Como ganhar dinheiro online com a escrita?

como ganhar dinheiro com a escrita? - pessoa a escrever - Nomadismo Digital Portugal

Ganhar dinheiro online com a escrita é possível, e não apenas a escrever livros ou com jornalismo.

Se já conheces um pouco da minha história e percurso, sabes que venho da área das Humanidades e da Comunicação. Cresci a sonhar em ser escritora e a querer trabalhar com letras. Hoje trabalho remotamente. Será que consegui trabalhar naquilo que sonhei?

A resposta é sim!

Posso não ter seguido jornalismo ou comunicação social, mas acabei por ter um trabalho relacionado com a escrita. Quando decidi começar a trabalhar como prestadora de serviços no marketing digital, foquei-me de forma natural no conteúdo.

Leituras recomendadas:
Freelancer e Prestação de Serviços: o Guia Completo

A produção de conteúdo escrito tornou-se assim um dos focos do meu trabalho… cumprindo, assim, de alguma forma, o meu sonho profissional.

Neste artigo vou-te dar algumas ideias de como podes, tu também, trabalhar e ganhar dinheiro online com a escrita.

Queres ideias de negócio realmente segmentadas e analisadas de forma personalizada tendo em conta os teus interesses e as tuas competências? O curso online Descobre a tua Área Profissional é para ti! Clica aqui para saberes tudo.

[toc]

Como ganhar dinheiro online com a escrita?

Existem várias soluções disponíveis online para viveres de uma atividade relacionada com a escrita. Fica a conhecer algumas e, claro, não hesites em deixar um comentário com questões e outras partilhas!

Ter e escrever num blog

Ter um blog, num nicho relevante e criando conteúdo de qualidade. Esta não é certamente uma novidade para ganhar dinheiro online, mas se tiveres uma ideia e desejo de trabalhar para ti mesmo, esta pode ser uma excelente ideia.

Podes monetizar o blog com publicidade, com venda de produtos digitais mas também como canal de promoção dos teus serviços.

Se pretendes trabalhar e oferecer serviços de escrita e produção de conteúdos, teres um blog com bons artigos dá-te credibilidade e serve, também, como um cartão de visita.

Leituras recomendadas:
Como Criar Um Blog: O Guia Passo-a-Passo Para Iniciantes

Trabalhar como produtor de conteúdos freelancer

Queres trabalhar da forma como eu trabalho? Isso significa seres pago para escreveres para outras pessoas! Parece-te bem?

Muitas são as empresas e pessoas, com o aumento da realização que é preciso bom conteúdo online para se ter sucesso nos negócios modernos, que precisam de artigos e conteúdos para blogs e materiais como ebooks e newsletters.

Podes trabalhar precisamente na produção desse tipo de conteúdo!

Para conseguires, é preciso que saibas que a qualidade é um critério essencial. Escolheres um nicho ou especialização também pode ser interessante. Se tens uma área sobre a qual tenhas competências ou interesse, podes-te especializar sobre isso.

Lembra-te: experiência não significa apenas background profissional! Um exemplo que dou muitas vezes:

Se uma empresa de informática procura uma pessoa para escrever ebooks e materiais especializados sobre discos rígidos, quais das seguintes opções achas que vai preferir contratar?

a) um escritor profissional que nunca tenha escrito peças e conteúdos sobre informática,
b) um prestador de serviços que está a dar os primeiros passos na escrita freelance, que é apaixonado por informática e que já realizou estágios de verão em lojas de informática?

Provavelmente será o segundo, pois a competência pela escrita unida ao interesse pela informática vai permitir produzir peças relevantes!

No curso online “Descobre a tua Área Profissional com Aquilo que Já Tens e Sabes” trabalhamos precisamente estas questões dos interesses e das competências, ensinando-te a destacar aquilo que já tens para alcançares o que queres.

Procurar ofertas nas plataformas de trabalho remoto

Podes procurar trabalho e projetos publicados nas plataformas de trabalho remoto como o Upwork, o Zaask ou o Fixando.

Leituras recomendadas:
+50 Sites para Começares a Trabalhar Online como Freelancer

Lembra-te que responderes de forma impessoal e formatada não te vai diferenciar. O “truque” para conseguir fechar os trabalhos nas plataformas de trabalho remoto é tornando inesquecível e para isso deves:

  • responder de forma personalizada,
  • criar uma apresentação tua, unindo quem és e o teu background. O teu background podem ser referências académicas ou profissionais, mas também projetos relacionados com a área do teu potencial cliente.

Ou seja, mais do que responderes com um CV pronto, responde com uma apresentação única e diferente, adaptada a potenciar os traços e competências mais relevantes para esse trabalho.

Na Comunidade Digital tenho um video explicativo de como eu faço as minhas próprias apresentações e propostas como freelancer. Clica aqui para entrares nesta Comunidade e acederes a este – e a muitos outros! – conteúdos imperdíveis.

“Quando comecei a fazer apresentações como a Krystel, as reações às minhas propostas mudaram drasticamente… para melhor!” – Vânia Ribeiro, autora do blog Made by Choices

“Esta vídeo-aula é um dos melhores conteúdos da Comunidade!” – Joana Lourenço Cavalcanti, membro da Comunidade Digital

Regista-te em plataformas de trabalho remoto para ganhar dinheiro online

Para além de procurares diretamente trabalho nas plataformas, podes também aproveitá-las para te apresentares e criares um perfil como produtor de conteúdos.

Com isso, vais ter acesso a um link e a uma presença online, o que vai ajudar a que o teu perfil seja encontrando por potenciais clientes.

Podes começar por registares-te na plataforma Veedeeo GURU, que não só te permite criares um perfil, mas também te dá acesso a uma plataforma onde podes realizar reuniões e sessões, e até onde podes processar os pagamentos pelo teu trabalho.

ter um perfil no guru para ganhar dinheiro online

Outro exemplo de plataforma onde podes criar o teu perfil é na plataforma Indústria Criativa. Aqui terás também acesso a projetos que clientes publicarem.

entrar na industria criativa para trabalhar online com a escrita

Focado totalmente na escrita, tens também o site TextBroker. Podes registar-te como autor e, depois de um artigo teste avaliado pela equipa, se o teu perfil for aceite, terás à tua disposição ofertas de trabalho dentro das áreas de interesse que escolheres.

trabalhar no textbroker para ganhar dinheiro online com a escrita

Por último deixo-te também a sugestão do Fiverr, sobre a qual já falei neste artigo. Plataforma global e mundialmente conhecida, pode ser bom para encontrares clientes e teres, assim, os pagamentos mais seguros.

Trabalhar no Fiverr para ganhar dinheiro online com a escrita

Não esquecer o personal branding

Dois artigos publicados aqui no Nomadismo Digital Portugal já abordam e bem esta questão do marketing pessoal, mas nunca é demais relembrar.

Cuida da tua presença online e alinha as tuas redes sociais e comunicação com aquilo que pretendes alcançar.

Na Comunidade Digital tenho uma vídeo-aula sobre como podes otimizar o teu perfil LinkedIn e alinhá-lo mais com aquilo que desejas alcançar… mas não te deves apenas deixar ficar por esta rede social profissional!

Cuida também do teu perfil no Facebook e Instagram, mostrando conteúdos que te credibilizem como profissional da escrita. Se te relacionares e ligares a potenciais clientes nas redes sociais, faz por colocares na tua bio que trabalhas com a escrita.

Se ainda não leste, aconselho-te a leres estes dois artigos sobre esta temática:

➤ Relação Entre Marketing Pessoal E Sucesso Profissional
➤ Marketing Para Freelancers

Subscreve a Newsletter Gratuita

Preenche o formulário para subscreveres a newsletter gratuita do Nomadismo Digital Portugal e recebe conteúdos exclusivos e todas as novidades em primeira mão!

Os dados são apenas para efeitos de envio da newsletter. Não são cedidos a terceiros.

Autoria

Posts Relacionados