Neste artigo, vais ficar a saber mais sobre o trabalho de um coach e perceber como funciona o Coaching.

Proponho-te que pegues num papel e numa caneta e dediques algum do teu tempo a refletir sobre as seguintes questões:

  • O que é que tu gostarias de viver na tua vida e que ainda não estás a viver neste preciso momento?
  • Que sentimentos gostavas de sentir e que não estás a sentir no presente?
  • Em quem te gostarias de tornar e que não é ainda quem tu és hoje?
  • Que sonhos gostavas de realizar e que ainda não fazem parte da tua vida presente?
  • Que resultados gostavas de obter e que ainda não alcançaste hoje?

Tudo aquilo que respondeste nas questões anteriores vai ajudar-te a definir o teu objetivo ou ponto de chegada (ponto B), diferente do ponto de partida (ponto A), que é o ponto em que te encontras hoje.

Como fazer então para sair do ponto A e chegares ao ponto B?

Como fazer então para começares o quanto antes a viver, sentir, fazer, ser, obter aquilo que desejas?

Ao perceberes como funciona o coaching, vais perceber que um Coach te vai poder ajudar a perceber:

  • O que precisas para saíres do ponto A e chegares ao ponto B;
  • Quais são os desafios que precisas de enfrentar para chegares ao ponto B;
  • Quais são os obstáculos que precisas de ultrapassar para chegares ao ponto B;
  • Que competências e que capacidades precisas de desenvolver para chegares ao ponto B.

Como é que o Coach faz isso?

Através de uma das capacidades de excelência do Coach: a arte de colocar as boas questões. Na verdade, as pessoas só não encontram as boas respostas, porque não andam a fazer as boas perguntas!

Ao longo deste processo, tudo aquilo de que precisas para ires de A a B, vai ser marcado com uma “bandeira vermelha” pelo Coach.

Isto porque cada “bandeira vermelha” é o que te está a impedir de expressares o teu potencial máximo e alcançares assim o teu objetivo.

Nas sessões seguintes, o Coach vai facilitar tomadas de consciência. Ele vai ajudar-te a reconhecer crenças limitantes e a substituí-las por crenças impulsionadoras (essas sim ajudar-te-ão a alcançares os teus sonhos); vai ajudar-te a perceber do que precisas desapegar para gerares a mudança que queres ver na tua vida; vai também ajudar-te a perceber que capacidades únicas possuis e que te distinguem dos demais (e que até aqui tens menosprezado), entre tantas outras aprendizagens.

Plano de ação e de equipa

Juntos, vão construir um plano de ação que te permitirá chegares ao ponto B.

O Coach vai dar-te aquele empurrão que te levará a arregaçar as mangas, parar de procrastinar e começar a correr atrás dos teus objetivos.

No final de cada sessão, vocês vão definir juntos uma ou mais tarefas que precisarás realizar até à sessão seguinte e que ambos sabem que te aproximará mais um pouco do ponto B.

Essa tarefa será certamente desafiante porque se há coisa que o Coach sabe (e tu também) é que só te poderás ultrapassar saindo da tua zona de conforto.

Como funciona o Coaching?

Ao longo de todo este processo, o Coach não te dá respostas nem conselhos. Isto porque o Coaching baseia-se em duas premissas importantes:

A primeira é a de que o mapa do mundo não é o mundo

O que isto quer dizer é que o Coach tem a sua percepção da realidade mas que essa percepção não é a realidade propriamente dita.

O que interessa num processo de coaching é ajudar o cliente a descobrir a sua própria verdade, a sua própria essência pois apenas desta forma ele poderá construir uma vida feliz, alinhada com ele mesmo.

Se o Coach não compreender que não é o “dono da verdade” ou que o que fizer sentido para o cliente pode não fazer sentido para ele e vice-versa, ele vai procurar impor a sua própria visão do mundo, afastando o cliente de si mesmo.

A segunda premissa, inteiramente relacionada com a primeira, é a de que:

O cliente é o principal especialista de si mesmo e da sua própria vida

Como tal, o Coach não é ninguém para dizer o que o cliente deve ou não fazer. O que deve alcançar ou sequer julgar no que é certo ou errado. É um respeito profundo pela singularidade do indivíduo que temos à nossa frente, baseado na convicção de que cada pessoa tem em si tudo aquilo de que precisa para avançar.

O Coach apenas ajuda o cliente a encontrar tudo isso dentro de si.

Perceber como funciona o coaching permite-te perceber que podes superar mais facilmente os obstáculos da tua vida.

O Coach é, em suma, aquela pessoa que te vai ajudar a superares-te. Vai ajudar a saíres de onde estás hoje. A fazeres o necessário para chegares onde queres chegar.

Ele faz o trabalho de um treinador e não te vai permitir baixares os braços até alcançares os teus objetivos. O Coach estará também presente a cada passo, ajudando-te a perceberes como ultrapassar cada desafio, medo, obstáculo.

No fundo, ele tem apenas uma missão: ajudar-te a marcares o golo da tua vitória!