Um empreendedor é alguém que tem, de base, algumas caraterísticas intrínsecas. Algumas caraterísticas dos empreendedores de sucesso não são evidentes, mas outras revelam por si só a vontade de empreender, de resolver problemas e de agregar valor a algum segmento preciso da sociedade.

Não seguir as “regras” impostas pela sociedade

Um empreendedor é o tipo de pessoa que não segue as “regras” da sociedade; esforça-se para tomar uma atitude diferente e seguir um caminho que se diferencie do da maioria. Esse caminho é feito por ele próprio, mesmo que isso implique uma caminhada mais “solitária”.

Um “não” nunca é realmente um “não”

Para um empreendedor, um “não” só o é quando ele decide que o é. Normalmente ouve um não e continua a lutar por um sim, pois a persistência acompanha-o acima de tudo. A persistência é uma das caraterísticas que têm em comum a maioria dos empreendedores!

Sem medo de ultrapassar os limites

Uma pessoa que já foi despedida por ultrapassar limites criativos, administrativos ou de decisão, pode ser um potencial empreendedor.

Os funcionários encontram-se, na sua maioria, bastante limitados, sendo que se são despedidos por passar esses limites, isso mostra que o medo não é algo que os impeça de fazer ou criar. Talvez seja um sinal de que o empreendedorismo é a escolha certa!

Acreditar que a estabilidade não passa pelo emprego normal

A maioria dos empreendedores concorda que ser funcionário não é sinónimo de estabilidade. Trabalhar para uma entidade não significa estabilidade, pois basta um deslize ou imprevisto económico para que esse emprego desapareça.

Ao empreender, a estabilidade dependerá unicamente do trabalho, do investimento e do projeto em si.

Um feriado não é um dia de folga

Olhar para os feriados como uma oportunidade para trabalhar é uma caraterística de grande parte dos empreendedores que só pensam no sucesso do projeto.

Um feriado não é um dia de folga, mas um dia perfeito para no qual se pode adiantar trabalho e fazer tudo o que está em atraso sem que haja tantas interrupções.

Curiosidade para perceber como, porquê, para quem

Um empreendedor é alguém que, mais do que vontade de empreender e resolver algum problema ou lacuna, quer estar no controlo da empresa e quer saber tudo o que se passa na mesma, percebendo exatamente como é que uma empresa de constrói, cresce e funciona.

Ver negócios em todo o lado

Outra caraterística interessante e que é partilhada por muitos empreendedores é a de terem a capacidade de verem negócios e oportunidades em qualquer lugar, assim como questionarem as estratégias de cada negócio.

Convicção e persuasão

Um empreendedor até pode ser introvertido ou extrovertido, mas consegue sempre encontrar uma forma de convencer os clientes, parceiros e investidores de que é a melhor escolha!

Pensar “fora da caixa”

Pensar “fora da caixa” é uma caraterística essencial de qualquer empreendedor.

Alguém que consegue pensar fora das regras, ditos e tradições acaba por ser mais criativo e essa audácia e criatividade acabarão por servir para encontrar novas formas de resolver problemas ou criar estratégias que permitam um retorno financeiro maior.

Ser competitivo

Um dos objetivos que a maioria dos empreendedores têm em comum é serem competitivos. Tenta-se sempre posicionar o melhor possível a empresa ou projeto e ultrapassar em qualidade o concorrente.

A proatividade é essencial nos empreendedores

Uma das caraterísticas, e talvez a mais importante, de qualquer empreendedor deve ser a proatividade. Um empreendedor precisa de conseguir trabalhar sozinho, fazer face a desafios e conseguir alcançar objetivos e metas que evoluem constantemente.

É preciso estar em constante atividade, ação e com uma motivação de trabalhar e chegar mais longe constante.