X

Aprender línguas de forma fácil: o guia para ti!

Aprender línguas novas é uma das coisas que a maioria das pessoas quer fazer. Saber uma língua diferente dá-nos conhecimento e ajuda também a comunicar quando viajamos. Se viajares, saberes a língua do país proporciona uma maior imersão na cultura.

Contudo, aprender línguas novas pode ser frustrante e difícil. Para combater essas desvantagens, neste artigo apresentamos 5 dicas para aprender uma nova língua de forma fácil. Acabaram-se as desculpas!

[toc]

Integrar a língua no quotidiano

Ouvir regularmente a língua permite memorizar com mais facilidade o vocabulário e o som. Ao ser uma “rotina”, o cérebro acaba por memorizar mais rapidamente a nova língua.

É possível fazer essa integração da língua de diferentes formas:

  • ouvindo músicas interpretadas nessa línguas. No Spotify tens playlists com músicas de vários países. Aproveita a nova língua que estás a aprender para conhecer também novas músicas e artistas;
  • vendo séries ou filmes falados, dobrados ou legendados nessa língua;
  • mudando o idioma do telemóvel e/do computador para essa língua;
  • visitando sites de notícias nessa língua.

Conhecer pessoas que falem essa língua

Não é novidade para ninguém que a melhor forma de aprender línguas é a prática constante. Se conheces alguém que fala a língua que estás a aprender, pede-lhe para falar contigo nessa mesma língua!

Praticar com alguém que conheces e com quem realmente sabe é uma das formas mais rápidas e divertidas de aprender línguas.

Aproveita também para quando estás a viajar para “trocar” o teu conhecimento da tua língua materna (ou outra pela qual sejas fluente) pela língua local. Se estiveres por exemplo em França e quiseres aprender a falar francês, podes combinar com alguém e fazerem o que se chama, em francês, Tandem: uma conversa em duas línguas!

Permitirá que aprendas a língua da outra pessoa e ela a tua. Deixa a vergonha de lado!

Identificar as semelhanças

Quando estamos a aprender línguas novas temos tendência a ver logo as diferenças com a nossa língua materna ou com outras nas quais somos fluentes. Mas porque não inverter essa tendência?

Tudo se torna mais fácil se tentares olhar para uma língua sendo próxima de uma língua que conheces. Se estás por exemplo a aprender alemão, verás que milch assemelha-se muito ao inglês milk, que quando dizes neun irá soar próximo de nine ou que blau é quase igual ao francês bleu.

As plataformas digitais para aprender línguas

São várias as aplicações disponíveis hoje em dia para aprender línguas novas. Uma pesquisa por “learn language” na App Store ou no Google Play apresenta um enorme número de resultados.

Plataformas como o Babbel, o Busuu, o Livemocha, ou o popular Duolingo são alguns dos exemplos.

O Duolingo é uma das aplicações mais conhecidas desse marcado, por ser de fácil utilização e por ter um design e organização que a tornam muito intuitiva e divertida!

Com um sistema de “pontos”, faz com que fiquemos motivados para fazer exercícios todos os dias. Essa aplicação envia mesmo notificações para nos lembrar que ainda não praticámos a língua hoje.

No Duolingo sentimos mesmo que estamos a evoluir e que estamos a seguir um programa organizado e completo, com dicas de gramática e uma seção onde podemos tirar dúvidas com outros alunos.

Para aprender uma nova língua de forma remota e de qualquer lugar, podes também fazer cursos online. A Udemy é uma das plataformas mais completas para encontrares cursos super completos de quase todas as línguas!

Ver vídeos-aula para aprender línguas

Uma simples pesquisa no YouTube por “learn english” ou “aprenda alemão” apresenta também inúmeros resultados. São várias as pessoas que criaram canais no YouTube onde dão aulas.

Muitas delas são professores e essas plataformas servem para apresentar o seu trabalho para angariar potenciais alunos (oferecer conteúdo gratuito é uma técnica para arranjar clientes quando se é freelancer!).

É, por isso, muito fácil encontrar no youtube vídeos de grande qualidade e seriedade sobre quase todas as línguas.

A vantagem deste método é que para além de estarmos a aprender a gramática e construção da língua, estamos igualmente a ouví-la em tempo real, permitindo a assimilação entre as palavras e o som da língua.

Um excelente canal YouTube que, gratuitamente, reúne vídeos com dicas preciosas sobre como aprender melhor uma língua a partir do zero, é o do Aulas de Japonês. Este site e o seu canal devem ser conhecidos por todos que querem aprender uma nova língua (e não só o japonês)!

Aprender uma nova língua permite não só enriquecer o leque de competências mas também permite que se viaje melhor, podendo assim conversar melhor com as pessoas locais. Se planeias fazer viagens para sítios mais isolados onde as pessoas certamente não falam inglês, saber a língua do país pode ser bastante útil!

Estás a aprender línguas novas atualmente? Se sim, quais? Que técnicas segues e aconselhas?

Este post foi modificado a 05/05/2019 20:14

Disqus Comments Loading...