Como poupar dinheiro sem precisares de mudar toda a tua vida

Quando começamos a trabalhar remotamente, uma das coisas que mais preocupa é que o rendimento nunca é o mesmo todos os meses. Esta insegurança financeira é uma das desvantagens mais citadas pelos trabalhadores remotos portugueses. Saber como poupar dinheiro torna-se assim uma preocupação constante e nem sempre fácil de implementar.

Neste artigo vamos-te dar 8 dicas para saberes como poupar dinheiro sem teres que abdicar daquilo que mais gostas de fazer.

Toma nota das tuas despesas

Como poupar dinheiro anota todas as tuas despesas

Saber como poupar dinheiro é saber quando é que se gasta por mês.

Para conseguires saber onde poupar, precisas de saber o que recebes mas também, quais as despesas que tens.

Uma excelente forma de seguires todas as tuas despesas e entradas de dinheiro, é usando a ferramenta portuguesa Boonzi.

Nesta ferramenta gratuita podes introduzir todas as transações que fazes, agendar datas para pagamentos ou entradas de dinheiro, e veres o teu orçamento mensal sob forma de gráficos coloridos.

Clica aqui para experimentares esta aplicação 100% Portuguesa.

Organiza as tuas despesas

Como poupar dinheiro organizando as tuas despesas por categorias

Para além de anotar todas as despesas (incluindo aquele café matinal!), organiza esses gastos por categorias.

Supermercado, restaurante e café, eletricidade, renda, aplicações digitais, são algumas ideias de categorias nas quais podes ir introduzindo as tuas despesas.

Uma organização por categoria irá fazer-te perceber, no final do mês, onde é que andas a gastar mais dinheiro e onde é que podes poupar.

Leitura recomendada:
Fundo de Emergência: Sabes o que é e como começar a fazer um?

Avalia as tuas necessidades

Precisas mesmo de comprar esse objeto?

Este conselho pode aplicar-se a várias situações. Quer seja na escolha do teu tarifário de telemóvel como na compra mensal de roupa, pensa bem antes de investires dinheiro no que quer que seja.

Por exemplo, se vires que durante o mês raramente gastas mais do que 500mb de dados móveis do teu tarifário, não precisas provavelmente de ter um tarifário de 3gb mensais.

O segredo é, antes de qualquer compra ou subscrição, pensares e responderes com distanciamento às perguntas: “preciso realmente disto? Se sim, porquê?”

Não compres logo. Espera!

Espera antes de comprar

Antes de fazeres uma compra importante, espera algum tempo. Não compres logo, espera nem que seja um dia.

Esse tempo pode ser utilizado para analisares a real necessidade de fazeres essa compra.

Se chegares à conclusão que precisas mesmo de fazer esse investimento, podes aproveitar esse tempo para procurar se não encontras esse objeto mais barato em outro sítio.

Muitas vezes é melhor esperar algum tempo para fazer alguma compra. Para procurares o melhor preço e poupares algum dinheiro, não te esqueças de usar sites de cashback que te possibilitam recuperar algum dinheiro de todas as tuas compras!

Privilegia a partilha

Economia Colaborativa e Partilha

A economia colaborativa está mais do que presente na nossa sociedade. Desde a Uber e passando pelo Airbnb, são cada vez mais as formas de colaborar e partilhando bens materiais entre as pessoas.

Mesmo no trabalho remoto existe cada vez mais a prática do trabalho em espaços de coworking!

Hoje em dia, é possível aluguer muitos bens. Uma pesquisa por “aluguer” no OLX resulta em vários anúncios de objetos para alugar.

Também podes oferecer serviços em troca de algo que precises. Isso é uma excelente forma de rentabilizares a tua atividade, poupando dinheiro e ainda aumentando o teu leque de contactos!

Compra online…mas com moderação

Comprar Online com Moderação

Comprar online é uma forma de poupar muitas vezes dinheiro, mas é também uma forma de cair num marketing online poderoso.

Quem nunca acrescentou mais produtos a um cesto para “poupar” nos portes de envio? Ou comprou mais coisas do que devia para conseguir usar aquele cupão de desconto?

A verdade é que fazer compras online de objetos pode ser realmente uma forma de como poupar dinheiro em compras importantes. No entanto, força-te a pensar sempre a comprar só aquilo que precisas mesmo.

Sai e diverte-te, sem gastares muito dinheiro

Vida Social e Saídas

Saber como poupar dinheiro sem pôr em risco a tua vida social…é possível!

Apesar de muitas atividades sociais envolverem dinheiro, como jantares ou saídas em discotecas, a verdade é que também existem cada vez mais opções gratuitas ou bem baratas para te divertires.

Porque não organizares uma sessão de cinema em casa, onde cada um dos teus amigos traz o seu snack favorito?

Com o bom tempo, também é possível organizar encontros em parques e praias, sem precisares de gastar muito dinheiro.

Para além destas ideias, é possível também aceder a eventos culturais de forma gratuita.

Para teres acesso a alguns eventos gratuitos como concertos, exposições ou festivais, podes usar a aplicação Viral Agenda ou visitar o site Low Cost Portugal.

Como poupar dinheiro? Faz tu mesmo!

Tal como o movimento da economia colaborativa, o movimento “Do It Yourself” (Faz Tu Mesmo) também tem crescido muito.

Em vez de comprar um objeto novo, muitas pessoas procuram restaurar ou criar elas mesmas o objeto que procuram.

Se tens Pinterest, podes usar esta rede social para descobrir vários tutoriais e conteúdos que te ensinam a fazer muitas coisas! O limite é, sem dúvida, a tua imaginação e criatividade.

Subscreve a Newsletter Gratuita

Preenche o formulário para subscreveres a newsletter gratuita do Nomadismo Digital Portugal e recebe conteúdos exclusivos e todas as novidades em primeira mão!

Os dados são apenas para efeitos de envio da newsletter. Não são cedidos a terceiros.

Autoria

Posts Relacionados

Bilhetes à venda para o Workshop Online: "Como (e por onde) Começar no Digital?"