Banco de imagens grátis: o que são e quais os melhores

Banco de imagens grátis: o que são e quais os melhores

Usar imagens apelativas no blog nem sempre é fácil, sobretudo se não és fotógrafo e não queres tirar as tuas próprias fotografias. Muitas são as pessoas que ainda não sabem o que são e não usam um banco de imagens grátis para os seus projetos digitais.

Se utilizas imagens tiradas do Google ou do Pinterest porque pensas que “se está na internet, é livre”, podes estar a cometer um crime.

O uso de qualquer material digital sem a autorização expressa do autor, mesmo que esteja publicada na Internet, é considerado usurpação dos direitos de autor.

As imagens que estás a utilizar pertencem a alguém e esses direitos são reservados a quem os detém. Não interessa se essa fotografia pertence a uma pessoal individual ou a uma grande empresa: usares imagens que encontras na internet pode ser sinónimo de crime e de multas elevadas.

Se não recebeste autorização express do autor da fotografia e se não tens a certeza de que esta imagem é livre de direitos de autor, não utilizes. Estás a correr um risco desnecessário!

Usa antes um banco de imagens grátis

Contudo, podes encontrar fotografias e imagens fantásticas nos chamados banco de imagens grátis. Todas as imagens que estão lá podem ser usadas de forma livre e sem que tenhas problemas legais.

Esta é a melhor forma de teres a certeza que estás a utilizar conteúdos legítimos e que não te arriscam a ter problemas.

Neste artigo podes encontrar uma lista dos nossos bancos de imagens preferidos que estão sob a licença CC0…que significa totalmente livres de direitos de autor!

Podes encontrar outros bancos de imagens grátis (e pagos) na internet que funcionam sob a licença CC: isto significa que podes usar os conteúdos, desde que coloques os créditos do autor.

Aqui, apresentamos-te só sites com licença CC0 Public Domain, com imagens que podes usar livremente no teu site e blog, sem precisas de colocares os créditos!

Descobre as tuas próximas fotografias nestes sites: o teu próximo banco de imagens grátis pode estar nesta lista!

Post Relacionado:  Como criar um infoproduto e ganhar dinheiro com ele

1. PicJumbo

PicJumbo - Banco de Imagens Grátis

O PicJumbo é um dos sites que mais utilizamos no Nomadismo Digital. A qualidade das imagens é fantástica e conseguimos encontrar fotografias de várias categorias.

É um banco de imagens grátis para utilização comercial ou pessoal. São adicionadas novas fotografias todos os dias, sendo também possível receber fotografais exclusivas por e-mail.

2. Unsplash

Unsplash - Banco de Imagens Grátis

O Unsplash é um banco de imagens grátis com algumas das melhores fotografias que podemos encontrar na internet. São publicadas 10 novas fotografias a cada 10 dias, então não deixes de estar atento com regularidade ao site.

O único “contra” deste site é falta de organização por categorias, o que pode complicar a procura de imagens.

3. Death To Stock Photo

Death to Stock Photo - Banco de Imagens Grátis

As fotografias do Death To Stock Photo têm muita personalidade e são perfeitas para qualquer projeto, sobretudo os mais pessoais. Cada mês são publicadas dez novas imagens, que também podem ser recebidas por e-mail.

Os packs de fotografias ficam disponíveis durante algum tempo, sendo que para ter acesso “vitalício” às mesmas é preciso registares-te no site.

4. Gratisography

Gratisography - Banco de Imagens Grátis

O Gratisography é um banco de imagens grátis onde podes encontrar fotografias bastante originais e diferentes.

Com várias categorias, podes fazer o download imediato de fotografias para usares em todos os teus projetos pessoais ou comerciais.

5. Foodiesfeed

Foodiesfeed - Banco de Imagens Grátis

O nome não engana: o Foodiesfeed é um banco de imagens grátis dedicado a fãs de comida!

Aqui encontras várias fotografias de pratos, restaurantes e comida que podes usar gratuitamente em todos os teus projetos.

6. Skitterphoto

Skitterphoto - Banco de Imagens Grátis

O Skitterphoto é um banco de imagens grátis com fotografias mais “comuns” e que são fornecidas por fotógrafos do mundo inteiro, incluindo amadores.

Começou por um projeto pessoal de dois fotógrafos amadores em 2014 e hoje é um banco de imagens grátis que conta com participações e submissões de vários profissionais e apaixonados da fotografia.

7. Pixabay

Pixabay

O Pixabay é um dos sites mais conhecidos para encontrar imagens livres de direitos de autor. Este banco de imagens grátis conta com milhares de opções para usares nos teus conteúdos digitais.

Post Relacionado:  Livros sobre empreendedorismo e trabalho remoto: os essenciais!

Para além de imagens, também é possível aqui encontrar vetores, ilustrações ou vídeos.

8. Pexels

Pexels - Banco de Imagens Grátis

São mais de 50 fotografias novas todos os dias que podes encontrar no Pexels!

Este é provavelmente o banco de imagens grátis mais conhecido e reagrupa algumas das imagens com melhor qualidade da internet.

Outros sites de bancos de imagens gratuitos:

Conclusão

Conhecias este tipo de site e sabias qual é a importância de utilizar imagens livres de direitos de autor? Qual é o banco de imagens grátis que mais usas e gostas? Deixa o teu comentário e partilha a tua experiência!

5

Grátis: "Checklist para começares uma carreira de freelancer do zero" 

Recebe conteúdos exclusivos no teu email e faz o donwload gratuito desta checklist!
INSCREVER

Grátis: "Checklist para começares uma carreira de freelancer do zero"

Recebe conteúdos exclusivos no teu email e faz o donwload gratuito desta checklist
Enviar
Não enviamos SPAM 🤞 Podes desinscrever-te a qualquer momento!
Acede a conteúdos exclusivos!
28 Shares
Share12
Tweet7
+12
Pin4
Share3