Como promover o teu trabalho de freelancer no LinkedIn

O LinkedIn é uma das mais importantes plataformas profissionais da Internet. Como freelancer, é um erro ficar fora dela!

Saberes como promover o teu trabalho de freelancer no LinkedIn é essencial. É um excelente sítio para promover a tua marca, serviços e trabalho, aumentando a probabilidade de encontrar clientes por lá.

Descobre já como é que podes usar esta rede social profissional como forma de atrair atenções para o teu trabalho de freelancer.

Otimiza o teu perfil

O teu perfil do LinkedIn é o teu CV online e, tal como um CV “tradicional”, este deve ser atualizado com regularidade e apresentado com profissionalismo. Ao otimizares o teu perfil e apresentares a quem te encontra um CV completo e realmente cativante, aumentas as probabilidades de essas pessoas quererem seguir o teu trabalho.

Preenche o máximo de secções e informações que conseguires tendo sempre, no entanto, em atenção, que tudo o que preenchas agregue valor à tua atividade enquanto freelancer.

  • Headline/Título: muitas pessoas não dão a devida importância a esta informação no perfil. A chamada Headline é a melhor forma de te apresentares de forma rápida a quem não te conhece. Resume aquilo que fazes e, sobretudo, aquilo que te distingue de todos os outros. Um título como “Psicólogo freelancer remoto com + 5 anos de experiência” é bem mais atrativo que um simples “Psicólogo Freelancer
  • Fotografia: como em todas as redes sociais, deves ter um cuidado especial com as fotografias que colocas no teu perfil e de forma pública. No LinkedIn, ainda mais do que em qualquer outra rede social, precisas de te assegurar que a tua fotografia passa uma primeira impressão de profissionalismo e simpatia. Selfies ou fotografias de grupo em que te auto-cortaste são, portanto, desaconselhadas.
  • Resumo: não escrevas um grande testamento. Fica-te pelo essencial, apresenta-te de forma rápida e precisa, mas não tenhas medo em usar as melhores técnicas de marketing pessoal para te venderes como o melhor profissional da tua área! Não mintas sobre as tuas habilidades e sê realmente fiel às tuas competências profissionais reais, mas mostra que és apaixonado pelo teu trabalho de freelancer e cumpres os requerimentos dos teus clientes com profissionalismo!
  • Experiência Profissional: esta é, provavelmente, uma das secções mais importantes no teu perfil e que te permite apresentar o teu trabalho de freelancer no LinkedIn. Indica aqui todas as experiências que tiveste enquanto freelancer ou em projetos que agreguem valor à tua atividade profissional. Enquanto freelancer, evita colocar posições como “Trabalho de Freelancer em Design: Abril 2016 – Atualmente”. Se tiveres autorização em citar clientes e projetos, não hesites em indicar os nomes dos projetos nos quais estiveste ou estás envolvido! Se não tiveres autorização em divulgar nomes de clientes, podes sempre colocar títulos mais específicos como “Design para projeto online de e-commerce”. Apresentar o teu trabalho de forma precisa é passar credibilidade ao teu próximo cliente!

Permanece ativo no LinkedIn

Entra regularmente no teu LinkedIn, não só para atualizares o teu perfil com os teus mais recentes trabalhos e projetos, mas também para veres as publicações dos teus contactos e partilhares informações ou links interessados.

O LinkedIn é o sítio ideal para partilhares conteúdos relacionados com a tua atividade profissional. Se és fotógrafo, partilha notícias relacionadas com a fotografia, projetos fotográficos ou exposições interessantes ou ainda novos artigos que publiques no teu blog.

Publica artigos sobre o teu trabalho de freelancer no LinkedIn

Aproveita a nova funcionalidade do LinkedIn para publicares artigos no teu perfil. Estas publicações podem ser uma ocasião perfeita de falares sobre o teu trabalho, criando uma peça de conteúdo útil e rica, que interesse as pessoas para que, no fim, estas tenham vontade de saber mais contratando os teus serviços.

Se fores por exemplo nutricionista, podes criar publicações sobre nutrição, benefícios de determinados alimentos ou sobre a importância de uma boa alimentação no trabalho. Este tipo de conteúdo é útil para quem lê e torna-te uma referência no tema.

Pede recomendações a clientes anteriores ou atuais

Não tenhas medo em contactar clientes que tenhas tido ou até clientes com quem trabalhas atualmente de forma regular para pedir recomendações!

As recomendações deixadas no teu perfil LinkedIn permitem aumentar a tua credibilidade e valor enquanto freelancer e não há nada de mais sedutor que ver um freelancer com um perfil bem completo com boas recomendações.

O LinkedIn tem uma importância enorme no mundo profissional e empresarial online. Divulgar o teu trabalho de freelancer no LinkedIn é uma excelente oportunidade para não só criares um CV online mas, também, agregares valor à tua atividade profissional!

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