Ao trabalhar a partir de casa, tens enormes vantagens no que respeita à oportunidade de seguires uma alimentação saudável e equilibrada, em comparação com alguém que trabalha a tempo inteiro num escritório tradicional.

A capacidade de organização, que desenvolves para ser eficaz no teu trabalho, é um ativo fantástico quando aplicada à tua alimentação. Sabes planear e dividir o teu tempo, organizar tarefas e auto-motivar-te. Já tinhas pensado nisto?

Usa os teus métodos de organização para planear o que queres comer durante a próxima semana.

Como és tu que escolhes onde e quando trabalhas, podes sempre escolher o que comes em vez de teres que comer “o que há”. Acredita, o controlo da qualidade dos alimentos é meio caminho andado para comeres bem!

Planeamento: a alimentação também precisa de horários

A liberdade de planeamento do teu dia permite-te também fazer as refeições a horas certas, o que é importantíssimo para um metabolismo regular e saudável. Por exemplo, as flutuações do nível de açúcar no sangue são responsáveis por picos e quebras de energia, com as correspondentes flutuações na tua capacidade intelectual e até no teu humor.

Da próxima vez que tiveres dificuldade com o teu projecto pensa bem no que comeste nesse dia…

Deves fazer as tuas refeições com cerca de 3 horas de intervalo entre elas.

Como estás em casa, tens muito mais escolha naquilo que podes preparar para as tuas refeições, sem ter que depender sempre de refeições rápidas. Atenção, isto não implica de todo que passes o dia na cozinha! Existem um leque de receitas rápidas, fáceis, saudáveis e bastante económicas para fazeres.

Desafios de uma alimentação saudável em casa

Mas, como tudo na vida, nada é perfeito: tens também alguns desafios a gerir. Mas calma, não é nada do outro mundo! Basta teres consciência que eles existem e tratá-los como mais uma tarefa para uma carreira de sucesso.

Alimentação saudável para quem trabalha em casa - quinoa

Assim como o planeamento é uma vantagem, a falta de planeamento pode ser um obstáculo grande a uma alimentação saudável, quando estás em casa.

Quem não se viu já às 13.30, com uma fome louca e sem nada para comer NAQUELE momento? É nessa altura que se cometem as loucuras, pacotes de bolachas e pizzas incluídas…

A proximidade do frigorífico e da despensa pode levar a um constante petiscar, que é tão mau para o sistema digestivo como os grandes intervalos entre refeições…para além que aumenta muitíssimo o número de calorias que ingeres e em pouco tempo vais começar a ficar à justa na roupa!

Alimentação saudável para quem trabalha em casa - smoothie verde

Trabalhando em casa, é muito fácil passar vários dias sem fazer exercício físico. Ora, este é fundamental tanto para a própria forma física como para a intelectual: a dinâmica da circulação do sangue para o cérebro influência a tua performance no trabalho, sabias

Planear o teu exercício diário e respeitar esses momentos, é tão importante como o tempo que passas a trabalhar!

As interrupções para as compras e para a própria cozinha podem quebrar o teu ritmo de trabalho, se não tiveres alguma precaução. Aqui, a chave está no que escolhes como refeições e o momento em que as preparas.

Trabalhar em casa enquanto trabalhador remoto é uma oportunidade única para começares a tratar da tua saúde, seguindo uma alimentação saudável.

Guest Post por Sílvia, blogger no Glow Chef – Healthy Eating Made Easy