Recebe todas as atualizações no teu email

Krystel Leal

Krystel Leal

Trabalha por conta própria e remotamente desde 2015. É a fundadora também do Nomadismo Digital Portugal. Curiosa por natureza, passa demasiado tempo a questionar-se sobre o futuro das coisas. Vive hoje na Califórnia, em Silicon Valley, onde vê os seus questionamentos a materializarem-se bem mais rápido do que alguma vez imaginara.

Bancos de imagens grátis: o que são e quais os melhores

Usar imagens apelativas no blog nem sempre é fácil, sobretudo se não és fotógrafo e não queres tirar as tuas próprias fotografias. Os bancos de imagens são uma excelente forma de usares fotografias de qualidade.

O que é um banco de imagens?

Um banco de imagens é um site ou plataforma que disponibiliza um conjunto de fotografias que têm licenças que permite o uso por outras pessoas. As licenças associadas a cada banco de imagens podem variar.

Mediante o pagamento de uma taxa aos artistas que produziram essas imagens, os bancos de imagens adquirem o direito de usá-las legalmente de maneiras diferentes (distribuindo-as ao público é um desses usos), enquanto o autor mantém os direitos autorais de seu trabalho.

Quais são as vantagens de usar imagens de bancos de imagens?

As imagens de bancos de imagens ou de stock têm várias vantagens para empresas, empreendedores e produtos de conteúdo, sendo os maiores o preço, a poupança de tempo e a rapidez de acesso.

Contratar um fotógrafo ou um designer gráfico para criar uma imagem personalizada é algo caro e demorado. Ao entrares num banco de imagens, encontras fotografias ou outros conteúdos que já estão prontos para uso.

Assim, só terás que confirmar a licença associada ao conteúdo que pretendes utilizar, descarregá-lo e usá-lo dentro dos termos associados.

Usar bancos de imagens permite-te também teres maior segurança, pois conheces com precisão as licenças associadas.

Se utilizas imagens tiradas do Google ou do Pinterest porque pensas que “se está na internet, é livre”, podes estar a cometer um crime.

Leitura recomendada:
Posso ou não usar as imagens do Google no meu projeto?

O uso de qualquer material digital sem a autorização expressa do autor, mesmo que esteja publicada na Internet, é considerado usurpação dos direitos de autor.

As imagens que estás a utilizar pertencem a alguém e esses direitos são reservados a quem os detém.

Não interessa se essa fotografia pertence a uma pessoal individual ou a uma grande empresa: usares imagens que encontras na internet pode ser sinónimo de crime e de multas elevadas.

Se não recebeste autorização expressa do autor da fotografia e se não tens a certeza de que esta imagem é livre de direitos de autor, não utilizes. Estás a correr um risco desnecessário!

- Anúncio -

Bancos de imagens grátis

Contudo, podes encontrar fotografias e imagens fantásticas nos chamados banco de imagens grátis. Todas as imagens que estão lá podem ser usadas de forma livre e sem que tenhas problemas legais.

Esta é a melhor forma de teres a certeza que estás a utilizar conteúdos legítimos e que não te arriscam a ter problemas.

Neste artigo podes encontrar uma lista dos nossos bancos de imagens preferidos que estão sob a licença CC0… que significa que são totalmente livres de direitos de autor!

Aqui, apresento-te sites com licença CC0 Public Domain, com imagens que podes usar livremente no teu site e blog, sem precisares de dar os créditos.

Descobre as tuas próximas fotografias nestes sites: o teu próximo banco de imagens grátis pode estar nesta lista!

PicJumbo

O PicJumbo é um dos sites que mais utilizamos no Nomadismo Digital. A qualidade das imagens é fantástica e conseguimos encontrar fotografias de várias categorias.

É um banco de imagens grátis para utilização comercial ou pessoal. São adicionadas novas fotografias todos os dias, sendo também possível receber fotografais exclusivas por e-mail.


Unsplash

O Unsplash é um banco de imagens grátis com algumas das melhores fotografias que podemos encontrar na internet. São publicadas 10 novas fotografias a cada 10 dias, então não deixes de estar atento com regularidade ao site.

O único “contra” deste site é falta de organização por categorias, o que pode complicar a procura de imagens.


Death To Stock Photo

As fotografias do Death To Stock Photo têm muita personalidade e são perfeitas para qualquer projeto, sobretudo os mais pessoais. Cada mês são publicadas dez novas imagens, que também podem ser recebidas por e-mail.

Os packs de fotografias ficam disponíveis durante algum tempo, sendo que para ter acesso “vitalício” às mesmas é preciso registares-te no site.


Gratisography

O Gratisography é um banco de imagens grátis onde podes encontrar fotografias bastante originais e diferentes.

Com várias categorias, podes fazer o download imediato de fotografias para usares em todos os teus projetos pessoais ou comerciais.


Foodiesfeed

O nome não engana: o Foodiesfeed é um banco de imagens grátis dedicado a fãs de comida!

Aqui encontras várias fotografias de pratos, restaurantes e comida que podes usar gratuitamente em todos os teus projetos.


Skitterphoto

O Skitterphoto é um banco de imagens grátis com fotografias mais “comuns” e que são fornecidas por fotógrafos do mundo inteiro, incluindo amadores.

Começou por um projeto pessoal de dois fotógrafos amadores em 2014 e hoje é um banco de imagens grátis que conta com participações e submissões de vários profissionais e apaixonados da fotografia.


Pixabay

O Pixabay é um dos sites mais conhecidos para encontrar imagens livres de direitos de autor. Este banco de imagens grátis conta com milhares de opções para usares nos teus conteúdos digitais.

Para além de imagens, também é possível aqui encontrar vetores, ilustrações ou vídeos.


Pexels

São mais de 50 fotografias novas todos os dias que podes encontrar no Pexels!

- Anúncio -

Este é provavelmente o banco de imagens grátis mais conhecido e reagrupa algumas das imagens com melhor qualidade da internet.

Outros sites de bancos de imagens gratuitos

Conclusão

Conhecias este tipo de site e sabias qual é a importância de utilizar imagens livres de direitos de autor? Qual é o banco de imagens grátis que mais usas e gostas? Deixa o teu comentário e partilha a tua experiência!

- Anúncio -

Outros Posts

Subscreve a Newsletter Gratuita

Preenche o formulário para subscreveres a newsletter gratuita do Nomadismo Digital Portugal e recebe conteúdos exclusivos e todas as novidades em primeira mão!