações e dicas serão enviadas diretamente para o teu email
Não enviamos SPAM nem cedemos as tuas informações a terceiros Powered by ConvertKit