Um blog não é só uma excelente forma de divulgação e comunicação, como também pode ser uma fonte de rendimento. Saber como ganhar dinheiro com um blog é algo que desperta muita curiosidade e também muitas dúvidas.

Neste artigo vamos-te levantar alguns desses segredos que estão por detrás de quem consegue ganhar dinheiro com um blog. Mas antes de mais, vamos responder à seguinte questão:

O que é um blog?

Um blog é um sítio na internet que permite escrever, produzir e publicar conteúdo online. Nele podes divulgar trabalhos e serviços se fores freelancer, podes escrever e partilhar textos e fotografias. Se tiveres vários tipos de conteúdos, nele podes reagrupar os teus diferentes textos, vídeos, gráficos ou fotografias.

Hoje podes criar um blog de forma gratuita, sem ser necessário investir dinheiro ou ter conhecimentos técnicos. Ao teres um blog, vais ter uma melhor presença na internet. Um blog, se assinado por ti, ajuda também a que sejas encontrado com mais facilidade nos motores de busca.

Como criar um blog para ganhar dinheiro

Antes de começares a ganhar dinheiro com um blog, precisas de ter uma estratégia. Isso envolve ter um bom nome, um posicionamento claro e um bom conteúdo.

Para seguires o caminho de blogger profissional precisas de:

1. Saber para quem queres e estás a falar

Conhecer o teu público e audiência é essencial para conseguires ter seguidores de qualidade. Só quando perceberes quais são as necessidades dessas pessoas é que poderás posicionar o teu blog e criar conteúdo pertinente e de valor para elas.

2. Ter um mensagem clara

Como todas as marcas, o teu blog (sendo a tua marca digital) deve transmitir uma mensagem. As pessoas que entram no teu blog devem entender o que é que pretendes transmitir e que mensagem queres passar.

Teres uma mensagem e conceito bem definidos vai também facilitar o acesso a publicidade e parcerias, pois as marcas vão perceber mais facilmente qual é o teu público.

3. Ter uma estratégia

Planeamento e estratégia são duas das etapas que faz desmotivar muitos daqueles que querem ganhar dinheiro com um blog. No entanto, é algo indispensável se quiseres ter sucesso na internet.

É preciso testar ideias, descartar as que não dão certo e aplicar as que dão. E provavelmente fazer isto dezenas de vezes até encontrar o conteúdo certo.

É preciso publicar com regularidade e criar uma estratégia de conteúdo que respeite o posicionamento do teu blog.

'A goal without a plan is just a wish'Clica para Twetar

Como ganhar dinheiro com um blog?

Ganhar dinheiro com publicidade

É uma das formas mais comuns para começar a ganhar dinheiro com um blog. Inscreveres-te em programas como o Google Adsense pode fazer com que ganhes algum dinheiro. Apesar de simples de aplicar, são precisos alguns conhecimentos mais técnicos para saberes como podes o otimizar e fazê-lo render mais.

Para saberes tudo sobre como usar o Google Adsense, podes fazer um curso online: clica aqui para saberes mais.

Como ganhar dinheiro com um blog

Ganhar dinheiro com afiliação

A afiliação é outra forma com a qual é possível ganhar dinheiro com um blog.

Podes inscrever o teu blog em programas com o Tradedoubler, o Shareasale ou o Netlucro. Se o teu blog for aprovado, terás acesso a campanhas promocionais de diversas marcas que poderás promover no teu blog.

Escolhe campanhas que estejam relacionadas com o posicionamento do teu blog. Por exemplo, aqui no Nomadismo Digital só terás publicidade relacionada a empreendedorismo digital, a viagens ou a trabalho remoto. Coerência é algo essencial para saber como ganhar dinheiro com um blog.

Ganhar dinheiro com patrocínios

Muitas marcas percebem o potencial dos blogs e apostam cada vez mais na publicidade ou em patrocínios com bloggers. Estas parcerias podem ser feitas colocando publicidade visual da marca, fazendo posts publicitários ou testando o serviço da marca e divulgando-o no blog.

Esta é provavelmente uma das formas mais lucrativas de como ganhar dinheiro com um blog. No entanto, é preciso ter um público fiel e um número de visitas relevante para conseguir despertar interesse nas marcas.