Atrair clientes usando o teu blog: aprende como!

Quem cria um blog, pode ter diferentes objetivos e motivações. Durante muito tempo, ter um blog era quase sempre sinónimo de ter um diário pessoal online. Hoje, pode ser muito mais que isso!

Se és freelancer ou se tens um produto digital à venda, podes aproveitar o teu blog para atrair clientes.

Fala-se cada vez mais de marketing de conteúdo e otimização do conteúdo, mas como podes atrair clientes não passa só por isso! Aliás, antes de tentares otimizar o teu blog para atrair clientes, tens que perceber duas coisas essenciais: qual é o teu objetivo e quem é o tipo de pessoa que procuras atrair.

Identifica o teu objetivo

Tens um blog e queres atrair clientes. No entanto, “atrair clientes” é um objetivo demasiado vago e geral…que não te permite criar uma estratégia de marketing de conteúdo.

Queres atrair clientes finais que paguem pelo teu serviço ou produto?

Ou queres atrair leads –e-mails e pessoas que querem saber mais sobre o teu serviço e aumentar a tua base de dados e contactos?

Um blog também pode servir para aumentares a reputação e conhecimento da tua marca ou serviços.

Podes também utilizar o blog para aumentar a divulgação, tráfego e consciência das pessoas pela tua marca.

Tudo isto são diferentes objetivos que podes querer alcançar com o teu blog.

Cada objetivo leva a uma estratégia diferente, sendo essencial que percebas qual é o teu objetivo principal para conseguires aplicar no teu blog a melhor estratégia.

Quem é o teu público ou leitor alvo?

Saber quem é o cliente alvo é algo essencial para qualquer negócio, seja um projeto online ou trabalho remoto enquanto freelancer.

Quando tens um blog, este ponto é ainda mais importante. Para conseguir cativar clientes através de um blog, é preciso criar conteúdo otimizado que responda às necessidades precisas do teu cliente tipo.

Para fazeres uma análise do teu cliente tipo, tenta descobrir qual é a idade média dele, qual a sua localização, profissão, hobbies e interesses. Com isso, torna-se mais fácil conseguires trazer respostas exatas aos seus maiores problemas.

Podes utilizar diferentes ferramentas para descobrir quem é a pessoa que te lê. O Google Analytics apresenta uma excelente análise dos leitores atuais do teu blog. Podes também utilizar a análise do Facebook (se tiveres uma página criada). Se tiveres vários leitores e seguidores, podes também criar um inquérito no TypeForm ou no SurveyMonkey e enviar-lhes o link direto para que possam responder.

Como cativar clientes através de um blog

Capta os e-mails e contactos dos teus leitores

É essencial que mantenhas alguma ligação com quem lê o teu blog. Teres um seguidor nas redes sociais não é suficiente!

Teres um contacto que te pertence, numa base de dados que controlas e à qual possas aceder sempre que quiseres é uma das mais importantes técnicas de captação de leads que deves implementar no teu blog.

Deves começar por instalar e incorporar caixas de subscrição no teu blog. Insere caixas na barra lateral e/ou no final de cada post, nas quais os teus leitores possam deixar o e-mail.

No entanto, para que isso aconteça e tenha sucesso, precisas de os incentivar a fazê-lo. Precisas de lhes dar uma boa razão para que se inscrevam. Poucas serão as pessoas que te vão deixar o e-mail só porque sim. Tens que associar um valor a essa ação!

Incentivos para inscrição e captação de e-mail

Dependendo o teu público alvo, podes implementar diferentes tipos de incentivos que ofereces em troca do e-mail do teu leitor:

  • Desconto: tens um produto ou serviço à venda? Oferece um desconto a todos os que se inscreverem na tua lista de e-mails! Isso permite mais vendas para ti e consegues cativar clientes porque, no fundo, quem é que não gosta de descontos?
  • Versão experimental ou sessão gratuita: se tens um produto, podes oferecer um acesso gratuito ou temporário a todos os que se inscreverem na tua lista. Este método é muito usado em serviços com subscrições mensais (a Netflix ou o Spotify são dois exemplos que usam este método), mas também pode ser usado por um freelancer. Se ofereces um serviço de coaching ou de consultoria, podes oferecer uma sessão gratuita a todos os que se inscreverem na tua lista de e-mails.
  • Conteúdo exclusivo gratuito: cria um conteúdo exclusivo que ofereces a quem se regista no teu e-mails. As pessoas querem sentir-se especiais e, ao ofereceres um conteúdo exclusivamente criado para elas, aumenta a probabilidade de inscrição. Esse conteúdo pode ser um ebook, um curso, um paper, um vídeo ou qualquer outro conteúdo que tens disponível unicamente através da tua lista de e-mails.

Como captar os e-mails dos teus leitores

Para captar os teus e-mails, o ConvertKit é o sistema de email marketing perfeito para bloggers profissionais que permite a criação:

  • de caixas de inscrição, que podes colocar diretamente nos teus posts, na barra lateral ou em qualquer parte do teu blog
Caixa de Captação de E-mail do ConvertKit
Exemplo de uma caixa de e-mail (usada no Nomadismo Digital Portugal)
  • de listas segmentadas e organizadas. Podes organizar todos os teus emails com um sistema inteligente e automático de tags, o que ajuda a segmentação de todos os teus leitores e subscritos
  • de landing pages. As landing pages são páginas completas com aspeto profissional para captares emails. Ideal se ofereces um ebook ou um conteúdo exclusivos
Cativar clientes com uma Landing Page criada no ConvertKit
Exemplo de landing page criada no ConvertKit (via Glow Chef)
  • de sequências automáticas de e-mails. Cria todo o conteúdo e ativa envios automáticos. Queres que o teu leitor só receba aquele e-mail três dias depois de ter aberto o e-mail anterior? Tudo isso é possível no ConvertKit!

A equipa do ConvertKit desenvolveu um ebook totalmente gratuito sobre esta técnica de captação de e-mails dos teus leitores. Clica aqui ou na imagem abaixo para o receberes gratuitamente:

The Complete Guide To Email Marketing by ConvertKit
Ebook gratuito criado pelo ConvertKit sobre Email Marketing

Esta ferramenta, da qual não abdicamos no Nomadismo Digital Portugal, tem planos a partir de $29/mês.

Conversa com os teus leitores

Às vezes os comentários no blog são desvalorizados. Com o aumento da utilização das redes sociais, muitos bloggers não valorizam os comentários deixados no blog.

Se receberes comentários no teu blog, responde a todos e incentiva a discussão.

Uma técnica que podes utilizar é finalizares o teu post com uma pergunta. Para além de conseguires comunicar de forma direta com os teus leitores, podes usar isso como forma de pesquisa. Nos comentários podes fazer perguntas e tentar segmentar ainda mais os interesses e problemas dos teus leitores.

Os comentários podem servir também para aumentares o tráfego do teu blog. Se um leitor faz uma pergunta sobre a qual tens um post ou um conteúdo, podes enviá-lo diretamente para essa página, o que aumenta a tua reputação enquanto profissional.

Conclusão

Um blog é um excelente canal para criares conteúdos úteis sobre a tua área profissional. Preocupa-te em criar os melhores conteúdos possível: o teu objetivo deve ser conquistar e cativar clientes.

Se o teu potencial cliente encontrar no teu blog um conteúdo que responde às suas dúvidas, quando precisar de um serviço mais personalizado e complexo, irá pensar em ti. Serás a pessoa que escreveu de forma despretenciosa aquele post que tanto o ajudou!

Gostaste? Dá o teu like neste post! ❤️
Site português sobre nomadismo digital, trabalho remoto, viagens e empreendedorismo digital.